Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - Exposição: A Casa MAC USP / 12 de setembro, 11 horas

Exposição: A Casa
MAC USP / 12 de setembro, 11 horas


Vinícius de Morais, autor do poema A Casa, musicado ao lado de Toquinho em 1980, já falava da criação de um espaço que deveria ser o de um lar, mas que é repleto de estranhamento, de elementos faltantes, da própria ausência de praticidade esperada do ambiente doméstico. “Era uma casa muito engraçada”, dizia ele, “feita com muito esmero, na rua dos bobos, número zero”. A curadora Katia Canton, vice-diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP, traz essa ideia para a exposição A Casa – que o Museu inaugura no dia 12 de setembro, a partir das 11 horas – compartilhando esse espírito de estranheza. “Ao mesmo tempo, lúdico e dramático, questionando os materiais e formas da construção artística, pensando os limites entre arte e design, a arte contemporânea permite leituras não convencionais e instigantes dos objetos e dos pensamentos acerca do mundo”, diz Katia.

A Casa apresenta 18 obras que pertencem ao acervo do MAC USP, dos artistas Alexander Calder, Leda Catunda, Alex Flemming, Iran do Espírito Santo, Cildo Meireles, Nina Moraes, Alex Vallauri, Flávio Cerqueira, Barrão, Regina Silveira, Maria Tomaselli, Camille Kachani, Ângelo Venosa, José Carratu e Ana Teixeira. Distribuídas não por ordem cronológica ou autoral, mas pela representação dos papéis que cada uma cumpriria em sua função de domesticidade, as obras permitem pensar possibilidades, por exemplo, caso o sofá de Regina Silveira fosse feito para sentar, ou a vitrola de Iran do Espírito Santo fosse pensada para tocar discos. Ou ainda as escumadeiras espetadas no cordeiro, de Alex Flemming, fossem feitas para fritar, utilizando para isso o fogão de Alex Vallauri.

Mas essa casa muito engraçada não fala de decoração, design ou do funcionamento de um lar, e sim de arte. Cada elemento dentro dela surpreende e contraria as expectativas em relação a um objeto que poderia ser útil, mas não é. “A arte não vive ao serviço da praticidade. Ao contrário, ela negocia com as coisas do mundo, questionando sua existência e negociando com suas formas de materialização”, lembra a curadora. A exposição convida o público a perceber que nessa casa estranha e engraçada há um consistente esmero na criação de obras que nos fazem justamente repensar o uso e as funções das coisas e do próprio status da arte hoje.

A exposição integra a pesquisa Temas da Arte Contemporânea, em que Katia discute como as novas propostas de apreciação e aprendizado da arte podem ser realizadas sob uma variedade de recortes, com temporalidades, temas e enunciados diferentes e muitas vezes justapostos.



Exposição:    A Casa
Curadoria:   Katia Canton
Abertura:      12 de setembro de 2015, a partir das 11 horas
Encerramento:    31 de julho de 2016
Funcionamento   Terça a domingo das 10 às 18 horas
Local      MAC USP Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Telefone:    11 2648.0254                    
   Entrada gratuita                                             


SÉRGIO MIRANDA - jornalista
comunicação institucional

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br



imprima com responsabilidade

Comentários