Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - ARMAZÉM CULTURAL - Com “Um poema para Carmen”, Marcos Sobrinho homenageia a mulher



Um Poema para Carmen-Marcos Sobrinho- Foto1 Dani Sandrini


Com “Um poema para Carmen”,
Marcos Sobrinho homenageia a mulher


VÍDEO TEASER



                                                                                                                                
“Um poema para Carmen”, investigação cênica sobre o universo de Carmen Miranda (1909-1955), desenvolvida pelo Núcleo de Dança e Performance Marcos Sobrinho, faz em março, mês eleito para celebrar a mulher, curtas temporadas em dois espaços da cidade – nos dias 12, 13, 18, 19 e 20/3, ocupa o Armazém Cultural, em Pinheiros, próximo à Estação Faria Lima do Metrô; e  de 27 a 29/3, o Centro de Referência da Dança, nos baixos do Viaduto do Chá, antiga sede da Escola Municipal de Bailado.


Pautada por experimentações no campo da dança, das artes visuais e da música, a performance estimula uma reflexão sobre os estereótipos e arquétipos que envolvem o imaginário popular a respeito desta artista-mito, um ícone da cultura brasileira, que conquistou sucesso internacional e estabeleceu, nas representações contidas em sua imagem, músicas e performance, relações com a identidade nacional. “Apesar de ser uma cantora, quando falamos em Carmen Miranda, nossa memória nos remete primeiro a sua imagem emblemática; lembramos dos figurinos e dos símbolos presentes em seu trabalho”, ressalta o bailarino.


Marcos Sobrinho parte de um objeto – o figurino que se transforma em cenário – para explorar a relação entre visual e movimento. Não por acaso, as células coreográficas nascem a partir da dificuldade que o próprio figurino impõe. “Carmen conquistou o mundo com seu modo de expressão singular que logo a fixou numa idéia de brasilidade - quase um clichê do que é ser brasileiro -, da qual não pôde mais escapar, e o trabalho traduz um pouco disso também”, revela Marcos Sobrinho.


A trilha sonora do espetáculo traz músicas originais reproduzidas na voz da cantora e outras interpretadas ao vivo pelo próprio Marcos Sobrinho na companhia dos músicos Luiz Cláudio Sousa, Edson Silva e Franck Oberson, em uma releitura jazzística.


Ao perpassar um tipo de memória que se sustenta, sobretudo, por meio da invenção de um campo de vivências e atravessamentos que compõem um registro para além da vida de Carmen Miranda, “Um poema para Carmen” faz expandir não somente os sentidos decorrentes de uma ideia de brasilidade mas, principalmente, de um modo poético de lidar com a vida.


As apresentações são parte de projeto contemplado pelo 19º edital do Programa de Fomento à Dança.

Um Poema para Carmen- Marcos Sobrinho-Foto 2  Dani Sandrini




Serviço: Um poema para Carmen”, com Núcleo de Dança e Performance Marcos Sobrinho

Temporada 1

Dias 12, 13, 18, 19 e 20 de Março
sexta e sábados, às 20h, domingos, às 19h
Armazém Cultural
Rua dos Caririrs, 48 (próximo a estação Faria Lima do Metrô)
(11) 2729-5137
Ingressos: R$10 (inteira) R$ 5 (meia)

Temporada 2

Dias 24, 25 e 26 de Março
quinta, sexta e sábado, às 19h
Centro de Referência da Dança
Baixos do Viaduto do Chá, s/n – ao lado de Theatro Municipal (antiga Escola Municipal de Bailado)
(11) 3214-3249
Ingressos: gratuito


FICHA TÉCNICA
Concepção, Dramaturgia e Performance – Marcos Sobrinho
Músicos - Luiz Cláudio Sousa, Edson Silva e Franck Oberson 
Intervenções Dramatúrgicas - Talita Alcalá Vinagre
Figurino – Tereza Monteiro
Criação e Operação de Luz - Rafael Petri
Design de Som e Vídeo -Téo Ponciani
Produção Executiva - Rafael Petri
Direção Geral - Marcos Sobrinho



Marcos Sobrinho – Núcleo de Dança e Performance
Sergipano de Aracaju, Marcos Sobrinho estudou na Escola de Ballet Clássico Maria Olenewa (Rio de Janeiro-RJ) e na Ècole de Danse du Marais (Paris/França). Teve sua formação em Dança Contemporânea na Folkwang Schule, em Essen, e na Die Werkstatte Düsseldorf, ambas na Alemanha. Graduado em Artes Cênicas pela UniverCidade no Rio de Janeiro-RJ é instrutor de Pilates com formação no CGPA (Centro de Ginástica Postural Angélica) e no Espaço de Dança Ruth Rachou.

Criações dos últimos 10 Anos

2013/2014 – “Um poema para Carmen” - 2011/2012 – “O Baile ou entre imagens e não lugares” 2009/2010 – “Dedicate” - Contemplado pelo Sétimo Edital do Programa de Fomento à Dança - 2007/2008 - “O Ilha” – Contemplado pelo Segundo Edital do Programa de Fomento à Dança 2006/2007 - “El Puerto” - Contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna e pelo ProAC da Secretaria do Estado de São Paulo

Resumo da Relação de Pesquisa e Investigação entre 1999 e 2006:

2006: “Ascese - Pequeno Tratado sobre o Abismo ou o Jardim das Rochas” – Contemplado pelo Prêmio Estímulo e do PAC – Coordenação: Zélia Monteiro, Criadores-Intérpretes: Wellington Duarte, Marcos Sobrinho e Zélia Monteiro. Sesc Pompéia – Evento Corpo-Instalação – Estréia dia 07 de Julho na Sala Crisantempo.
2005: “Quadris de Homem=Carne/Mulher=Carne”, Exposição: O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, Performance realizada no Instituto Cultural Itaú e no MAM [na] OCA, em São Paulo.
2002/2004: “Em Bloq” – interfaces de um corpo/poema de Marcos Sobrinho. Participou do projeto “Inconformados, Dissidentes e Performáticos”, SESC Vila Mariana. Festival de Dança Contemporânea na Galeria Olido e nos CEUS. (Prêmio Estímulo à Dança 2003).
2001: “Um Diálogo Possível”, concepção, direção e execução de Marcos Sobrinho, participou da Mostra Rumos Dança do Instituto Cultural Itaú e do Festival SESC Olhar a Dança em São José do Rio Preto.
2000: “Locus, Un Chant d’Amour”, concepção e direção de Marcos Sobrinho, espetáculo realizado com apoio da Bolsa Rede Stagium, participou da Segunda Bienal SESC de Dança, Santos (SP). I Encontro de Performance Política das Américas da UNIRIO (RJ).
1999: “Intersecção”, concepção, direção e execução de Marcos Sobrinho.


Informações adicionais
Elaine Calux – assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686

Elaine.calux@gmail.com


Comentários