Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - Talvez eu sobreviva como a Onça.

 

Talvez eu sobreviva como a Onça.

Eu tenho trabalhado com a questão da água desde o início da minha carreira.  Provavelmente, por causa de duas experiências que tive: uma boa e uma má.

A boa foi que, como surfista, cresci e aprendi a ter respeito pelas forças da natureza. Acreditar em meu instinto tem sido essencial para a minha formação como artista e para minha visão do mundo.

A má experiência diz respeito ao meu atelier na cidade de São Paulo que fica em frente ao Rio Pinheiros, um dos rios mais poluídos do Brasil, no coração da minha cidade.

É enorme, mas, ao mesmo tempo, um rio invisível como tantos outros no planeta que não têm mais vida.

Na margem poluída do Rio Pinheiros nasceu a Onça.

O trabalho surgiu durante a grande crise da água brasileira, em 2014, que impactou o país causando escassez para milhões de pessoas. A situação de poluição extrema deste rio específico também foi usada como um contexto simbólico para transformar a paisagem urbana.

Eu ampliei a escultura inflável da Onça, que é o principal ator da fauna brasileira de animais selvagens para refletir e criticar a extinção da espécie e a crise de migração global, sob o aspecto da relação entre o homem e a natureza.

Esta é uma ameaça permanente à vida e aos recursos naturais.

Agora, a Onça reaparece em Genebra protegida pela energia da exposição Acqua para lembrar algo essencial: a água está presente em todas as condições. Dentro de nós, em torno de nós, sob e sobre nós.

Como disse o artista Paul Klee: "a arte não reproduz o visível, mas torna visível".

E o Jaguar é capaz de ver no escuro.

Artigo do artista publicado na Folha de São Paulo no dia 22/03/2017
Dia Mundial da Água
Talvez eu vou sobreviver como meu Jaguar.

Tenho vindo a trabalhar com a questão da água desde o início da minha carreira, talvez, por causa de dois experiência que eu tive: uma boa e uma ruim.

O bom é como um surfista eu cresci e aprendi a ter respeito para as forças da natureza e acredito no meu instinto que tem sido essencial para a minha formação como artista e minha visão do mundo.

O mau é meu estúdio na cidade de São Paulo está na frente do rio Pinheiros, um dos rios mais poluídos do Brasil e localizado no coração da minha cidade.

É enorme. Ao mesmo tempo, é um rio invisível como tantos outros no planeta que não tem mais vida.

Na margem poluído do rio Pinheiros da Jaguar nasceu.

O trabalho veio durante a grande crise da água brasileira, em 2014, que impactou o país causando escassez de milhões de pessoas. A situação de poluição extrema deste rio especifico na cidade de São Paulo também foi usado como um contexto simbólico para aquecer a paisagem urbana.

I escalado a escultura inflável da Jaguar, que é o principal ator na fauna de animais silvestres brasileiros para refletir e criticar a extinção da própria espécie e da crise migração global na complexa relação entre o homem ea natureza.

Esta é permanente ameaça à vida e recursos naturais.

Agora, a Jaguar reaparece na Suíça protegida pela energia do Acqua exposição para lembrar o essencial. A água está presente em todas as condições. Dentro de nós, ao nosso redor, sob e cobri-nos.

Como artista Paul Klee disse: "A arte não reproduz o visível, mas sim torna visível."

E o Jaguar é capaz de ver no escuro. 


Artigo publicado pelo artista em Folha de São Paulo jornal em 22/03/2017
Dia Mundial da Água
Copyright © 2017 Eduardo Srur, Todos os direitos reservados. 
Você está em recebendo este e-mail POR pertencer a Lista de contatos de Eduardo Srur. 

Comentários