Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV -MAC tem duas novas exposições a partir desta semana



VISUAL ARTV A SUA WEB TV DE ARTES VISUAIS



MAC tem duas novas exposições
 a partir desta semana

A partir de 23 de janeiro o Museu recebe a mostra Olhares Cruzados nos Museus da USP – Identidades diversas, que integra as comemorações dos 80 anos de criação da Universidade de São Paulo, reunindo parte do acervo dos quatro museus da USP – Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu Paulista e o Museu de Zoologia. A exposição é conduzida pela ideia de Identidade/Diversidade, e propõem uma reflexão sobre estas questões através de diferentes abordagens culturais e científicas, por serem tão próximos como museus e ao mesmo tempo tão diferentes nas áreas de conhecimento em que atuam. Foram selecionados e articulados 227 itens entre obras, objetos, espécimes dos acervos de cada um destes museus para fazer cruzar diferentes olhares em torno de identidades múltiplas. Um elemento em comum entre os acervos na exposição é a representação de figura humana ou animal, seja em uma moeda, em uma peça de cerâmica, uma escultura, pintura ou um crânio de um chimpanzé.
Release anexado (imagens em http://1drv.ms/1KQQ3fN)
Museus da USP realizam exposição conjunta para celebrar fundação da Universidade
Como definir identidades? Pelo que somos ou pela diferença em relação ao que não somos? Os quatro museus da USP propõem refletir sobre estas questões por meio de uma exposição conjunta

Em comemoração a seus 80 anos de criação, a USP realiza uma exposição conjunta do acervo dos seus quatro Museus: “Olhares cruzados nos Museus da USP – Identidades diversas”, de 23 de janeiro a 14 de junho, no MAC USP Ibirapuera.
Para esta exposição, os quatro museus da USP – Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Arte Contemporânea (MAC); Museu Paulista; e o Museu de Zoologia – dialogam, conduzidos sob uma ideia de Identidade/Diversidade, e propõem uma reflexão sobre estas questões através de diferentes abordagens culturais e científicas, por serem tão próximos como museus e ao mesmo tempo tão diferentes  nas áreas de conhecimento em que atuam.
Foram selecionados e articulados 227 itens entre obras, objetos, espécimes dos acervos de cada um destes museus para fazer cruzar diferentes olhares em torno de identidades múltiplas. Um elemento em comum entre os acervos na exposição é a representação de figura humana ou animal, seja em uma moeda, em uma peça de cerâmica, uma escultura, pintura ou um crânio de um chimpanzé.
“A exposição faz conexões entre os acervos dos museus, mostrando as relações da estética do século XIX do Museu Paulista com a contemporânea do MAC, com a cultura de diferentes povos do MAE e a diversidade animal do Museu de Zoologia”, destaca a representante da Comissão Executiva USP 80 Anos, Heloisa Barbuy, professora do Museu Paulista.
A exposição faz parte das comemorações dos 80 anos da USP. Durante o ano de 2014 já foram realizadas diversas atividades para celebrar a data, como mesas-redondas, programação musical e documentação da história da Universidade.



Olhares cruzados nos Museus da USP – Identidades diversas 

Período                               23 de janeiro a 14 de junho de 2015
Funcionamento               Terça das 10 às 21, quarta a domingo das 10 às 18 horas
Local                                     MAC USP Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Telefone                             11 2648.0254                    
                                               Entrada gratuita
                                               www.mac.usp.br
Informações:                    (11) 3091-3220 / 3300



MAC USP – Comunicação Institucional
Sérgio Miranda (11) 2648.0299 – smiranda@usp.br


Já no dia 24 o Museu inaugura Samson Flexor – Traçados e Abstraçõesexposição que apresenta 35 trabalhos do artista, entre desenhos e pinturas, que pertencem ao acervo do MAC USP, enfatizando a abstração geométrica com obras de1948 a 1960. A seleção apresenta aspectos da trajetória de Flexor (1907-1971), tornando possível observar a investigação e a transformação plástica que essa produção sofreu entre os anos de 1948 (quando o artista fixou residência em São Paulo) e 1960. Para Carmen Aranha, curadora da exposição e docente do Museu, ao observar o obra de Flexor “é possível perceber que a arte é resultado de trabalho meticuloso, dedicação ao exercício do fazer e, especialmente uma busca constante por uma linguagem que se desenvolve ao longo do tempo”.
Release anexado (imagens em http://1drv.ms/1KQQruL)

Samson Flexor – Traçados e Abstrações
Exposição apresenta 35 trabalhos do artista que pertencem ao acervo do MAC USP, enfatizando a abstração geométrica com obras de 1948 a 1960.


O Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura, a partir de 24 de janeiro às 11 horas, a exposição Samson Flexor – Traçados e Abstrações, que apresenta 35 obras do artista - entre desenhos e pinturas - que pertencem ao acervo do MAC USP. A seleção apresenta aspectos da trajetória do artista, tornando possível observar a investigação e a transformação plástica que essa produção sofreu entre os anos de 1948 (quando o artista fixou residência em São Paulo) e 1960. Flexor (1907-1971) nasceu na Bessarábia (hoje território da Moldávia) e depois de estudar na Bélgica e em Paris, enfrentou o nazismo integrando a resistência francesa e veio para o Brasil.

Cinco pinturas são os pontos de suporte para as correlações que os desenhos do artista procuram situar. E os agrupamentos dos desenhos buscam obedecer a uma movimentação na qual o desenho constrói e espacializa a estrutura do pensamento artístico de Flexor. Para Carmen Aranha, curadora da exposição e docente do MAC USP, “os desenhos indicam relações evidenciadas no próprio percurso de Flexor e, como decorrência, o título da mostra nasceu da observação desse segmento que, por meio de muitas aparências do seu pensamento, multiplicaram formas, planos e espaços em diagramas que se projetaram em muitos outros.”

Os traçados e as decorrentes abstrações constituem a própria essência da estética do artista, entre abstrata, construtiva e expressiva, principalmente quando conduziu o “Ateliê Abstração” a partir de 1951. Os desenhos a lápis grafite e tinta nanquim mostram um recorte do trabalho de ateliê, permitindo o contato com aquilo que, normalmente, fica à sombra do público. “Ao observá-los, somos levados a perceber que a arte é resultado de trabalho meticuloso, dedicação ao exercício do fazer e, especialmente uma busca constante por uma linguagem que se desenvolve ao longo do tempo”, diz a curadora.



Samson Flexor – Traçados e Abstrações
Curadoria:                          Carmen Aranha
Abertura:                            24 de janeiro, 11 horas
Funcionamento               Terça das 10 às 21, quarta a domingo das 10 às 18 horas
Local                                     MAC USP Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Telefone                             11 2648.0254                    
                                               Entrada gratuita
                                               www.mac.usp.br
Informações:                    (11) 3091-3220 / 3300


MAC USP – Comunicação Institucional
Sérgio Miranda (11) 2648.0299 – smiranda@usp.br

MAC USP Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Terça das 10 às 21; quarta a domingo das 10 às 18 horas
Entrada gratuita


Fico à disposição.

Abraço.


SÉRGIO MIRANDA - jornalista
comunicação institucional

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br



Comentários