Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL ARTV - CAIXA CULTURAL SÃO PAULO APRESENTA A OBRA SURREALISTA DE DARCÍLIO LIMA


assinatura_email_paula

cid:image005.jpg@01D0F160.02333850
CAIXA CULTURAL SÃO PAULO APRESENTA A OBRA SURREALISTA DE DARCÍLIO LIMA

Mostra reúne 45 trabalhos do artista cearense, um dos maiores representantes deste movimento no Brasil e que teve boa parte da vida envolta em mistério

Depois de passar por Rio de Janeiro e Brasília chega à Caixa Cultural São Paulo, de 26 de setembro a 6 de dezembro de 2015, a exposição Darcílio Lima: um universo fantástico, que reúne 45 trabalhos do artista cearense, considerado um dos maiores representantes do surrealismo no Brasil. As obras presentes na exposição são, em sua maioria, desenhos a bico-de-pena que criam rendilhados perfeitos, cujas malhas são traçadas ponto a ponto, com padrões executados de forma persistente. Na temática do artista, prevalecem conteúdos místicos, sexuais e religiosos.

Darcílio Lima: um universo fantástico inclui ainda gravuras, entre as quais uma xilogravura, e duas curiosas pinturas – uma em madeira e outra sobre um vaso de cerâmica –, além de três exemplares da serigrafia Che Guevara, de Antonio Manoel, aquareladas por Darcílio. Idealizada e coordenada pelo marchand Afonso Henrique Costa, que se dedicou ao garimpo dos trabalhos do artista com colecionadores e casas de leilões de arte, a exposição tem curadoria do psicanalista Guilherme Gutman e produção da R&L Produtores Associados, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.  Na abertura, dia 26, haverá o lançamento do catálogo e uma visita guiada com o público.

Desenhista e gravador, Darcílio Lima morreu aos 47 anos, em 1991. Natural de Cascavel (CE), foi no Rio de Janeiro que produziu a maior parte dos trabalhos que integram a mostra. Dono de uma obra diversificada, principalmente em papel, Darcílio foi paciente da Casa das Palmeiras, uma instituição destinada ao tratamento de egressos de instituições psiquiátricas por meio de formas de expressão criativa, administrada à época pela renomada psiquiatra brasileira Nise da Silveira.

Impressionada com a qualidade do trabalho de Darcílio, a Dra. Nise apresentou-o ao pintor Ivan Serpa, que não só levou o artista cearense a frequentar suas aulas no Museu de Arte Moderna (MAM-RJ) como desenvolveu com ele uma relação de amizade e parceria. Chegou a abrigá-lo por quase três anos, em sua casa e ateliê, no Méier, Zona Norte do Rio.

“O período em que viveu e trabalhou ao lado de Ivan Serpa – que costumava dizer a Darcílio que ele não tinha nada mais a aprender, só precisava trabalhar – coincide com sua maior e melhor produção. Creio que a relação de respeito e admiração que Darcílio desenvolveu com Ivan Serpa foi profundamente inspiradora e o impulsionou bastante para produzir”, afirma Gutman.

Em 1971, Darcílio Lima ganhou o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro do XX Salão de Arte Moderna do MAM (RJ), que o levou a uma temporada de três anos na Europa. Na época, Darcílio conviveu com alguns dos mais importantes artistas de seu tempo, como os surrealistas Salvador Dalí e Felix Labisse. Publicou ilustrações na revista francesa Bizarre e assinou contrato com a editora de gravuras Vision Nouvelle, a mesma de Miró e Dalí.

DARCÍLIO LIMA E SEU UNIVERSO INTERIOR

Boa parte da vida de Darcílio é envolta em mistério, talvez em função de sua luta com os distúrbios mentais. O artista cearense alternou períodos de lucidez e trabalho com fases de extrema pobreza e degradação, em que sumia e chegava até a viver na rua.

“Em muitos casos, quando a loucura aparece, a obra de um artista pode ‘desmontar’. Este não foi, com certeza, o caso de Darcílio. Posso arriscar dizer que, em sua obra, a arte e a loucura tiveram um ‘encontro feliz’. A loucura fertilizou a sua arte por um tempo razoável, que coincide com o seu apogeu, ainda que, mais para o final do seu período produtivo, isso possa ter se modificado, dadas as características de suas últimas obras”, afirma o curador Guilherme Gutman.

Após a temporada em Brasília e Rio de Janeiro, a exposição “Darcílio Lima: um universo fantástico” poderá ser vista em São Paulo até o dia 06 de dezembro de 2015.
IMAGEM



SERVIÇO

Exposição Darcílio Lima: um universo fantástico
Abertura para convidados e imprensa: dia 26 de setembro de 2015 (sábado), às 11h
Visitação: de  27 de setembro a 06 de dezembro de 2015, de terça-feira a domingo, das 9h às 19h.
Informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada: franca
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio:
 Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Assessoria de Imprensa da mostra Darcílio Lima: um universo fantástico
Frase Comunicação
Rita Capell
21 3042-5405/ 99294-1935

Andrea Gonçalves
(21) 3042-5405/ 97149-9540

Paula Areosa
(21) 3042-5405/ 98093-2019

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural São Paulo (SP)
(11) 3549-6001
www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA

Comentários