Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV- CIA. ARTEHÚMUS DE TEATRO - NEVERLAND OU AS (In)existentes Faixa de Gaza:



NeNeverland -Cristiano Sales e Natália Guimarães -foto de Danilo Barbosa 



LogoVerbena -5K.jpg
Neverland ou as (In)existentes Faixas de Gaza:
 performance teatral da Artehúmus estreia na Rua Augusta

Neverland -Daniel Ortega -foto de Ana Secco -b.jpgCia. Artehúmus de Teatro – grupo que já fez de um banheiro público e de um prédio abandonado, em São Paulo, cenários para seus espetáculos – estreiaNeverland ou As (In)existentes Faixas de Gaza no dia 21 de abril, quinta-feira, às 19h30.

Dessa vez, o palco escolhido para a performance teatral é a agitada Rua Augusta, a mais plural via da capital paulista. Evill Rebouças assina a concepção e direção do espetáculo.

Simultaneamente, os atores-performers de  Neverland (Daniel Ortega, Solange Moreno, Cristiano Sales, Natália Guimarães, Santiago S  abella e Dai Rodrigues, além do coro de acorrentados) ocupam vários espaços com suas figuras e performances. Saindo da Augusta (esquina com Rua Peixoto Gomide), a encenação passa por vários pontos até chegar à ciclovia da Avenida Paulista.

Durante o percurso, os espectadores se encontram com figuras que vivenciam suas “faixas de Gaza” pessoais, ou seja, suas cisões com determinadas realidades da vida. Segundo o diretor Evill Rebouças (ganhador de dois Prêmios APCA, com indicação ao Prêmio Shell, Prêmio Femsa e Prêmio São Paulo para Infância e Juventude), a “intenção é fazer com que o espectador passe pela experiência de se sentir separado da cidade ao se unir a esta performance”.

A concepção da Cia Artehúmus explora intensamente a materialidade nessa mistura de performance, teatro e intervenção urbana. A palavra é pouco usada; o belo logo se apresenta, mas é o feiume que, no contraponto, se revela ao longo do percurso interno de cada performer, para os quais a presença do público, na maioria das vezes, é totalmente abstraída.

As pessoas interessadas em acompanhar integralmente o espetáculo devem fazer reservas, pois “receberão um kit viagem rumo a Neverland”, garante o diretor.

As figuras que estão na “faixa de Gaza”

Neverland -Natalia Guimaraes -foto de Ana Secco -b.jpgNeverland -Cristiano Sales -foto de Bob Souza -b.jpgNeverland -Santiago Sabella -foto de Bob Souza -b.jpgNeverland -Solange Moreno -foto de Ana Secco -b.jpgNeverland -Dai Rodrigues -foto de Carlos Valle -b.jpg

Durante um ano, a Artehúmus investigou, via Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, as possíveis “faixas de Gaza” (reais e subjetivas) em Heliópolis/Ipiranga e Augusta (centro e bairro). Dessa imersão surgiram criações e criaturas em patética cisão com o mundo: uma Noiva ridiculamente feliz; um Higienizador que tenta apagar figuras à margem; a Mulher sem identidade que não consegue se reconhecer; um Enfermo que passeia com uma imensidão de tubos de soro; a Mulher Tempo, que pateticamente espera alguém com tempo para tomar um chopp; uma Mulher Manga que entrega a fruta e é consumida pelos espectadores e pelo coro de Homens Acorrentados.

Enquanto suporte poético, Evill Rebouças se utiliza de expedientes da performance e do teatro, sem pretensão de se encaixar nessa ou naquela arte. No entanto, o processo de criação de Neverland priorizou inúmeras maneiras dos atores-performers serem afetados pelas suas escolhas: a rua e as pessoas são tão protagonistas quanto suas ações, e o modo como os materiais são utilizados nas cenas (manteiga, talco, manga, chá, soro, chopp) alteram tanto a performance como o existir dos artistas. Isto é tão forte nessa intervenção que o clássico camarim foi substituído por imóvel alugado onde eles tomam banho, pois ao final estão completamente decompostos física e emocionalmente. Eis aí uma afetação real e outra faixa de Gaza que surge!

Ficha técnica

Ideia original, dramaturgia e direção: Evill Rebouças
Atores-performers: Daniel Ortega, Solange Moreno, Cristiano Sales, Natália Guimarães, Santiago Sabella, Dai Rodrigues e coro de performers.
Orientação em intervenção urbana e visualidades: Marcelo Denny
Orientação em performance: Eduardo Bruno
Figurinos: o grupo
Sonoridades: o grupo
Adereços: Evill Rebouças
Assistente de direção: Eduardo Bruno
Provocadores teóricos: Carminda Mendes André, Letícia Andrade, Bob Souza, André Rosa, Roberta Ninin, Dodi Leal, Bia Szvat e Miguel Rocha.
Fotógrafos: Bob Souza, Carlos Valle, Ana Luiza Secco Peres, Danilo Barbosa
Fotos de instalação de o Higienizador: Thiago Fogolin

Serviço

Espetáculo: Neverland ou As (In)existentes Faixas de Gaza

Sinopse: Arrastando sobre a Rua Augusta uma grinalda de dez metros, a Noiva caminha pateticamente rumo à Neverland em busca da felicidade. No caminho ela se encontra com figuras que agem em descompasso com a cidade: criaturas que vivenciam suas faixas de Gazas pessoais e em cisão com a realidade da rua. Realidade e ficção?

Estreia: 21 de abril. Quinta-feira, às 19h30
Temporada: 21 de abril a 13 de maio. Quinta e sexta, às 19h30
Local: Rua Augusta x Peixoto Gomide (início). Cerqueira César/SP
Ingressos: grátis. Reservas – e-mail para artehumus@gmail.com com nome completo, RG e telefone.
Duração: aproximadamente 1h30. Capacidade: 30 pessoas
Informações: (11) 94126.7714
I

Assessoria de Imprensa – VERBENA COMUNICAÇÃO
Eliane Verbena / Deborah Zanette
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 – verbena@verbena.com.br

 IMAGENS
Neverland -Cristiano Sales -foto de Bob Souza -vert 

Neverland -Cristiano Sales e Natália Guimarães -foto de Danilo Barbosa 

Neverland -Dai Rodrigues -foto de Carlos Valle

Neverland -Daniel Ortega -foto de Ana Secco

Neverland -Natalia Guimaraes -foto de Ana Secco

Neverland -Santiago Sabella -foto de Bob Souza 

Neverland -Santiago Sabella e Daniel Ortega -foto de Carlos Valle

Neverland -Solange Moreno -foto de Ana Secco 

Comentários