A ABERTURA DA EXPOSIÇÃO ACONTECE NO DIA 27 DE MAIO, DAS 14H ÀS 18H
A Casa Museu Eva Klabin e o Instituto Inclusartiz reuniram esforços em uma parceria inédita para lançar o programa de residência artística e pesquisa ÉDEN. Idealizado pelo Instituto Inclusartiz e realizado na Casa Museu Eva Klabin, o projeto tem como objetivo investigar a casa e a coleção resultante das oito décadas de colecionismo de Eva Klabin (1903-1991), a união das duas instituições se funda no desejo de convidar artistas contemporâneos para promover novas frequências dentro da casa e da coleção por meio da criação de trabalhos inéditos, feitos a partir da pesquisa realizada em conjunto com as equipes de curadoria e museologia.
Nesse contexto, o curador Lucas Albuquerque, convida a artista carioca Ayla Tavares, para inaugurar a primeira edição do projeto e mergulhar no acervo, desenvolvendo sua pesquisa, que envolve artefatos arqueológicos, sagrados, da arquitetura ou daquilo que manuseamos no dia a dia.
O resultado da residência artística é a exposição "Ustão", homônima à série e cujo título faz referência ao ato de queimar com trabalhos inéditos produzidos ao longo deste período. A partir de sua série Ustão (2022-2023), cuja relação com o fogo é tensionada em esculturas de cerâmica, a artista irá investigar os vínculos da coleção de Eva Klabin com o elemento em ícones e objetos funcionais.
A mostra, primeira individual da artista, apresenta 30 obras, sendo 12 inéditas: 20 esculturas em cerâmica esmaltada e 10 desenhos, todos espalhados pelo primeiro andar da casa, em diálogo com a coleção presente nas salas e aberta ao público do dia 27 de maio até 23 de julho de 2023.
Convidamos a todos que estiverem no Rio de Janeiro para visitarem a exposição.
Comentários
Postar um comentário