Pular para o conteúdo principal

B.News #197

 




n.197

 

 

 

 

Chegou a edição desta semana e se liga só no que você vai ver por aqui hoje. Tem o time de edição da Academy reunido pra reagir a Tik Toks, dicas pra montar um portfólio online e vídeo da Gabi, do Vetoriza. ai, ensinando a vetorizar imagens com a Live Trace. 

Você confere também uma campanha massa da Wix pro lançamento de novas fontes, um Tik Tok cheio de efeitos especiais e um curta surpreendente. No Olha meu Job tem trampo do nosso aluno Everton, com muitas imagens gravadas com o celular. Além de tudo isso, tem também download gratuito pra quem usa Final Cut, tudo sobre a jornada do herói e muito mais. Bora conferir? 

As reacts estão de volta lá no BT! Nesse vídeo, o Mateus se reuniu com os editores da brainstorm.academy pra assistir e reagir a TikToks com efeitos visuais - e, é claro, pra imaginar e tentar adivinhar como a edição desses vídeos foi feita. Bora conhecer um pouco mais da nossa equipe e se divertir junto com os nossos editores? Então não perde tempo e clica aí embaixo pra ver o vídeo!

conferir agora

Se você trabalha com audiovisual ou design e ainda não tem um portfólio, precisa conferir esse vídeo: nele, o Mateus te dá várias dicas de como mostrar o seu trabalho na internet - e, ainda, sugere uma plataforma gratuita pra criar o portfólio diretamente no celular! Massa demais, né? Confira tudo isso clicando no botão:

clique aqui

Nesse tutorial do canal Vetoriza.ai, a Gabi Ferraz, nossa professora de Illustrator na brainstorm.academy, explica o passo a passo da vetorização de imagens usando a ferramenta Live Trace do software. Pra dominar essa técnica e saber escolher qual predefinição é mais adequada pro seu objetivo, é só clicar no link abaixo:

ver vídeo

A campanha de lançamento do kit de ferramentas tipográficas criada pra Wix é repleta de personalidade distinta e cores vibrantes. O estúdio de design de tipos, Dalton Maag, trabalhou pra desenvolver um tipo de letra personalizada pra que os usuários do site possam utilizar em seus sites na plataforma. A empresa conta com uma equipe internacional de 40 designers de tipos, desenvolvedores de fontes, diretores de criação, engenheiros de software, entre outros. 

Com o nome de Madefor, a campanha apresenta diversas letras que combinam proporções geométricas amplas e curvas limpas. De acordo com a empresa, o objetivo era criar algo digital que fosse versátil, que funcionasse bem online e mantendo a personalidade e a legibilidade. Pra ver o vídeo de divulgação da campanha, é só clicar! 

conferir agora

O diretor conhecido como TJ é especialista em VFX e edita desde quando tinha 19 anos. E dá pra ver que ele domina a área. Já trabalhou pra marcas como Tik Tok, Red Bull, Bacardi, Insta 360, entre outras. Sua página no Instagram, a @newinflux, é um ótimo lugar pra buscar inspiração e aprender mais sobre vídeos, já que mostra os bastidores de algumas criações em formato de tutorial. 

Um dos trabalhos publicados que chamou muita atenção foi um tributo à dupla francesa Daft Punk. Além de agradar os fãs, o vídeo é um prato cheio pra quem curte edição e efeitos especiais. Clica aqui embaixo e corre conferir essa produção cheia de criatividade. 

ver o vídeo

Já imaginou ser atacado por uma toalha de banho? Esta é a ideia principal do curta de Josh AriesMesmo com cenas e edição simples, a produção é muito criativa. Mostra um jovem em um quarto que percebe movimentos estranhos de sua toalha de banho. Em seguida, ele trava uma batalha com ela e acaba por ter que fugir. 

O filme foi feito há dois anos como um desafio interessante que Josh propôs de trabalhar com coisas que tinha acesso no momento. O cineasta de Vancuver posta seus pensamentos, curtas-metragens e jornadas, geralmente de ação-comédia, em seu canal no Youtube. Uma curiosidade bacana é que Josh já trabalhou com coordenadores e artistas de dublês de renome mundial, equipes de dança e coreógrafos. Pra ver o curta, é só clicar aqui embaixo. 

bora conferir

O job dessa edição é um vídeo publicitário cheio de referências e motion design! Quem produziu foi o Everton Lucas Lopo, que já fez os cursos Dominando o Adobe Premiere 2.0, Edite Como um Artista, Filma Aí e tá cursando o Me Ensina AE 2.0. Inclusive, foi com os conhecimentos desse último curso que ele criou grande parte do motion usado no job!

