Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV- MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO APRESENTA ENCONTRO ENTRE TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE EM NOVA MOSTRA





MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO APRESENTA ENCONTRO ENTRE TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE EM NOVA MOSTRA

Stela Kehde expõe sua visão dos santos devocionais e propõe o resgate da fé de maneira mais leve, alegre e colorida

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, exibe Barro com Fé, de Stela Kehde, com curadoria de Percival Tirapeli, na sala MAS Metrô Tiradentes. Composta por 276 peças que possuem como referência a fé, a mostra de título sugestivo nos remete à criação do Homem pelo viés do Cristianismo, quando Deus, como um oleiro, modela o homem a partir do barro e lhe concede o dom da vida. Além do ato inventivo do criador, a artista também recorre à imagem arquetípica da mulher, acrescentando em sua produção a fé sob a devoção de Maria.

Ao estabelecer uma ligação entre o barro e a fé – o barro simples e puro; a fé rígida e forte -, Stela Kehde busca estimular a visualização sobre o sagrado de maneira muito particular, considerando a experiência de cada espectador. “Essa materialização do espírito solene através dessas formas simples permite ao imaginário pessoal ver o sagrado”, comenta a artista. Na série Capelinhas, a Virgem escolhida é a de Fátima que, na exposição, encontra-se prensada em uma espacialidade que remete ao pequeno oratório com uma cruz, quando a original traz a imagem imaculada sobre nuvens. Conforme comenta o curador Percival Tirapeli: “A série mais extensa é a dos Tijolos, de grande singularidade e sólida simbologia. A materialidade é dupla enquanto construção artística: tijolos fabricados adquiridos em olaria e a intervenção da artista a depositar sobre as marcas fabris a pequena imagem – da série Mãos – da Virgem. Assim, Stela constitui neste vazio um berço para colocar a imagem a simbolizar a construção da fé”.

Stela Kehde recorre à argila como meio de passar sua mensagem ao mundo, utilizando-a de maneira contemporânea. Na série Santas de Mãos, o gesto de apertar o barro já prevê sua essência: o contato direto com o devocional, além da portabilidade. Na última série de Virgens, os sugestivos nomes com títulos para a Virgem, ampliando as mais de mil invocações que se dá para a Mãe de Jesus.

Em termos de técnicas, a artista apresenta inovações nas queimas, texturas e mesmo na pintura, utilizando pigmentos naturais. “Procuro agregar materiais que a princípio seriam descartados e que são incorporados às peças (refugo de vidro, vergalhão de ferro, papel alumínio etc.), trazendo um efeito original e reutilizando o que seria considerado lixo.


Link para visualização e download de imagens: http://bit.ly/2sCtN9e

Nossa Senhora
Material: Argila
Data: 2015
Dimensões: 35,5 x 10,5 cm

Nossa Senhora das Flores
Material: Terracota com chamote branco
Data: 2013
Dimensões: 11 x 17,5 cm

Nossa Senhora das Rendas
Material: Argila
Data: 2015
Dimensões: 20,5 x 6,5 cm

Oratório - Nossa Senhora Aparecida com Rosas
Material: Argila
Data: 2016
Dimensões: 16,5 x 14,5 cm

























Exposição: Barro com Fé
Artista: Stela Kehde
Curadoria: Percival Tirapeli
Abertura: 22 de julho de 2017, sábado, às 11h
Período: 23 de julho a 3 de setembro de 2017
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo www.museuartesacra.org.br
Sala MAS Metrô Tiradentes
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h
                                                               Ingresso: Grátis para usuários do Metrô



Zeca Florentino
---
Balady Comunicação
Tel.: 11 3814.3382

Comentários