Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

VISUAL ARTV - COLETIVO DE FOTÓGRAFOS DRUSOS OCUPA NOVA MOSTRA DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO



                        

COLETIVO DE FOTÓGRAFOS DRUSOS OCUPA NOVA MOSTRA DO MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO 

Fotografias abordam a religiosidade em Israesob a ótica dos drusos - minoria religiosa presente no Oriente Médio e com pequenas comunidades em outros países 

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, expõe Religiosidade em Israel Através de Lentes Drusascom concepção de Fares Saeb. Composta por 40 registros feitos pelo coletivo Clube de Fotógrafos Drusos – formado por Ameer ZeyanEffo Backria, Eyal Amer, Fares SaaidaJamal Ali, Rabia BashaZohar Ferro -, a exposição nasce de uma parceria inédita com o Consulado Geral de Israel em São Paulo e aborda aspectos da religião drusa, captando também manifestações da fé de comunidades judaicas e cristãs. 

O conhecimento mútuo é fundamental em qualquer diálogo. A frase do Cônego Celso Pedro da Silva nos aproxima do conceito por trás da nova mostra temporária do MAS/SP, qual seja a proposição de um diálogo inter-religioso, sem rótulos nem preconceitos, entre a arte barroca – inerente ao universo do Museu de Arte Sacra de São Paulo – e as imagens do Clube de Fotógrafos Drusos, associação de profissionais e semi profissionais da comunidade drusa de Israel. Em um momento histórico em que o Sumo Pontífice realiza todos os esforços para amiudar o diálogo inter-religioso, temos a oportunidade de, ao mesmo tempo em que dele participamos, exibirmos belos trabalhos fotográficos da região”, comenta José Carlos Marçal de Barros, Diretor Executivo do MAS/SP 

A comunidade drusa é um pequeno grupo etno-religioso, uma minoria no Oriente Médio, que sempre teve uma relação com a comunidade judaica no território israelense, e que estreitou os laços a partir do estabelecimento do Estado de Israel, em 1948.  Sua fé é uma crença monoteísta baseada em filosofias gregas e orientais e uma teologia secreta que destaca o papel da mente e da veracidade, aberta apenas aos estudiosos religiosos drusos. No Brasil, existe uma pequena comunidade de drusos que reside, em sua maioria, em São Paulo. 

Ao visitar esta exposição coletiva, o espectador terá acesso a imagens que retratam cerimônias e demonstrações de fé que cerceiam a vida e a morte, e que nos dão um panorama da diversidade de crenças em Israel.


Mais informações sobre os drusos, nas palavras do Cônego Celso Pedro da Silva:

No ano de 1017, Al-Darasi apresentou o califa Al-Hakim do Egito como a encarnação da inteligência cósmica. Dois anos depois, Hamza ben Ali deu ao culto de Hamim sua forma definitiva. O Uno cósmico encarnou-se em Al-Hakim, por isso os drusos se chamam de unitários (muwahadun). O conhecimento do Uno é o único caminho de salvação. Depois de um período de expansão, os drusos passaram a aceitar como membros de sua religião apenas os nascidos de pais drusos, que são a reencarnação dos crentes do tempo de Hamza. Entre eles há os sábios (ukkal) e os não-sábios (juhhal). Os sábios são os iniciados nas doutrinas secretas da comunidade. Uma coleção de 111 cartas, que animaram a primeira expansão dos drusos, constitui sua escritura canônica, chamada de “As cartas de Sabedoria”.

Em paralelo à exposição do Museu de Arte Sacra de São Paulo, outra versão desta exibição está em cartaz no Knesset, o parlamento israelense.


Exposição: Religiosidade em Israel Através de Lentes Drusas
Fotógrafos: Amir Zaian, Effo Backria, Eyal Amer, Fares Saaida, Jamal Ali, Rabia Basha e Zohar Ferro
Concepção: Fares Saeb
Período: 04 de julho a 27 de agosto de 2017
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulowww.museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas
Horário: de terça-feira a domingo, das 9 às 17h (bilheteria das 9 às 16h30)
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados
Número de obras: 40
Técnica: Fotografia

imagens fotográficas
Religiosidade em Israel Através de Lentes Drusas (6)

Religiosidade em Israel Através de Lentes Drusas (7)
Religiosidade em Israel Através de Lentes Drusas (1) (1)



Imprensa:
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Silvia Balady – silvia@balady.com.br
Zeca Florentino - zeca@balady.com.br
Tel.: (11) 3814-3382 





Secretaria de Estado da Cultura
Gisele Turteltaub - Tel.: (11) 2627.8162 - gisele@sp.gov.br
Damaris Rota - Tel.: (11) 3339.8308 - drota@sp.gov.br 
Gabriela Carvalho - Tel.: (11) 3339.8070 - gabrielacarvalho@sp.gov.br 


Fares Saeb
Fares Saeb é Vice-Cônsul Geral de Israel em São Paulo desde 2014. No cargo, é responsável pelo departamento político, que lida com imprensa, reações públicas, assuntos culturais e comunitários, entre outros. O Consulado é responsável pelas relações diplomáticas, a nível estadual, com São Paulo e com o Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Possui graduação em Jornalismo e estudos Latino-Americanos, ambos pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e mestrado em Comunicação e Imprensa pela Universidade de Tel Aviv. Seu próximo cargo, a partir do segundo semestre de 2017, será de Vice-Embaixador de Israel na Hungria.


O museu
Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das mais importantes instituições do gênero no país. É fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar ala do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes, centro da capital paulista. A edificação é um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro exemplar remanescente na cidade, última chácara conventual da cidade. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo, em 1979. Tem grande parte de seu acervo também tombado pelo IPHAN, desde 1969, cujo inestimável patrimônio compreende relíquias das histórias do Brasil e mundial. O Museu de Arte Sacra de São Paulo detém uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos 16 e 20, contando com exemplares raros e significativos. São mais de 18 mil itens no acervo. O museu possui obras de nomes reconhecidos, como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Antônio Francisco de Lisboa, o “Aleijadinho” e Benedito Calixto de Jesus. Destacam-se também as coleções de presépios, prataria e ourivesaria, lampadários, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas, livros litúrgicos e numismática.



MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO – MAS/SP
Presidente do Conselho de Administração - José Oswaldo de Paula Santos
Diretor Executivo - José Carlos Marçal de Barros
Diretor de Planejamento e Gestão - Luiz Henrique Marcon Neves
Diretora Técnica – Maria Inês Lopes Coutinho



Comentários