Pular para o conteúdo principal

REESTREIA - NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS

Nunca Desista de seus Sonhos

Peça ‘Nunca Desista de seus Sonhos’, baseada na obra de Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, acontece no Teatro Itália Bandeirantes em São Paulo

 

Após uma bem-sucedida temporada no Rio de Janeiro e no Teatro Santo Agostinho em São Paulo, o espetáculo “Nunca Desista dos seus Sonhos” retorna no dia 06 de maio no Teatro Itália Bandeirantes, para uma curta temporada. A peça é protagonizada pelos atores Nizo Neto e Luiza Tomé.

 

Baseada no livro homônimo de Augusto Cury, propõe ao público uma viagem de autoconhecimento, reflexão sobre a sua própria vida e sobre a necessidade de uma orientação psicológica diante de problemas auto sabotadores, além do entendimento de seus sonhos como objetivos a serem buscados em qualquer tempo.

“Vale a pena viver a vida, mesmo quando o mundo parece ruir aos nossos pés. Para isso, devemos usar nossos sonhos para temperar a existência, nossas dores para nos construir e não para nos destruir”. Esse pensamento de Augusto Cury, médico psiquiatra e considerado o autor mais lido da década, nos dá apenas um aperitivo do que o público pode esperar ao assistir à comédia dramática “Nunca desista de seus sonhos”.

No palco os atores experimentam um verdadeiro turbilhão de emoções, indo do riso à angústia, passeando por mensagens de resiliência, motivacionais e de muita esperança. Em busca da felicidade, mesmo quando tudo parece dar errado.  “Devemos gritar em silêncio que os melhores dias estão por vir, enfrentar os períodos mais tristes da vida não como pontos finais, mas como vírgulas para continuar a escrever nossa trajetória”, completa Cury, que adaptou o texto para a linguagem do teatro, ao lado de Ingrid Zavarezzi. A direção é assinada por Rogério Fabiano. No elenco, ainda estão a atriz Fernanda Lorenzoni e o ator Murilo Cunha.

A trama conta a trajetória da psicóloga Carol (Luiza Tomé), de 60 anos, que vive em pé de guerra com a filha, de 16, típica representante da Geração Z, mimada e viciada em redes sociais. Usando a metodologia do Dr. Cury, Carol tem um enorme sucesso nos tratamentos de seus pacientes, porém, ela não consegue aplicar esses ensinamentos para resolver a sua vida. Além de Carol, temos um leque de personagens: Breno (Nizo Neto), um empreendedor falido, que luta contra o estigma de ser um derrotado; uma senhora de mais de 80 anos que desistiu de viver; uma secretária, de 35, que sonha ser mãe, mas vive um casamento inter-racial e tem medo de colocar uma criança negra numa sociedade preconceituosa; um estudante de Medicina, de 32, que pensa em largar tudo por não concordar com a doutrina da faculdade; e um menino, de 12, que odeia estudar e começa a ter questionamentos sobre a vida e o futuro. 

A história ainda mistura ficção com situações reais. Passagens de vida do próprio Cury, de Abraham Lincoln, Martin Luther King e Jesus Cristo ilustram a produção. Como, por exemplo, numa cena em que o Dr. Augusto Cury (vivido por Nizo Neto) conversa com o neto. 

“É uma obra que fala sobre a importância de sonhar com disciplina, tomar as rédeas da vida, entender que nosso universo pessoal não é uma ilha e que isso vale para todas as gerações. Grandes figuras da história da humanidade vivenciaram as mesmas dúvidas e problemas que nós, hoje, vivenciamos, e nossos personagens também”, detalha Ingrid.

Para Luiza Tomé, muitas mulheres irão se identificar de imediato com a sua Carol, em especial, as que já são mães. “ Ela é uma mulher determinada, apaixonada pelo o que faz, excelente profissional, foi uma boa esposa e é uma boa mãe. Mas, como todas as mulheres, que são mães, que trabalham fora e são independentes, carrega culpa, pelo pouco tempo e pela pouca dedicação. Toda mãe tem medo de errar. Mas ela é uma heroína, muito inteligente, está aberta para o amor e merece ser feliz”, avalia a atriz.

