questões do descalabro
Os pequenos que se foram
O desmonte do programa Mais Médicos custou a vida de crianças brasileiras com menos de 5 anos de idade. Em alguns municípios, principalmente os que tratam indígenas e ribeirinhos, o atendimento de saúde nunca retornou ao nível anterior. Veja na reportagem.
SOLANO NASCIMENTO
questões de segurança pública
Atiçando as tropas
Bolsonaro anunciou que o reajuste previsto para policiais federais está suspenso – e a culpa, caso o aumento não ocorra, será transferida para outros. De todo modo, o presidente atingiu seu principal objetivo: fidelizar ainda mais sua base de apoiadores. Leia na análise.
SAMIRA BUENO
depoimento
Enfermeiros em falta, pacientes de sobra
A enfermeira Marcia Ribeiro descreve sua rotina em meio ao tsunami de casos de Covid-19 e de gripe que varreu o Brasil. No hospital onde ela trabalha, em São Paulo, boa parte da equipe se contaminou, enquanto o número de pacientes só cresce.
MARCIA CRISTINA DE JESUS RIBEIRO
anais do autoritarismo
El Salvador, o farol bolsonarista
No último ano, jornalistas de El Salvador foram espionados pelo software Pegasus – e o exemplo parece ter inspirado o governo brasileiro. Esta semana, veio à tona a notícia de que Carlos Bolsonaro tentou obter um software similar. Leia aqui.
despedida
Estaremos juntas nessa guerra
Elza Soares morreu, aos 91 anos. Em julho de 2021, a cantora publicou na piauí uma carta aberta para a mãe de Kathlen Romeu, vítima da polícia do Rio.
ELZA SOARES
=igualdades
O êxodo brasileiro
Entre 2015 e 2020, o número de brasileiros vivendo no exterior cresceu 55%, chegando ao patamar de 4,2 milhões de pessoas – um recorde histórico. O =igualdades detalhou os dados desse êxodo.
AMANDA GORZIZA E RENATA BUONO
podcasts
Foro de Teresina #184
O Foro comenta a explosão de casos da Ômicron, o aumento da desigualdade social na pandemia e o racha na base ideológica bolsonarista.
colunistas
O poder do cão
Contrapondo um cenário deslumbrante a uma realidade impiedosa, Jane Campion constrói em Ataque dos Cães um filme marcado por tensões do início ao fim. Leia na coluna.
EDUARDO ESCOREL
humor
Comentários
Postar um comentário