Pular para o conteúdo principal

VISUAL-ARTV - CCJ - CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE- PROGRAMAÇÃO DE 08 A 13/04



CCJ - CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

PROGRAMAÇÃO DE 0
8
 A 13/04

Confira a Programação do CCJ - Centro Cultural da Juventude para esta semana 
e participe!

Visite nosso site ccj.art.br

TEATRO
TRÊS METROS QUADRADOS
Com Kiwi Cia de Teatro.
Projeto de intervenção cênica sobre violência institucional, utiliza trechos de depoimentos de ex-prisioneiros(as) políticos(as) e outros materiais documentais sobre violações de direitos humanos, para abordar temas relacionados à violência de Estado e, em particular, aos períodos ditatoriais de países latino-americanos.
O trabalho se propõe a dialogar com públicos diversos, com atenção especial aos jovens com idade entre 14 e 25 anos. Reúne informações didáticas, criação poética, arte e reflexão social, estética e política.
Elenco: Fernanda Azevedo. Dir.: Fernando Kinas.
Dia 12/04, sábado, 20h. Área de Convivência.
Não recomendado para menores de 14 anos. 35 minutos + debate. Não é necessário retirar ingresso.

 
CINEMA
CINE JÁ
Um espaço para assistir e debater, o Cine Juventude Assiste (JÁ) exibe filmes todas as quartas para jovens a partir de 14 anos.
Todas as quartas, 20h. Sala de Projetos ou Área de Convivência.
Não é necessário inscrição, basta chegar.

CINE MIRIM
Um espaço para crianças e adolescentes até 14 anos assistirem filmes e conhecerem um pouco sobre cinema. Toda a semana um filme diferente.
Todas as quintas, 18h. Sala de Projetos ou Área de Convivência.
Não é necessário inscrição, basta chegar.

MÚSICA
CHORO E POESIA
Ao som do bom chorinho, a literatura entra na roda com belas poesias recitadas “ao pé do ouvido”, nas manhãs de domingo no CCJ - Centro Cultural da Juventude.
O projeto, que iniciou em março no CCJ, festeja nesse mês o Dia Nacional do Choro, comemorado em 23/04 – data em que Pixinguinha fazia aniversário.
Enquanto rola o som, os Jovens Monitores Culturais do espaço declamam poesias e aproximam a juventude das tradições culturais do país.
Para celebrar esse autêntico estilo musical brasileiro no dia 13 haverá a apresentação do grupo “Spalla no Choro” – cuja formação (violino, violão 7 cordas e pandeiro) traz uma roupagem nova às canções de Jacob do Bandolim, Ernesto Nazaré, Altamiro Carilho e, claro, de Pixinguinha.
No dia 27, é a vez do grupo “Coisa da Antiga”, conjunto regional formado por Angela Coltri (flauta), Juninho Alves (violão 7 cordas), Jefferson Rocha (cavaquinho), Tiganá Macedo (percussão) e Anita Galvão (voz), que se dedica a resgatar o cancioneiro da Época de Ouro do Rádio (de 1929 a 1945) e, especialmente, para a data, preparará uma apresentação mesclada à contação de história. A missão é mostrar aos jovens frequentadores (de todas as idades) os ídolos que até hoje fazem parte das rodas de choro pelo país a fora e aproximá-los de elementos culturais que compõem toda a riqueza musical produzida ao longo de tantos anos.
De certo essa mistura entre choro e poesia fará o despertar aos domingos ser mais prazeroso e sonoro no lado norte da cidade.
Dias 13 e 27, domingos, 11h. Área de Convivência.
Livre. Não é necessário retirar ingressos.

ENCONTROS E REFLEXÕES
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
O CCJ acredita que a leitura é uma arte transmitida, e para transmitir o gosto por essa arte todos os sábados haverá sessão de contação de histórias na biblioteca Jayme Cortez para todos os públicos.
Dia 05/4. "Histórias de Todos os Lugares" com Diego Domingues e Anna Paula.
Dia 12/4. "Histórias em Movimento" com Monalisa Lins e Evelson de Freitas.
Dia 26/4. "Folia do Conto" com Beatriz Miguez, Fernando Barroso e Priscilla Rocha.
Não precisa se inscrever, basta vir e ouvir!
Dias 5, 12 e 26/4, sábados, 10h30. Biblioteca.
Livre. 50 minutos. Não é necessário inscrição.

DEBATE: ATUAL CONTEXTO DA CULTURA JOVEM
Dia 13 de abril é comemorado o dia do jovem. Talvez nenhum momento mais oportuno como esse para discutir o atual contexto da cultura jovem e principalmente colocar o jovem a frente para dizer realmente o que pensa. Recentemente presenciamos temas polêmicos como o "rolezinho" alcançar grande espaço na mídia. Afinal, o que isso representa? Foi apenas um momento? O que está em jogo? A reivindicação por direitos, o acesso ao consumo, a liberdade de circulação e ocupação dos espaços públicos? Enfim, o que a cidade tem a ver com isso? A partir de mais inquietações do que certezas o CCJ promoverá um debate com diferentes visões e lados sobre o tema, propondo atrair os verdadeiros afetados por esta questão, os jovens da periferia de São Paulo, para refletir este momento da relação juventude e sociedade.
Debatedores: Max B.O. (apresentador do Manos e Minas), Rúbia (RPW), MC Jota L (um dos jovens que organizam os rolezinhos em São Paulo) e Alexandre Piero (professor e Diretor Geral do CCJ).
Dia 13/4, domingo, 15h. Área de Convivência.
Livre. Não é necessário retirar ingresso.

 ESPECIAL
BAZAR DE ARTESANATO
O Centro Cultural da Juventude em parceria com o Centro de Convivência Infância e Juventude Thomaz Gouveia promovem Bazar de Artesanato no CCJ todo o 3º fim de semana de cada mês, onde estarão reunidos 40 artesãos com trabalhos de pintura, cerâmica, enxoval de bebê, tricô, crochê, fuxico, biscuit, peças que remetem à tradição nordestina e africana.
Dias 12 e 13/4, sábado e domingo, das 10h às 18h. Hall de Entrada do CCJ.
Livre para todos os públicos.

 CURSOS E OFICINAS
DANÇA DE SALÃO
Para iniciantes e iniciados! As aulas de dança de salão embalam as noites de quinta do CCJ, desde setembro 2013, onde são praticados passos dos ritmos de forró, samba de gafieira, rock soltinho, anos 60, mesclando com poesia, filosofia e outras linguagens artísticas. A atividade visa interagir com jovens de todas as idades que buscam o prazer e a alegria de viver além de fortalecer hábitos saudáveis, através da atividade física descontraída que é o ato de dançar. A partir de abril, participe também da aula na Casa de Cultura Salvador Ligabue.
Todas as quintas, 19h30 e todos os domingos, 15h30. Espaço Arena do CCJ.
Todas as quartas, 19h30. Casa de Cultura Salvador Ligabue.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário fazer inscrição.

CAPOEIRA
Grupo Crioulos, sob supervisão do mestre Miguel, está em constante processo de aprendizado e desenvolvimento e por meio da capoeira e da musicalidade, desenvolve um projeto que percebe a capoeira como arte, educação e cultura, tendo como objetivo transmitir conhecimentos afro-brasileiros e recuperar nossas raízes e nossa cultura.
Instrutores: Thiago Urso e Luiz Rogério.
Todas as quartas e sextas, das 15h às 16h30.
Livre para todos os públicos. Inscrições na recepção do CCJ.
Centro Cultural da Juventude
Todas as atividades do CCJ são gratuitas
Horário de Atendimento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
Tel. (11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br



Comentários