Como nasceu a adaptação do livro para o Teatro

Essa é a terceira obra de Augusto Cury adaptada para o teatro. O livro best-seller “O Vendedor de Sonhos” foi o primeiro a ser transformado para a linguagem teatral. A ideia nasceu durante a realização das palestras do Dr. Augusto Cury, pela Applaus, com direção de Luciano Cardoso, com 33 anos de expertise no cenário musical e das artes.  Depois, foi a vez de “O Homem mais inteligente da história”, que é o romance mais vendido de Cury, na última década. E, por último, “Nunca desista dos seus sonhos”. As três montagens estão em turnê pelo Brasil, simultaneamente.

“Cada obra aborda um tema diferente: ‘O Vendedor de Sonhos’ trata da prevenção ao suicídio e da importância da atenção a essas pessoas, que, às vezes, não sinalizam; num outro viés, “O Homem mais inteligente da história’ é uma análise da inteligência de Cristo, sob a ótica da gestão da emoção e da relação com pessoas; e ‘Nunca desista de seus sonhos’ fala sobre sonhos e resiliências. Não é um romance, mas tem partes romanceadas e parte de não-ficção, da história, que aborda figuras clássicas do mundo moderno, que tiveram sonhos, força, foco, fé e resiliência. Tem uma frase que usamos: ‘Você sonha ou apenas deseja? ’. Qual a diferença entre sonho e desejo? Desejo morre na rotina da segunda-feira. O sonho é quando transforma num objetivo de vida”, frisa Luciano, que entrega que, em breve, um quarto livro de Cury ganhará os palcos.

Sinopse: A psicóloga Carol, de 60 anos, vive em pé de guerra com a filha adolescente, viciada em redes sociais. Seguidora da metodologia de Augusto Cury, tem sucesso no tratamento com seus pacientes, porém, ela mesma não consegue aplicar os ensinamentos para resolver a sua vida. Além de Carol, há outros personagens: um empreendedor falido, de 58, que luta contra o estigma de ser um derrotado; uma senhora, de 80, deprimida; uma secretária, de 35, que sonha ser mãe, mas vive um casamento inter-racial e tem medo de colocar uma criança negra numa sociedade preconceituosa; um estudante de Medicina, de 32, que quer largar tudo por não concordar com a doutrina da faculdade; e um menino, de 12, que odeia estudar e começa a ter questionamentos sobre a vida e o futuro. 

 

 

Ficha Técnica:

 

Adaptação: Augusto Cury e Ingrid Zavarezzi

Direção: Rogério Fabiano

Elenco: Luiza Tomé, Nizo Neto, Fernanda Lorenzoni e Murilo Cunha

Direção Geral de Produção: Luciano Cardoso

Gestão de Projetos: Milena Brey

Coordenação de Produção: Tay Lopes

Cenário e Criação de Luz: Rogério Fabiano

Técnico de som e luz: Nando

Trilha Sonora: Amanda Annunziata

Assistente de comunicação: Vanessa Bertotti

Social Media: TwoM

Design Gráfico: Lucas Peixoto

Gestão Tráfego Digital: Allysson Domingues

Copywriter: Débora Venuta

Assessoria de Imprensa São Paulo: Fabio Camara

Assessoria Jurídica: SVM Advocacia

Assessoria Registro de Marcas: Ranzolin - Propriedade Intelectual 

Promoção: Dreamsellers

Realização: Applaus

 

Serviço:

LocalTeatro Itália Bandeirantes.  (Av. Ipiranga 344 - República). 290 lugares.

Datas: 06/05 até 28/05 (Sábado 21h e domingo 19h)

Ingressos: R$ 100,00. Ingresso social R$ 80,00 mais 1 kg de alimento

Informações: (11) 3131 4262

Vendas pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/81896/d/189596/s/1282346

Duração: 70 minutos
Classificação: 10 anos



Fabio Camara
Assessoria de Imprensa e Produções
(11) 2640-0278
(11) 9 9131-6727


Comentários