Pular para o conteúdo principal

Cine Bijou reabre com Patrícia Pillar e Satyros; veja também Niemeyer na República e obras de arte no Centro | A Vida no Centro #223

 





   


 A cultura do Centro de São Paulo começa o ano com uma excelente notícia: o histórico e especialíssimo Cine Bijou vai finalmente ser reaberto!

A inauguração está marcada para o aniversário da cidade, com uma programação especial e gratuita.

A volta do Bijou, espaço na Praça Roosevelt que formou gerações de cinéfilos desde os anos 1960, se dá pelas mãos da companhia de teatro Os Satyros, que já tem um teatro na praça.

A viabilização do projeto conta com apoio, entre outros, de atriz Patrícia Pillar, que dá nome à sala de cinema.

Confira todos os detalhes (e fotos do espaço) nesta nossa reportagem especial.

Veja também nesta news a história de um prédio icônico de Niemeyer na República, um roteiro de obras de artistas consagrados, como Di Cavalcanti e Portinari, em paredes do Centro e agenda cultural, entre outras sugestões.

Bom fim de semana e boa leitura!

CULTURA

Cine Bijou reabre na Praça Roosevelt

A reabertura oficial do espaço será do dia 25, às 20h, com o filme Zuzu Angel, estrelado pela atriz Patrícia Pillar, incentivadora do projeto e que dá nome à sala de cinema. Veja os detalhes nesta reportagem.

PRÉDIOS ICÔNICOS

Edifício Eiffel, primeiro prédio de luxo de Niemeyer. Conheça o edifício histórico e veja fotos

Nos anos 1950, quando a Praça da República era o grande jardim de São Paulo, circundado de lojas luxuosas, restaurantes finos e bares e cafés frequentados pela sociedade, o arquiteto Oscar Niemeyer desenhou ali um prédio que até hoje impressiona. Saiba mais no link do título.

BLOGS

Portinari, Di Cavalcanti, Claudio Tozzi. Veja obras de artistas consagrados nas paredes do Centro

Obras de artistas consagrados estão à vista de todos, em um passeio a pé e gratuito pelo Centro de São Paulo, como nos conta o colunista Laercio Cardoso de Carvalho.

HACKEANDO A CIDADE

As cidades terão que se repensar para lidar com novas pandemias, diz Paulo Saldiva

Nesta entrevista, o médico Paulo Saldiva (USP) faz um passeio pela história das cidades e analisa a relação entre saúde e vida urbana. 

A HISTÓRIA DOS LUGARES

Palacete, colégio de freiras, estacionamento: a história do Parque Augusta

O local onde está instalado o parque, entre as ruas Augusta, Caio Prado e Marquês de Paranaguá, tem uma história longa desde as primeiras construções no local, no início do século 20. Conheça a história do Parque Augusta.

VIU ISSO?

As novidades do Centro Histórico

Muitos espaços fecharam em 2021, mas vários outros estão abrindo, escreve o colunista Laercio Cardoso de Carvalho. Veja as novidades do centro velho neste ano.

A história de Dona Veridiana, a poderosa da era do café

Numa época em que as mulheres não tinham voz, Dona Veridiana se separou do marido, comandou a própria vida e foi protagonista do seu tempo. Leia mais no post de Clayton Melo.

AGENDA CULTURAL

Os Satyros apresentam o espetáculo Pessoas Brutas

A peça, terceira parte da Trilogia das Pessoas, fala da vida de personagens anônimos de São Paulo, que na verdade se parecem e podem representar todos os anônimos das metrópoles contemporâneas mundo afora. Veja os detalhes no link do título.

E veja também dicas de shows, exposições e oficinas, entre outras sugestões na nossa agenda cultural, recheada de opções para os próximos dias.

E também tem muitas dicas no nosso Instagram. Se você ainda não conhece, aproveita aqui o link pra seguir.

 

E segue o nosso canal no Spotify também!

Enviado por A Vida no Centro

Centro de São Paulo. Email: contato@avidanocentro.com.br

Comentários