Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - "ABRAKADABRA" - ARTE SONORA EXPERIMENTAL - GALERIA JAQUELINE MARTINS

“Abrakadabra”
Curadoria de Cláudia Rodriguez Ponga
Abertura: Hoje, 06 de novembro de 2014, às 18h.
Galeria Jaqueline Martins


"Parlez moi d´amour", de Loreto Martinez Troncoso
Arte sonora experimental é tema de exposição na Galeria Jaqueline Martins

A Galeria Jaqueline Martins apresenta, a partir de 6 de novembro de 2014, às 18h, a exposição coletiva abrakadabra, cujas obras abordam a dimensão mágica do som. A mostra, com curadoria de  Claudia Rodriguez Ponga, inclui obras dos artistas brasileiros Mario Ramiro, Bruno Palazzo e Raquel Stolf, além de artistas estrangeiros como Fina Miralles, Marisa Pons, Kina Marull, Loreto Martinez Troncoso, Stuart Brisley e Milan Grygar.
Partindo da origem babilônica do termo abracadabra, utilizado até hoje em shows de mágica, a exposição propõe questionar a relação entre som e magia, dos cantos de sereia às ondas radiofônicas. O som viaja pelo ar  e identifica-se com este elemento e com sua imaterialidade, relacionada, na mitologia e em outras formas narrativas,  à comunicação com o além, e ao que está, portanto, além da razão. “O som”, conforme David Toop, “é uma assombração, um fantasma, uma presença cuja localização no espaço é ambígua, ao mesmo tempo que sua existência no tempo é transitória (...). Em tais contextos, o som muitas vezes funciona como uma metáfora para a revelação mística, a instabilidade (...), a falta de forma, o sobrenatural (...), o desconhecido, o inconsciente e o extra-humano".
A mostra reúne artistas com uma produção vinculada ao som entendido como assombração, manifestação sobrenatural ou, ainda, como forma de linguagem não convencional. Não visa abordar a arte sonora de forma geral, embora inclua figuras históricas representantes dessa expressão artística como o tcheco Milan Grygar e jovens artistas com produção exclusivamente voltada para som. Entre eles temos Bruno Palazzo e a “assobiatriz" Marisa Pons, enquanto Mario Ramiro e Raquel Stolf, cuja produção artística é focada, em grande parte, em pesquisas sonoras, se enquadram como especialistas na relação entre som e fantasmagoria. Outros artistas da mostra se enquadram na temática com pesquisas em performance, como o  renomado artista inglês Stuart Brisley e a artista conceitual espanhola Fina Miralles.

SERVIÇO:
"Abrakadabra"
Curadoria de Cláudia Rodriguez Ponga
Abertura: 06 de novembro de 2014, às 18h
Período expositivo: 07/11/14 a 24/01/14
Galeria Jaqueline Martins
Pinheiros: r. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 74, tel. (11) 2628-1943. Seg. a sex., 12h/19h; sáb., 12h/17h.www.galeriajaquelinemartins.com

Comentários