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ARTISTA VISUAL- SURFACE NOIR ET BLANC -JULIO LE PARC

                                                               JULIO LE PARC
                                                    ARTISTA VISUAL

                                                    A ÁREA DO PARQUE PRETO E BRANCO

                                  

Julio le Parc - Continuel Recherche

www.julioleparc.org

 


SUPERFICIE
Notas em minhas experiências


Estas notas abaixo têm a intenção de destacar a minha maneira de trabalhar , suas motivações , seus resultados e seus prolongamentos .


A classificação é arbitrário estabelecer porque minhas experiências não foram desenvolvidos por problemas sucessivos que se cruzam , sobrepõem-se e dar origem a outra , tenham sido temporariamente abandonado e depois retomado e todos eles têm para mim um potencial para se desenvolver. Em geral pode-se dizer que eles têm procurado um comportamento diferente do espectador.


Isso varia de simples solicitação de retina experimental ( experiências no plano ) para refletir elementos comparativos da realidade ( jogos- inquéritos) . Ela pode ir mais longe através de um trabalho em equipe inserido na realidade e as experiências limitadas, você pode pesquisar em conjunto com a população local os meios para combater a passividade , dependência, condicionamento ideológico , desenvolvendo , na medida possível capacidade latente para a reflexão , comparação, análise , criação, ação.


As minhas primeiras experiências na área foram iniciados no final de 1958 e continuou em 1959. Eles foram desenvolvidos na época, como uma espécie de reação analítica para o que prevaleceu nos arts.


Um pouco de história


Fim de 1958 : sobrinho e eu chegamos em Paris. A arte da parede fashion irradiando quilômetros de exposição, foi chamado, Tachismo , action painting , a abstração lírica ... Pela nossa parte, tomar como ponto de partida que tínhamos considerado para o trabalho de Vasarely (preto e branco), textos de Mondrian que eram muito importantes para nós , a análise de algumas obras de Albers e, em geral , o construtivismo e realizações que incluem a noção de movimento .


A primeira preocupação


O nosso objectivo : para aumentar a distância entre o artista e o trabalho eliminando a maior parte , não apenas vestígios de realizar manualmente , mas também vestígios composição subjectivos, que eram evidentes no trabalho dos Constructivists como a composição foi baseada em livre escolha de formas dispostas livremente sobre a superfície.


verificação


A diferença entre Tachismo construtivismo e sentimos superfície : em ambos os casos era colocar formas e cores sobre uma superfície com critérios artísticos . Diferença Sola, alguns pontos onde os outros usados ​​formas geométricas empregadas.


One Way


Daí a nossa preocupação : encontrar sistemas unitários para regular as formas de superfície, e sua relação no plano de acordo com um cronograma pré-determinado.


classificação


Estes sistemas não têm qualquer significado em si mesmos. Ferramentas simples , permite-nos exercer o controle sobre os resultados que estavam a ocorrer , principalmente no que diz respeito à visão periférica do espectador. Nós Prohibíamos intervir artisticamente, uma vez que o sistema projectado mecanicamente sobre a superfície e quebrar a homogeneidade dos resultados obtidos.


A memória


Uma imagem de Vasarely obteve sete vezes a nossa admiração se tivesse respeitado a trama e deixou a área coberta na praça uniformemente inalterada. Discutimos no momento com a nossa forma de trabalhar os sistemas baseados Vasarely , mas ele alegou que era legítimo para ele o direito de intervir (mesmo em quadros regulares) e produzir mudanças que colocam em evidência a personalidade criativa do artista. Um argumento similar foi apresentado por nós, outro artista geração Vasarely : Max Bill .


kalte Kunst


Exemplos de trabalho sistemático falamos capaz de estudar naquela época ( particularmente no livro de Kari Gerstner : ". Kalte Kunst " , que analisou os trabalhos de Bill , Lohse , etc) Quem insistiu que pensou muito sobre a aparência e não a aritmética conta a relação que a superfície tratada teria com os olhos , em vez de especulação racional sobre a organização da superfície , o nosso ponto de partida foi o olho do observador .


Uma reunião


Continuando nossas experiências , descobrimos Morellet , artista francês que , por sua vez , trabalhou muito tempo em questões próximas ao nosso. Com ele começou a abordar a criação de um grupo de trabalho.


Antes de cor


Minhas experiências com a cor foram o desenvolvimento lógico do meu trabalho de preto e branco e preto, branco e cinza. Serviu aqui sistemas para controlar os resultados visuais da superfície tratada.


progressões


Os sistemas mais utilizados foram baseados em que se desenvolveu a progressão da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, de baixo para cima , de cima para baixo . Assim, cada forma era estreita solidariedade com todos os outros. Suas relações dependia de um sistema previamente estabelecido .


forma


Nós atacamos bem a noção de forma reconhecível , com seus próprios valores , seus significados , suas sugestões , etc ... As formas tornou-se anônimo , seus relacionamentos também, para o benefício de uma superfície ativa, capaz de estabelecer uma ligação com o espectador . Nós não perder muito tempo à procura de formas particulares , ou de uma forma especial para colocá-los na superfície. Nós usamos formas geométricas simples (quadrados , círculos, retângulos , etc ), porque nós estimamos mais neutro do que formas irregulares . Mas não tínhamos preferência pela geometria. Assim, levamos em consideração , no momento , algumas caixas de Pollock e Tobey , a uniformidade foi obtida neles através da partilha de pontos similares , distribuídos por toda a superfície. Pode-se imaginar que estas pinturas ainda estão para além da moldura . Os formulários utilizados não eram em si não tem val



                             ALGUMAS OBRAS

OBRAS DE SUPERFICIE











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