Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - “Terça Aberta no Kasulo” traz quatro trabalhos, petiscos e conversa boa com os artistas

64655686

 “Terça Aberta no Kasulo” traz quatro trabalhos,
petiscos e conversa boa com os artistas

                                          Imagem inline 2                                                                                                                                  Foto: Jonia Guimarães



Com o desejo de instaurar um espaço de intersecção, debate e difusão de trabalhos de dança, teatro e performance, a última “Terça Aberta no Kasulo”, que acontece no próximo dia 6 de dezembro, às 20h, conta com o compartilhamento de quatro processos criativos: “Boi da Cara Preta”, Djalma Moura; “Sem Saída”, de Mariana Bucci; Nuvens, Barcos, Búfalos e Ornitorrincos”, de Mariana Viana; e “P.S. (Post Scriptum Cênico)”, de Tatiana Caltabiano / Petit Comité.
Entre os dois primeiros trabalhos e os dois últimos, uma pequena pausa para petiscos no corredor, servindo comidinhas e bebidas, e ao final das apresentações, uma conversa entre artistas e público, com mediação das bailarinas e coreógrafas Vanessa Macedo e Angela Nolf e da atriz Janaina Leite (Grupo IXI de Teatro).
A ideia, fruto do projeto “Atravessamentos”, da Cia Fragmento de Dança, contemplado pela 20ª edição do Programa de Fomento à Dança, propõe investir numa ação permanente que acontecerá sempre em uma terça-feira por mês, no Kasulo - Espaço de Cultura e Arte, na Barra Funda.
Processos criativos
Em “Boi da Cara Preta”, Djalma Moura cria uma presença de resistência partindo da memória ancestral para, então,incorporar em sua matéria o devir-animal. Em processo, o trabalho vem sendo desenvolvido na Plataforma dos Exercícios Compartilhados, sob orientação de Adriana Grecchi. Djalma é bailarino e assistente de direção da Cia Sansacroma, dirige o Coletivo Desvelo e atua como artista orientador no Programa Vocacional.|
“Sem Saída”, de Mariana Bucci, é uma oscilação, ora de calmaria ora de conflito. Quando calmaria, nada acontece, tudo tem o mesmo valor: o sorriso e a lágrima se anulam. Depois da calmaria, vem o conflito. Os acontecimentosexplodem no mesmo momento, cada um numa intensidade que sobrepõe o outro, tudo requer atenção e solução. A pesquisa conta com Flavia Scheye como artista provocadoraMariana é pesquisadora e intérprete independente formada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi.
Depois do intervalo, Mariana Viana apresenta “Nuvens, Barcos, Búfalos e Ornitorrincos”, um estudo de corpo-documentação que vem criando caminhos entre as cidades de Lisboa e São Paulo. É o presente do presente, o presente do futuro e o presente do passado. São histórias de um corpo que demora - em um lugar, uma pergunta, um gesto, uma palavra. Graduada em Comunicação Social e estudante de Comunicação das Artes do Corpo, na PUC-SP, Mariana Viana dedica-se aos estudos da dança na relação corpo, cidade e documentação. Vive e trabalha entre São Paulo e Lisboa, onde integrou a F.I.A. 2013 (Formação Intensiva Acompanhada), enraizada nos estudos do corpo e movimento no c.e.m. – centro em movimento.
Primeiro experimento do coletivo Petit Comité“P.S. (Post Scriptum Cênico)”, concebido por Tatiana Caltabiano, encerra a noite com um segredo compartilhado: o relato de um abuso sexual sofrido aos 11 anos. Esse é o disparador da ação. 11 mulheres. 11 minutos. Sem nenhum ensaio prévio, cada mulher tem 1 minuto para apresentar o seu P.SCom Barbara Garcia, Beatriz Yoshinaga, Cibele Bissoli, Cintia Rosini, Denise Dietrich, Drika Ferreira, Gisela Millás, Ligia Yamaguti, Natalia Nolli Sasso, Yara Nis e Tatiana Caltabiano. Atriz formada pela CAL – Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, Tatiana Caltabiano vive em São Paulo desde 2006; é diretora artística da (Im)Pertinente Trupe e idealizadora do Petit Comité – um coletivo de mulheres que têm interesse na pesquisa de temas referentes ao universo feminino e que buscam, na integração das artes, o seu lugar de expressão. 
_____________________________________________________________________________________
Serviço: “Terça Aberta no Kasulo”, proposta da Cia Fragmento de Dança. 
Quando: Dia 06/12, terça-feira, às 20h.
Apresentações: “Boi da Cara Preta”, Djalma Moura; “Sem Saída”, de Mariana Bucci; Nuvens, Barcos, Búfalos e Ornitorrincos”, de Mariana Viana; e “P.S. (Post Scriptum Cênico)”, de Tatiana Caltabiano / Petit Comité.
Onde: Kasulo - Espaço de Cultura e Arte (Rua Souza Lima, 300, Barra Funda, Metrô Marechal Deodoro - Linha Vermelha - Tel 11 3666 7238). 
Intervalo: bebidas e comidinhas (o local não aceita cartão de débito ou crédito)
Capacidade: 50 lugares
Ingressos: Grátis (retirada a partir das 19h; reservas pelo e-mail 
ingressociafragmento@gmail.com , com retirada até 19h40)

Informações complementares:
Elaine Calux – assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686

IMAGENS





Comentários