Pular para o conteúdo principal

Alvaro Barrington first solo show in Brazil (Alvaro Barrington primeira mostra individual no Brasil)

 








Mendes Wood DM tem o prazer de anunciar Human Nature ,
Primeira individual de Alvaro Barrington no Brasil.

30/03 – 13/05 2023

Mendes Wood DM São Paulo
Rua Barra Funda 216
São Paulo, Brasil


O artista em residência em Americana, Brasil, 2023. Todas as fotos por Marcelo Mudou

Palavras de Álvaro Barrington:


Estou no Brasil há quase duas semanas e faltam duas semanas para meu primeiro show na América do Sul. Seria um eufemismo dizer que a região me deu tanto. Eu penso menos em estados-nação mais como a noção de primos regionais. Meu primeiro parto há mais de 40 anos foi na Venezuela, uma região prima que faz fronteira com o norte daqui. Mas quero escrever sobre um dos meus outros nascimentos - aquele que me levou a ser pintor.

Aos 25 anos morando em Nova York, eu estava preso. O rapper 50 Cent colocou melhor com a letra “Damn mano. No colégio você era o cara, mano, que porra aconteceu com você? E assim, aos 25 anos, fui confrontado com a percepção existencial de que o que eu considerava uma vida vivida atingiu o pico quando eu tinha 18 anos. Os sonhos para mim que fizeram meus pais imigrarem para a América e que se desfizeram resultaram em escolhas que tornaram minha vida pior do que eles poderiam imaginar.

Inspirando-me em meus pais, comprei uma passagem só de ida e decidi me mudar para a Venezuela. Um dia, alguns amigos e eu decidimos viajar o mais ao sul possível pelo rio Orinoco, talvez até para o Brasil. Na maior parte do tempo que passei no barco, tirei fotos, observei a Amazônia e escrevi. Principalmente eu questionei como eu me perdi. Um dia, observando variações de verdes 🥬 verdes da vida vegetal 🥬 ao longo do rio e como eles se agrupavam para sobreviver, percebi que havia passado a última década preso em uma tirania de expectativa. Eu não era mais uma pessoa formada por olhares e escolhas ativas. E aqui no Orinoco dei à luz a jornada Norte o compromisso de aprender a ser livre.


Esta exposição sou eu a aceitar aquela viagem ao Norte 15 anos depois, no que parece um regresso a casa para agradecer. Pinturas de fios que sugerem olhar para terras agrícolas milhas acima. Uma casa não é um lar — CS.P. (primos em São Paulo) é uma pintura de quatro painéis que retrata o intercâmbio internacional de cultura e a migração física que faz da viagem um lar. Senta-se sobre um tapete feito de cordas do mar sugerindo noções de puxar. A palavra spray Norte pintada em cada lado é inspirada em “América Invertida”, um desenho a bico de pena de 1943 do artista uruguaio Joaquín Torres, que sugere que a verdade do universo está constantemente mudando à medida que a Terra 🌎 gira para frente.





Descubra mais:





Os inovadores: Alvaro Barrington fala sobre gratidão, má fé e por que são necessárias oito galerias para formar um artista
artnet



As pinturas de Alvaro Barrington levam uma vida inteira
GQ




Próximo passo de Alvaro Barrington
Friso




São Paulo
Bruxelas
Nova Iorque

facebook.com/mendeswooddm
@mendeswooddm




Comentários