Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - Selvática encena, em São Paulo, releitura contemporânea de “Iracema”




Selvática encena, em São Paulo, releitura contemporânea
de Iracema
Imagem inline 1
Coletivo curitibano se apresenta pela primeira vez na cidade.
Com texto e direção de Leonarda Glück, o coletivo curitibano Selvática Ações Artísticas apresenta, em São Paulo, em curta temporada de 2 a 4 de outubro, na Sala Arquimedes Ribeiro, da Funarte, “Iracema 236ml – O Retorno da Grande Nação Tabajara”, uma releitura contemporânea da trágica história de amor entre a índia tabajara e seu colonizador, imortalizada no romance-épico-lírico (na definição de Machado de Assis) “Iracema”, de José de Alencar (1829-1877). GRÁTIS.
Na montagem de “Iracema 236ml – O Retorno da Grande Nação Tabajara”, aqui ironicamente transmutado em produto envasado, o texto de José de Alencar encontra vida falante na forma de manifesto literário-teatral. A realidade cultural lírica do início do século XVII, retratada na obra de 1865, é transportada para um atribulado cenário brasileiro atual, pós-industrialização, afetado pelo avanço tecnológico, pelas discussões de gênero e pela velocidade comunicacional que a contemporaneidade suscita. “Durante a pesquisa, questões filosóficas primordiais foram visitadas, em busca de uma identidade nacional singular, e os artistas criadores expressam com exatidão a simbologia da dominação cultural a que estamos submetidos, de uma  identidade cultural brasileira que se constrói com base em permanente amálgama histórica, digerindo a cultura exportada pelas grandes potências mundiais e regurgitando-as já mescladas de cultura popular”, avalia Leonarda Glück. 
Por meio de uma narrativa crítica e irônica, a peça desconstrói o romantismo indigenista da obra de Alencar, como forma de questionar a relação entre colonizador e colonizado e a formação da cultura brasileira, seus frutos e desdobramentos através dos tempos. A diretora da peça comenta que "apesar de terem sido os primeiros habitantes do Brasil, para além de todo o processo de colonização, os índios sempre estiveram ausentes da vida social e política do país, ocupando um lugar inferior na hierarquia da civilização branca".
Ao questionar a legitimidade de uma cultura genuinamente brasileira, a peça se volta para as questões que determinam e perpetuam as desigualdades de gênero, raça e os tradicionais modos de submissão. “A Iracema selvática é uma breve passagem literatura brasileira adentro rumo à cena viva. A imagem da índia brasileira é suscitada pela cor local de um Brasil que mal nasce e já vai morrendo, de doença, escassez, de falta de educação, de falta de amor, de ser roubado, sugado e crackeado”, pontua Glück.
Em meio às várias versões para a virgem dos lábios de mel de Alencar, os artistas selváticos - Patricia Cipriano, Stéfano Belo, Simone Magalhães, Mari Paula, Ricardo Nolasco e Manolo Kottwitz  - fazem, durante o espetáculo, referência a marcos históricos brasileiros, como a Semana de Arte Moderna, passando pelos movimentos Antropofágico e Tropicalista.  
Espetáculo multimidia, a encenação dialoga com a cenografia digital do paulistano Danilo Barros (Modular Dreams) e a projeção contínua de vídeos, inspirados nos cenários pictóricos pintados em grandes telas no século XIX.
O espetáculo, de 2014, foi criado com o apoio do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e a circulação, que, além de São Paulo, inclui Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza, é realizada por meio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014. 
_______________________
Serviço: “Iracema 236ml – O Retorno da Grande Nação Tabajara” - Selvática Ações Artísticas. Dias 2, 3 e 4 de outubro (sexta a domingo), às 21h. Complexo Cultural Funarte SP -Sala Arquimedes Ribeiro (Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos – Tel: 11 3662-5177). Duração: 1h20. Classificação: 16 anos. Lotação: 50 lugares. Grátis (os ingressos devem ser retirados uma hora antes, na bilheteria do teatro).

Sobre a Selvática
A Selvática Ações Artísticas nasceu em 2012, a partir da criação, em Curitiba (PR), da Casa Selvática – um espaço para artistas independentes desenvolverem pesquisas e experimentos. Hoje, a casa é ponto de encontro entre artistas, comunidade e público que buscam um espaço aberto ao intercâmbio onde diversas linguagens podem coexistir. Com uma programação mensal praticamente ininterrupta, tem movimentado a cena curitibana, propondo discussões acerca da arte contemporânea e alternativas de autogestão e organização de coletivos artísticos, com ênfase em discussões sobre brasilidade, latinidade e autonomia dos países latino-americanos. Nesses três anos de existência a Selvática já se apresentou em diversas cidades do Brasil, América Latina e Europa.
Ficha Técnica:
Texto e direção: Leonarda Glück Elenco: Patricia Cipriano, Stéfano Belo, Simone Magalhães, Mari Paula, Ricardo Nolasco e Manolo Kottwitz  | Direção de movimento: Gabriel Machado Trilha sonora original: Jo Mistinguett | Figurino: Gui Ossani | Cenografia: Danilo Barros (Modular Dreams) Vídeos:Tamíris Spinelli e Danilo Barros Iluminação: Trio Desenho de luz: Wagner  Corrêa | Operação de luz: Semyramys Monastier | Voz em off: Limerson Morales Direção de produção: Gabriel Machado Designer gráfico: Rafael Bagatelli | Realização: Selvática Ações Artísticas | Produção local: Vanessa Lopes [INdependente]. Foto: Tamiris Spinelli
Informações adicionais:
Elaine Calux - assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686

Comentários