Círculo de Leituras - Uma oportunidade para conhecer e discutir obras literárias italianas escritas por mulheres.
Uma iniciativa Encruzilinhas em parceira com Circolo Italiano e a Associação ACLI – SP
Em As margens e o ditado, ao falar sobre a relação da sua escrita com a leitura, Elena Ferrante afirma “[...] cada livro lido levava em si uma multidão de outras escritas que, de maneira consciente ou inadvertida, capturei. Enfim, escrever sobre as próprias alegrias e feridas e noção do mundo significa escrever de todas as formas, sempre, sabendo que você o produto, bom ou ruim, doe encontros-confrontos, buscados e ocasionais, com as coisas dos outros” (p. 82).
Assim, o objetivo deste clube de leitura é, por meio da análise e discussão de obras literárias produzidas por mulheres italianas, entrar em contato com modos outros de ver o mundo e significar a experiência.
A mediação fica por conta de Maria Carolina Casati. Professora, escritora, membra do GEPHOM e doutoranda da EACH-USP, no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política, no qual, financiada pela CAPES, desenvolve pesquisa com brasileiras negras que se relacionam com homens italianos. Apaixonada pela palavra, é idealizadora do @encruzilinhas, um projeto de leitura e debate de textos sobre negritude, gênero, feminismos e militância. É mãe do TumTum, filha de Figênia e Brogio, neta de Zelia e amiga de muitas, mas, primeiramente, do G7.
Comentários
Postar um comentário