Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - PROJETO JUVENTUDE, VIOLÊNCIA E TERRITÓRIO NO CENTRO CULTURAL ARTE EM CONSTRUÇÃO

Filhos de Ururaí

LogoVerbena-azul.jpg
Projeto Juventude, Violência e Território encerra
programação com eventos no dia 27 de março

Filhos de Ururaí -bb.jpgO projeto Juventude, Violência e Território – Fortalecendo o Bairro Através da Arte - iniciado em abril de 2015, na comunidade Jardim Maravilha, em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo - encerra sua programação no dia 27 de março (domingo) com o seminário Juventude, Violência e Território no Centro Cultural Arte em Construção. O evento conta ainda com participação do sound system África Mãe do Leão e performance degrafitagem com convidados.

O seminário tem participação de Cláudio Aparecido da Silva (Coordenação de políticas para Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo), Mauricio Pestana (Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial), Sócrates Magno (roteirista do Doc. É Disso que Eu Tô Falando), José Guilherme de Andrade (Subprefeito da Cidade Tiradentes) e Luiz Henrique Pereira da Silva (Assessor de Juventude da Subprefeitura da Cidade Tiradentes).

O grupo África Mãe do Leão (fundado em 2007) tem o reagge como agente transformador diante da vulnerabilidade social. Com forte influência dos grupos de rap dos anos 90 e da cultura rastafári, o trabalho do grupo tende a ocupar os espaços públicos e comunidades carentes com ações culturais. 

Esta é uma realização do Instituto Pombas Urbanas com a coordenação do Núcleo Teatral Filhos da Dita (grupo formado pelo Instituto), cuja finalidade foi promover ocupação artística na região com diversidade de linguagens para aproximar os jovens de sua cultura. A iniciativa foi viabilizada mediante apoio do Ministério da Justiça e Plano Juventude Viva, que busca reduzir a vulnerabilidade de jovens negros às situações de violência (física e simbólica), por meio de ações preventivas que visam à inclusão social e a autonomia.

O projeto Juventude, Violência e Território – Fortalecendo o Bairro através da Arte é baseado, entre outros aspectos, no conceito da “cultura como direito”, usada como importante ferramenta de empoderamento e protagonismo, principalmente para os jovens entre 15 e 29 anos. Sua finalidade é criar espaços e oportunidades para que eles encontrem caminhos diferentes, que não passem pela violência.

Na idealização do projeto, o Instituto Pombas Urbanas partiu da necessidade de transformar a dura realidade social e cultural da juventude do extremo leste de São Paulo, mais precisamente de Cidade Tiradentes que, frequentemente, tem o estigma da violência estampado nos jornais. Esta iniciativa vem de encontro ao trabalho desenvolvido pelo Instituto em 12 anos de atuação, promovendo o desenvolvimento do bairro por meio da arte. Para tanto, usa a capacidade transformadora do jovem com suas raízes culturais e valoriza as produções locais e periféricas, contribuindo para a diminuição de um quadro perverso de exclusão social. Um dos resultados de seu trabalho é a fundação do Centro Cultural Arte em Construção, espaço cultural comunitário que se tornou referência para a cidade na formação de jovens artistas e no acesso a bens culturais para a comunidade.

Serviço

Dia 27 de março. Domingo, às 15h
Local: Centro Cultural Arte em Construção
Av. dos Metalúrgicos, n°2100. Cidade Tiradentes/SP
Grátis. Livre. Informações: Tel: (11) 2285-7758 Capacidade indeterminada (ao ar livre).
Convidados: África Mãe do Leão e convidados para grafitagem.
Seminário - Juventude, Violência e Território: com Cláudio Aparecido da SilvaMauricio Pestana, Sócrates Magno, José Guilherme de Andrade e Luiz Henrique Pereira da Silva.
 
África Mãe do Leão 


Informações

Instituto Pombas Urbanas
Tel: (11) 2285-7758 / comunicacao@pombasurbanas.org.br

Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação
Eliane Verbena / Deborah Zanette
Tel: (11) 27383209 /  99373-0181 - verbena@verbena.com.br


Comentários