Pular para o conteúdo principal

Farol Santander e as Rainhas do Rádio, filmes sobre SP e Hotel Hilton | A Vida no Centro #283

                    


     


Um mergulho na história das cantoras que popularizaram a música brasileira e tornaram o rádio um veículo de massa.

É isso o que vai encontrar na exposição As Cantoras e a História do Rádio no Brasil, no Farol Santander, que acaba de entrar em cartaz e homenageia artistas como Carmen Miranda, Aracy de Almeida, Hebe Camargo, Elizeth Cardoso, Claudette Soares e Alaíde Costa, entre outras.

Só por isso já vale a pena a visita, tamanha a importância dessas mulheres fantásticas que viviam num mundo ainda mais masculino – e machista – do que o atual, mas souberam conquistar seu espaço na cultura brasileira com seu talento.

Mas a iniciativa também permite conhecer melhor a história do próprio rádio e do país na primeira metade do século 20. A exposição traz raridades, como áudios originais, incluindo os do primeiro programa veiculado por A Voz do Brasil, em 1935, e de Cásper Líbero sobre a inauguração da Rádio Gazeta, em 1943.

Nós estivemos lá e mostramos tudo pra você nesta reportagem. Aproveita pra ver a exposição e também curtir o Centro Histórico!

Na news desta semana também novo post da guia de turismo Vera Lucia Diasque escreve sobre duas canções (tem Adoniran aí, hein?) e nomes de origem Tupi.

Você também pode conferir a história do antigo Hotel Hilton, além de uma lista de filmes sobre São Paulo – muitos deles você pode assistir no YouTube – e dicas de agenda cultural, entre outras sugestões.

Boa leitura e bom fim de semana!

 

NO CENTRO HISTÓRICO

As cantoras e a história do rádio no Farol Santander

A exposição é dividida em dois grandes módulos: um que conta a história do rádio, sua trajetória, seus grandes momentos e as personagens que ajudaram a construir e consolidar este meio de comunicação. Veja como visitar.

FILMES

Um listão de filmes para conhecer São Paulo de um jeito diferente

Nossa relação traz longas-metragens de ficção e documentários, e algumas obras podem ser vistas no YouTube.

COLUNAS

Duas canções e nomes de origem Tupi

Adoniran Barbosa, Premê e outras referências. Saiba mais sobre a influência indígena em nossa cidade no novo post de Vera Lucia Dias.

PRÉDIOS HISTÓRICOS

Hotel Hilton: a história (e as histórias) de um ícone do Centro de São Paulo

O famoso prédio redondo ficou muito popular em certa na época por conta do “The London Tavern”, uma discoteca com serviço de bar completo, que fervia aos fins de semana. Saiba mais sobre a história desse prédio icônico.

EXPOSIÇÕES

Exposição “Nós – Arte e Ciência por Mulheres”

Mostra no Paço das Artes, em Higienópolis, destaca a trajetória das mulheres como produtoras de conhecimento. 

HISTÓRIA

Portinari, Di Cavalcanti, Claudio Tozzi: veja obras de artistas consagrados nas paredes do Centro

Obras de artistas consagrados estão à vista de todos, em um passeio a pé e gratuito pelo Centro de São Paulo, escreve o colunista Laercio Cardoso de Carvalho.

ESPAÇOS CULTURAIS

Centro Cultural Casa da Luz comemora oito anos com shows

Veja a programação e conheça a história desse espaço cultural que fica num casarão construído para ser uma das primeiras hospedarias de São Paulo.

AGENDA CULTURAL

Veja outras dicas de eventos em nossa agenda cultural.

Gostou da nossa news?

Espalhe! Indique a news para os amigos. É só mandar esse link para eles assinarem gratuitamente.

Já conhece nosso canal no YouTube? Tem muito conteúdo legal lá, de entrevistas ao conteúdo do Festival A Vida no Centro 2020 e webséries. Aproveite para se inscrever. Acesse por aqui.

E já segue nosso canal no Spotify? Tem muitos papos interessantes sobre cultura e vida urbana. Aqui.

Também tem muitas sugestões e fotos bacanas no nosso Instagram. Se você ainda não conhece, aproveita aqui o link pra seguir.

Quer dar alguma sugestão ou comentar algo sobre a news ou nosso trabalho? Escreva pra gente: contato@avidanocentro.com.br ou responda a esta newsletter.

Enviado por A Vida no Centro

Centro de São Paulo. Email: contato@avidanocentro.com.br



Comentários