Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - TEATRO DO INCÊNDIO REALIZA RODA DE CONVERSA SOBRE O SAMBA DA UMBIGADA

Batuque de Umbigada -Teatro do Incêndio -foto de Rafael Leitão -b

LogoVerbena-azul.jpg

Teatro do Incêndio realiza roda de
conversa sobre o samba de umbigada
 Batuque de Umbigada -Dona Anicide -Teatro do Incêndio -foto de Rafael Leitão -bb.jpg
O Teatro do Incêndio realiza no dia 18 de abril (terça-feira, às 19h) o próximo encontro das Rodas de Conversa - A Gente Submersa que contempla o samba de umbigada com participação do Batuque de Umbigada de Capivari e sua matriarca Dona Anicide Toledo.

Com entrada franca, os eventos reúnem, até o dia 10 de outubro, mestres da cultura popular e comunidades tradicionais do estado de São Paulo em bate-papos seguidos por vivências (breves apresentações das manifestações).

Umbigada é uma dança afro-brasileira criada nos quilombos. Os escravos com suas roupas curtas e apertadas dançavam sempre com umbigo de fora, daí o nome. Atualmente, no estado de São Paulo é tida como um tributo de terreiro, praticada pelos remanescentes das senzalas. Organizados em duas fileiras, frente a frente, os dançadores de ambos os sexos evoluem até um ligeiro contato físico dos quadris ou ventre.

Dona Anicide Toledo é a voz do Batuque de Umbigada de Capivari (SP), grupo cultural de resistência negra. Considerada a mais importante compositora e intérprete do batuque paulista, a batuqueira lançou, em 2012, o CD Anicide Toledo - A Voz Feminina do Batuque de Umbigada, realizado pela Diretoria de Patrimônio Cultural, da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Capivari. A produção musical é assinada por Flávio Carvalho contou com os percussionistas Ariel Diego Caxias da Silva, Silvio Celso Boaventura de Almeida, Valmir Benedito e Carlos Roberto Toledo, além de participação especial de Márcio Magnusson (guitarra), Vitor Priante (violino), Miguel Ângelo Annicchino (piano) e do próprio produtor (voz).

Rodas de Conversa - A Gente Submersa

O projeto A Gente Submersa foi contemplado pela 29ª edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, em comemoração aos 21 anos da Cia. Teatro do Incêndio. A programação das Rodas de Conversa prima pela diversidade saberes e fazeres tradicionais. São vivências com temas ligados à dança, música, religiosidade, dialeto e culinária.

O ciclo de vivências teve início no dia 7 de abril (com a Congada de Santa Efigênia, seguida pelo Samba de Bumbo) e segue até 10 de outubro. Em parceria com a Comissão Paulista de Folclore, que ao longo de 67 anos vem mapeando, fomentando e salvaguardando as manifestações culturais tradicionais e os patrimônios culturais imateriais, o Teatro do Incêndio torna-se o terreiro, o quintal para esses encontros de artistas, públicos e griôs. Esta iniciativa vem de encontro à verticalização da busca de raízes brasileiras pelo Teatro do Incêndio que apontou caminhos necessários de aprimoramento e investigação, ações vitais para o presente do coletivo. Esses encontros com a cultura popular fazem parte da pesquisa para montagem de seu novo espetáculo.

Na programação, as raízes da cultura brasileira se manifestam em grupos que resistem e mantém viva a nossa história. De Campinas vêm os tambores do Jongo da Roseira, comandado por Dito Ribeiro. As festas tradicionais também estão contempladas: Festa de Santa Cruz, Festa do Divino e Folia de Reis. E o dialeto caipira tem destaque também nos encontros: o Mestre Amarildo, de Lagoinha, e a culinarista Cida do João Deitado, de São Francisco Xavier, vão compartilhar seus saberes populares por meio de canções, causos e receitas. Os sapateados e palmeados tropeiros marcam presença pela Catira de Mestre Edson Fontes e Seu Oliveira (seu pai), de Guarulhos, e pelo Fandango da Comunidade de Iguape. Outros temas como Cantos das Verônicas, Catira, Samba de Umbigada, Moçambique e Recomenda de Almas, bem como as aldeias urbanas da tribo indígena Wassu Cocal, estão no roteiro das Rodas de Conversa no Teatro do Incêndio.

Imagem                                                                                                                                                        
Batuque de Umbigada -Dona Anicide -Teatro do Incêndio -foto de Rafael Leitão -b



Serviço

Rodas de Conversa / Vivência: A Gente Submersa
Dia 18 de abril. Terça, às 19h
Tema: Samba de Umbigada
Grupo: Dona Anicide e Batuque de Umbigada
Local: Teatro do Incêndio
Rua Treze de Maio, 48 – Bela Vista/SP. Tel: (11) 2609 3730 / 2609 8561
Ingressos: Grátis (não há necessidade de retirar ingresso).
Duração: 2h. Capacidade: 80 lugares.


Próximas Rodas de Conversa

*       2 de maio – Fandango – Bate Mão Bate Pé (Iguape)
Tema: Fandango de Iguape

*       16 de maio - Artesanato / Benzedeira / Temperos (São Francisco Xavier)
Tema: Caipira na Cozinha com Cida do João Deitado

*       30 de maio - Cururu, Violas e Divino (Lagoinha)
Tema: Dialeto Caipira, Violadas, Reis e Cururu

*       13 de junho - Cantos para Reis (Atibaia)
Tema: Folia de Reis de Atibaia - A Folia, o Giro, a Festa

*       27 de junho – Jongo (Campinas)
Tema: Jongo da Roseira - Comunidade de Campinas

*       11 de julho – Reisado (Guarujá)
Tema: Reisado Sergipano

*       25 de julho – Congadas (Olímpia e Taubaté)
Tema: Congada Chapéu de Fitas - Cantos que Curam

*       8 de agosto - Aldeia Indígena (Guarulhos)
Tema: Wassu Cocal - Aldeias Urbanas: Toré como Resistência

*       22 de agosto    - Dança de Santa Cruz (Carapicuíba)
Tema: Festa de Santa Cruz - O Profano e o Sagrado Caminhando Juntos

*       5 de setembro - Cantos Sagrados (Joanópolis)
Tema: Canto das Verônicas - Mulheres que Choram

*       26 de setembro – Moçambique (São José dos Campos)
Tema: Moçambique - Passos e Entrelaço de Bastões

*       10 de outubro - Recomenda de Almas (Bom Jesus dos Perdões)
Tema: Recomendas e Excelências - Os Cantos Sagrados para a Morte


Assessoria de imprensa – Verbena Comunicação
Eliane Verbena e João Pedro
Tel.: (11) 2738-3209 / 99373-0181 – verbena@verbena.com.br

Comentários