Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - Teatro do Incêndio promove Rodas de Conversa abertas...

LogoVerbena-azul.jpg

Teatro do Incêndio promove Rodas de Conversa abertas
ao público com mestres e comunidades tradicionais

Logo -Teatro do Incêndio -1vertical.jpgSamba de bumbo, rezadeiras, catira, fandango, recomenda de almas, congada, festa do divino e dança de santa cruz são algumas das manifestações que integram a programação de A Gente Submersa para vivência com o público.

Cia. Teatro do Incêndio promove, no período de 7 de março a 10 de outubro (terças, ás 19h), Rodas de Conversa e Vivências com mestres e comunidades tradicionais do estado de São Paulo. Esta iniciativa, que tem entrada franca, integra o projeto A Gente Submersa, contemplado pela 29ª edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, em comemoração aos 21 anos do grupo.

Esta realização vem de encontro à verticalização da busca de raízes brasileiras pela companhia que apontou caminhos imediatos necessários de aprimoramento e investigação, ações vitais para o presente do coletivo. Com a parceria da Comissão Paulista de Folclore, que ao longo de 67 anos vem mapeando, fomentando e salvaguardando as manifestações culturais tradicionais e os patrimônios culturais imateriais, o Teatro do Incêndio torna-se o terreiro, o quintal para esses encontros de artistas, públicos e griôs.

Congada de Santa Ifigenia -Teatro do Incêndio -foto de Rafael Leitão -b.jpgA programação das Rodas de Conversas - A Gente Submersa prima pela diversidade saberes e fazeres tradicionais. São vivências com temas ligados à dança, música, religiosidade, dialeto e culinária. O tema que abre os caminhos da programação, no dia 7 de março, é a Congada com a tradicional Congada de Santa Efigênia, vinda de Mogi das Cruzes, sob o comando da Mestra Laine, para falar da devoção a São Benedito e Santa Efigênia e da sua relação com os tambores.

Do sagrado para o profano: os tambores também estão presentes com o Samba de Bumbo da Dona Ester (samba rural paulista, vindo de Pirapora do Bom Jesus), pelos mestres João Mario e Dona Ester, dando o tom ao encontro do dia 21 de março.

No decorrer das atividades, as raízes da cultura brasileira se manifestam em grupos que resistem e mantém viva a nossa história. De Campinas vêm os tambores do Jongo da Roseira, comandado por Dito Ribeiro. As festas tradicionais também serão contempladas: Festa de Santa CruzFesta do Divino e Folia de Reis.

E o dialeto caipira chega com destaque aos encontros: o Mestre Amarildo, de Lagoinha, e a culinarista Cida do João Deitado, de São Francisco Xavier, vão compartilhar seus saberes populares por meio de canções, causos e receitas. Os sapateados e palmeados tropeiros marcam presença pela Catira de Mestre Edson Fontes e Seu Oliveira (seu pai), de Guarulhos, e pelo Fandango da Comunidade de Iguape.

Outros temas como Cantos das VerônicasCatiraSamba de UmbigadaMoçambique e Recomenda de Almas, bem como as aldeias urbanas da tribo indígena Wassu Cocal, estão no roteiro das Rodas de Conversas no Teatro do Incêndio.

Cronograma
Rodas de Conversas / Vivências: A Gente Submersa
Terças-feiras, às 19h

*      7 de março – Congada (Mogi das Cruzes)
Tema: São Benedito, Santa Ifigênia e Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

*      21 de março - Samba de Bumbo (Pirapora de Bom Jesus)
Tema: Samba de Bumbo da Dona Ester

*      4 de abril Catira (Guarulhos)
Tema: Favorito da Catira – Palmeado, Sapateado e Viola.

*      18 de abril - Samba de Umbigada (Capivari)
Tema: Dona Anicides - Samba de Umbigada

*      2 de maio - Fandango (Iguape)
Tema: Bate Mão Bate Pé

*      16 de maio - Artesanato / Benzedeira / Temperos (São Francisco Xavier/SP)
Tema: Cida do João Deitado - Caipira na Cozinha

*      30 de maio - Cururu, Violas e Divino (Lagoinha)
Tema: Dialeto Caipira, Violadas, Reis e Cururu

*      13 de junho - Folia de Reis (Atibaia)
Tema: Cantos para Reis - A Folia, o Giro, a Festa

*      27 de junho - Jongo (Campinas)
Tema: Jongo da Roseira - Comunidade de Campinas

*      11 de julho - Reisado (Guarujá)
Tema: Reisado Sergipano

*      25 de julho - Congadas (Olímpia e Taubaté)
Tema: Congada Chapéu de Fitas - Cantos que Curam

*      8 de agosto - Aldeia Indígena (Guarulhos)
Tema: Wassu Cocal - Aldeias Urbanas: Toré como Resistência

*      22 de agosto - Dança de Santa Cruz (Carapicuíba)
Tema: Festa de Santa Cruz - O Profano e o Sagrado Caminhando Juntos

*      5 de setembro - Cantos Sagrados (Joanópoles)
Tema: Canto das Verônicas - Mulheres que Choram

*      26 de setembro - Moçambique (São José dos Campos)
Tema: Moçambique - Passos e Entrelaço de Bastões

*      10 de outubro - Recomenda de Almas (Bom Jesus dos Perdões)
Tema: Recomendas e Excelências - Os Cantos Sagrados para a Morte

Serviço

Rodas de Conversa / Vivências: A Gente Submersa
De 7 de março a 10 de outubro
Horário: terças-feiras, às 19 horas
Local: Teatro do Incêndio
Rua Treze de Maio, 53 – Bela Vista/SP. Tel: (11) 2609 3730 / 2609 8561
Ingressos: Grátis (não há necessidade de retirar ingresso).
Duração: 3 horas. Capacidade: 80 lugares.


Assessoria de imprensa – Verbena Comunicação
Eliane verbena e João Pedro
Tel.: (11) 2738-3209 / 99373-0181 – verbena@verbena.com.br

Comentários