O Everton contou que uma das coisas fundamentais na hora de produzir essa peça foi a organização - afinal, entre edição e construção das animações, ele passou cerca de 13 horas no After Effects! Sobre as referências, ele conta que “o conceito do vídeo era trazer algo mais próximo dos jovens, então, além da pegada animada e próxima do TikTok, quase todas as imagens foram gravadas com o celular”. Pra conferir o trabalho incrível do Everton, é só clicar no botão:

conferir o job

Hoje o download gratuito vai pros usuários de Final Cut! Nesse link, você baixa de graça um template com uma animação estilosa, ideal pra usar em logos ou intros. O efeito arredondado, com bordas coloridas e desfocadas vai deixar seu vídeo com um aspecto super maneiro! O legal é que o template é personalizável, e rola adicionar a sua própria logo no projeto e alterar elementos, cores e mais. Bora conferir?

ver agora

Você já percebeu que muitos filmes seguem um padrão na história? 🤔Geralmente, um personagem sai da sua zona de conforto, luta pra defender a humanidade, enfrenta vilões e no final fica tudo bem. Enredos assim são muito comuns e, mesmo que adaptados, muitas vezes eles seguem o que chamamos de ‘Jornada do herói’. Bora saber mais sobre essa técnica? É só continuar lendo  👇

Jornada do herói: o que é? 

A jornada do herói é dividida em 12 etapas, são elas: o mundo comum, o chamado à aventurarecusa do chamadoencontro com o mentora travessia do primeiro limiarprovas, testesaliados e inimigoscaverna secretaa aprovaçãocaminho de voltaressurreição e o retorno com o elixir

Também conhecida como Monomito, a jornada do herói, basicamente, é uma história que se repete em várias histórias. Ela nasceu a partir de uma análise mais aprofundada feita por Joseph Campbell, em seu livro ‘O herói das Mil Faces’. No decorrer da obra, o escritor aborda e analisa diversas histórias e encontra nelas uma espécie de técnica comum nas lendas, mitos e fábulas. Lembre-se que, apesar do nome, esse método não se aplica apenas em histórias de super-heróis, beleza? Apesar de aparecer muito neste tipo de filme. 😉

Como funciona? 

O próprio Campbell explica sua teoria no livro: “Um herói vindo do mundo cotidiano se aventura numa região de prodígios sobrenaturais; ali encontra fabulosas — forças e obtém uma vitória decisiva; o herói retorna de sua misteriosa aventura com o poder de trazer benefícios aos seus semelhantes.” Vale ressaltar que, a análise original de Campbell reunia 17 etapas, mas, esse número foi adaptado por Christopher Vogler, em sua obra ‘A jornada do escritor'. O número de etapas caiu pra 12 no total. 

Assim como já mencionado acima, a Jornada do herói gira em torno da trajetória de um personagem, que sai pelo mundo comum pra viver aventuras e passar por dificuldades e provações. Apesar de nem sempre o herói passar por todas as etapas ou, em muitos casos, as etapas estarem com a ordem invertida, é importante conhecer essa técnica clássica, pra depois utilizar a criatividade pra subvertê-la. 🤩

Pra entender como funciona a Jornada do Herói na prática, a gente preparou um vídeo lá no nosso Instagram, se liga só! É só clicar aqui embaixo 😉👇

Conheça as 12 Etapas 

1 - O mundo comum: Aqui é onde a história começa. Onde o público vê a ambientação inicial do enredo. Além disso, mostra o personagem, como ele é, onde vive, com quem ele se relaciona, o que faz no dia-a-dia, quais são suas qualidades, defeitos, forças e fraquezas pra que o público se identifique com ele. Serve pra dar a ideia de que sua vida não tem nada de mais, que é monótona e normal como a de muita gente. 

2 - O chamado pra aventura: Nesta etapa, o personagem principal da história se depara com um conflito e sai de sua zona de conforto. Nem sempre esse conflito precisa ser algo forte ou dramático, como uma morte ou uma catástrofe, só é preciso fazer com que o personagem se sinta obrigado a interferir. Isso acontece porque o desafio deve estar relacionado com coisas que são importantes pra ele, como a segurança, a conquista de algo, um desejo, entre outros. 

3 - Recusa do chamado: Em seguida, chega a hora do personagem recusar o chamado. Logo, ele mostra seu medo e insegurança diante da situação. Aqui, ele compara sua segurança e conforto do lar com os caminhos inusitados que poderá seguir. Mas, o conflito não o impede de ir pra jornada. 

4 - Mentor: Por conta da vontade de recusar sua jornada, o personagem se encontra com um mentor, que pode ser de qualquer tipo, humano, espírito, animal, ser fantástico, etc. O mentor é responsável por dar um empurrãozinho pra que o herói enfrente o desafio. O mentor pode lhe fornecer aqui algo que lhe dê força na caminhada, como um amuleto, treinamento, conselho, objeto e mais. 

