Pular para o conteúdo principal

CASA E MUSEU EVA KLABIN QUARENTENA





Ver no navegador.
K
Nesse momento em que o País superou a estarrecedora marca dos 100 mil mortos por covid-19 e superou o patamar de 3 milhões de casos, se consolidando como um dos epicentros da transmissão do vírus no mundo, a Casa Museu Eva Klabin manifesta seu mais profundo pesar pelas vidas perdidas e sua solidariedade às famílias atingidas. Esses números trágicos, como bem sabemos, não são fruto apenas de um destino inexorável, o que só reforça o luto e a indignação. 

Apesar de a Casa Museu Eva Klabin estar em um momento festivo, comemorando seus 25 anos de atividades junto ao público, sentimo-nos profundamente entristecidos pelo sofrimento incalculável de milhões de brasileiros.

Nessa semana, continuamos com a nossa programação online, que tem buscado levar arte e cultura para os que estão em quarentena, sempre com o pensamento de amenizar as dificuldades e enriquecer o cotidiano nesse momento tão difícil. 

Confira abaixo o conteúdo que preparamos nessa semana, com muita dedicação, para as séries Olho Mágico, Parla! e Atividade Educativa.

Gostaríamos de reforçar o agradecimento de toda a equipe, a cada um de vocês, pelo carinho neste momento delicado e por nos seguirem nas redes sociais e nos visitarem em www.evaklabin.org.br .
OLHO MÁGICO                                     assista aos anteriores
Nesta seção, você visita semanalmente diferentes aspectos da casa e da coleção Eva Klabin, guiado pelo olhar do Museólogo Diogo Maia, que nos conduz no silêncio do museu fechado durante a quarentena. Aproveite para conhecer melhor detalhes e curiosidades sobre o acervo, o que nem sempre é possível numa visita presencial.
 
No vídeo de hoje você vai conhecer os armários do Quarto de Dormir, que abrigam o luxuoso guarda-roupa da colecionadora, e vai ficar sabendo como fazemos para acondicionar as peças de forma a garantir sua melhor preservação. Oportunidade única, pois esses armários ficam fechados durante as visitas.
 
Aproveitem!
PARLA!                                                 assista aos anteriores
 
PARLA! É uma referência a Michelangelo, contada por Giorgio Vasari no seu livro A Vida dos Grandes Artistas, de que Michelangelo teria ficado tão impressionado com sua escultura de Moisés que, ao terminá-la, teria exclamado: Parla! (Fala!).

O PARLA! desta semana é sobre o estudo para a tapeçaria Meninos Pescando, obra que Eva Klabin escolheu para adornar a parede do Quarto de Dormir bem em frente à sua cama. Trata-se do cartão preparatório para uma das tapeçarias da série Meninos Brincando, feitas pelo artista Giovanni Francesco Romanelli por encomenda do cardeal Francesco Barberini.

Neste vídeo, é possível conhecer um pouco mais sobre essa fantástica fábrica de tapeçarias, instalada nas dependências do palácio familiar dos Barberini, na Roma do século XVII.

Para os que gostam de aprender com a história da arte, recomendamos ler o Saiba Mais, onde encontrarão maiores informações sobre a peça apresentada e seu autor.

 
ATIVIDADE EDUCATIVA                              veja as anteriores
Agosto é o Mês do Folclore e a atividade dessa semana traz uma das expressões mais interessantes deste tipo de produção artística: a Literatura de Cordel.

O termo "Folclore" apareceu pela primeira vez em uma carta que o arqueólogo e antiquário inglês William John Thoms enviou ao jornal londrino "The Atheneum", em 22 de agosto de 1846 e, por isso, a data acabou sendo transformada em marco para a comemoração do folclore.

Para iniciarmos as celebrações, vamos começar com a produção de cordel, gênero literário popular que chegou ao Brasil através dos portugueses e que se popularizou principalmente no nordeste do país. O nome cordel surgiu pela forma como os livretos eram expostos para serem vendidos, pendurados em cordas ou barbantes. 

Que tal criar sua própria História de Cordel? Acompanhe o passo a passo e mãos à obra!

Comentários