Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - GALERIA LUME - CLAUDIO EDINGER - MACHINA MUNDI - RIO DO CÉU


CLAUDIO EDINGER
MACHINA MUNDI - RIO DO CÉU
 
Abertura [Opening]
Exposição [Exhibition]                      
Quinta [Quinta-feira] 21.07.16 | 19H
22.07.16 - 28.08.16
Machina Mundi - Rio do Céu de Claudio Edinger

“A beleza é uma forma de gênio. Diria mesmo que é mais sublime do que o gênio por não precisar de explicação. É um dos grandes fatos do mundo, como a luz do sol ou a primavera, ou o reflexo das escuras águas dessa concha de prata a que chamamos lua. É inquestionável. Tem um direito de soberania divino. O verdadeiro mistério do mundo é o visível e não o invisível”. Oscar Wilde em “O Retrato de Dorian Gray”

Do grego “aísthesis”, sentimento, a estética surge na arte como uma análise do complexo das sensações originadas na relação entre o sujeito e o objeto.
Com os estudos de Hegel e Kant, surgem algumas questões indispensáveis sobre o tema, discutidas até hoje; as experiências estéticas estão submetidas a alguma finalidade predeterminada ou constituem uma ordenação lógica? A estética seria resultado da cultura? Ou seria a cultura resultado de uma inclinação estética do homem?

A perspectiva pela qual Claudio Edinger vê o Rio de Janeiro, faz com que paisagens tão familiares nos pareçam únicas, sublimes. Ao olharmos as fotografias, tudo ao redor se dissolve e somos levados ao mundo do belo, do harmonioso e divino. A vista do céu possibilita o distanciamento para percebermos nossa própria pequenez e a relatividade do todo.

Machina Mundi, ou, a engrenagem do mundo, parece pertencer a duas dinastias, a do real e do irreal. A realidade das estórias que se perdem, ficam escondidas em uma superfície na qual tudo é irrelevante, nesse volume impreciso que visto de cima desaparece, mas que sabemos existir.

O irreal daquilo que nunca vimos, a cidade como maquete, em outro prisma, outro tempo, uma nova linguagem. Cores, texturas e formas que só são possíveis pelo olhar e a audácia do fotógrafo que traz imagens do espaço.
Edinger nos guia, conduz nosso olhar ao inesperado com uma forma única de entrever e descortinar pontos de vista até então intocados. A fotografia é menos uma forma de transgressão mimética do visível do que uma forma de transgredir as fronteiras do visual, e de encontrar na realidade o que nossos olhos não percebem.

Há mais de quinze anos pesquisando sobre sua cidade natal, em Machina Mundi, Claudio Edinger expõe vistas aéreas que reafirmam a beleza como característica fundamental na arte do século 21, e inserem sua obra no pantheon naturalmente esculpido por grandes mestres que já homenagearam a cidade maravilhosa, como Drummond, Tom Jobim, Marc Ferrez, Guignard, Debret, Villa Lobos, Pablo Neruda e até mesmo Orson Welles.

Como define Nietzsche, “Só como fenómeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados”.

Curadoria: Paulo Kassab Jr.
Rua Gumercindo Saraiva, 54
Jardim Europa | São Paulo | Brasil
Phone +55 11 4883-0351
Horários / Opening Hours
Semana / Weekdays, 10am - 7pm
Sábado / Saturday, 11am - 3pm

Comentários