5 - Travessia do primeiro limiar: Chega a hora do herói iniciar sua jornada e deixar o mundo comum pra trás, indo a um novo mundo desconhecido. Ele está pronto pra cruzar o limite entre o mundo que ele conhece e o que é desconhecido, lembrando que esse mundo não precisa, necessariamente, ser físico.

6 - Testes, aliados e inimigos: Agora, o herói parte pra sua missão. Nesse caminho, ele começa a se deparar com diversos desafios, contratempos e obstáculos que o afastam de seu objetivo principal. Esses desafios testam suas habilidades, mostram uma visão mais profunda do herói e revelam seus amigos e inimigos. 

7 - Caverna secreta: Chegou o momento do personagem se recolher, dar uma pequena pausa e, muitas vezes, escolher um esconderijo, que pode ser dentro de si mesmo ou não. Ele começa a retornar aos seus questionamentos iniciais pra mostrar ao público a magnitude do desafio a seguir. 

8 - A provação: Carrega um significado de transformação, já que o herói precisa passar por uma espécie de morte pra cumprir o destino. Aqui, ele passa por uma extrema dificuldade pra mostrar que é capaz de enfrentá-la. Em muitos casos, é aqui que há o confronto entre o herói e seu maior inimigo.

9 - A recompensa: Com o fim da dificuldade maior, o personagem pode receber uma recompensa pelo seu esforço. Pode ser demonstrada por meio de um objeto valioso, uma transformação pessoal, a conquista de outra pessoa, um aprendizado, etc

10 - Caminho de volta: O percurso de volta pra casa é um momento de reflexão do herói e, aquela sensação de perigo dá lugar ao sentimento de missão cumprida, aceitação e reconhecimento

11 - Ressurreição: Ápice da história. Nesse momento, chega a hora da última batalha com o grande inimigo, que ressurge quando ninguém esperava. O perigo é muito maior que antes e o herói precisa destruir o inimigo definitivamente. 

12 - Resolução ou Retorno com o elixir: O herói chega ao seu lugar de origem, o que simboliza o sucesso de sua missão. Esta é a etapa em que o herói volta a revolucionar seu mundo comum e oferece uma lição final ao público. É o fim da história, o final feliz. 

Pra entender cada etapa resumidinha e salvar pra consultar quando a dúvida aparecer, se liga nesse post. Tá tudo explicadinho na legenda 😉

Como desenvolver nos próprios projetos? 

A quantidade de filmes que utilizaram essa técnica pra contar suas histórias é gigantesca. Entre eles temos: O Mágico de Oz, Rocky, X-men, Clube da Luta, Harry Potter, Star Wars, Jogos Vorazes, Senhor dos Anéis, Matrix e até Frozen e Angry Birds - O filme e muito osturos, de differentes gêneros. Assitir esses e outros filmes que exploram a técnica é interessante pra usar como um guia, se inspirar e depois utilizar como referência nas suas produções

Muitos elementos podem ser adaptados e usados em diferentes tipos de produções, como vídeos, quadrinhos, animações, no marketing e mais. Você pode, por exemplo, elaborar o roteiro de um vídeo com toda jornada ou pode adaptar, crias novas etapas, invertar outras. Basta colocar a criatividade pra trabalhar. A jornada também pode ser usada no marketing através do storytelling no marketing de conteúdo. Você deve encarar seu cliente como o herói da história e criar conteúdos a partir disso. As possibilidades são inúmeras e, sabendo de tudo isso sobre a jornada, fica mais fácil de criar seus trabalhos. 😉

E você? Já conhecia a Jornada do herói? Conta pra gente aqui nesse e-mail: como você usa ela em suas produções? 

Se você ainda não conhece a b.academy play, agora é a hora: ainda tá rolando o valor promocional de R$: 39,90 por mês! Na nossa plataforma de assinatura, você tem acesso a 200h de conteúdo, 360 aulas completas pra mergulhar no universo do audiovisual e, ainda, conteúdos exclusivos, que só estão disponíveis pra assinantes, como masterclasses, séries exclusivas e materiais pra baixar e praticar as técnicas. Bora conferir? No link abaixo, você encontra mais informações:

saber mais

Essa foi a B.News dessa semana!

E aí, o que achou? Manda sua opinião pra gente!

Nos vemos de novo na semana que vem.

Um abraço de todo o time da brainstorm.academy!

Redação: Jéssica Doarte e Nicoli Suman

Design: Ana Clara Vitorelli

Ilustração: Gabriela Kiyuna

Conceito e Revisão: Bruno Lorensato e Jéssica Doarte 

Revisão e Diagramação: Jéssica Doarte

 

Feito com carinho pra te ajudar a crescer ♥

Enviado por brainstorm.academy

Londrina - Paraná - Brasil

Comentários