LUCA VITONE – EU, VILLA ADRIANA
Artista italiano cria obra a partir de sítio arqueológico romano do século II d.C.
Imagens - https://tinyurl.com/
O Museu de Arte Contemporânea da USP e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo apresentam a exposição Eu, Villa Adriana, resultado das incursões do artista italiano Luca Vitone em um dos conjuntos arquitetônicos mais emblemáticos da Roma Antiga: a villa de veraneio do imperador Adriano em Tivoli (Roma), que remonta ao século II d.C.. Registrando a passagem do tempo, interferindo sobre produções antigas do local ou mesmo nos apresentando alguns elementos da época de grande exponencial da Villa, Vitone apresenta sua contínua busca pela desarticulação das representações codificadas dos lugares, mostrando aquilo que os caracteriza de modo não tão aparente.
A mostra apresenta nove telas deixadas por meses em diversos lugares da Villa, delegando ao tempo e às condições e elementos atmosféricos a tarefa de produzir as imagens. As telas de grandes dimensões registram em sua superfície o contato com o ambiente tornando-se “autorretratos” da Villa Adriana. A exposição mostra ainda os Capricci, quatro gravuras de Villa Adriana concebidas por Piranesi, sobre as quais Vitone inseriu notas à mão. Alguns achados da Villa, como três painéis com fragmentos de reboco pintado e uma estátua representando a divindade egípcia Horus em forma de falcão, trazem à exposição a atmosfera encontrada pelo artista. Completa a exposição uma obra site-specific realizada com a poeira recolhida no Observatório de Roccabruna, lugar onde o imperador Adriano realizava seus estudos astronômicos.
Eu, Villa Adriana tem curadoria de Anne Palopoli e Andrea Bruciati, e chega ao MAC USP graças a mais uma parceria do Museu com o Instituto Italiano de Cultura e apoio do Consulado Geral da Itália, ambos de São Paulo. Desta vez, a colaboração entre as instituições criou a ocasião de aproximação do MAC USP ao Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo (MAXXI), onde a exposição esteve em cartaz entre junho e setembro de 2021, e ao Istituto Autonomo Villa Adriana e Villa d’Este (VILLÆ), ambas de Roma. Na abertura da exposição será lançado o catálogo que contextualiza a experiência do artista e apresenta a exposição.
Luca Vitone – Eu, Villa Adriana
Curadoria Anne Palopoli e Andrea Bruciati (Itália)
Imagens - https://tinyurl.com/
De 15 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023
MAC USP - Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera - 11 2648.0254
Terça a domingo das 10 às 21 horas
Entrada gratuita
Necessário apresentar comprovante de vacinação contra a COVID-19
Assessoria de imprensa
Sérgio Miranda | smiranda@usp.br | 11 2648.0299
Comentários
Postar um comentário