Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL ARTV - Memorial homenageia Gabo no Altar dos Mortos

Memorial homenageia
Gabo no Altar dos Mortos

(Escritor também ganha livro com caricaturas de artistas do mundo inteiro)

A tradição dos mexicanos em festejar parentes e amigos no Dia de Los Muertos tem sua réplica brasileira mais conhecida no Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina.  O Altar dos Mortos, com oferendas em homenagem a ilustres personalidades da cultura, da história e  das artes do México, repete-se todos os anos. Agora, é a vez do escritor Gabriel García Márquez, que, embora tenha nascido na Colômbia, ganhou notoriedade como mexicano.
Desde o Dia de Finados (e até o próximo), Gabo tem sua imagem entronizada no centro do Altar, rodeada por imagens e ícones que representam os quatro elementos da Natureza: água (para o morto limpar os pés quando sair do reino das trevas), o fogo (da vela que iluminará seu caminho até o reino dos vivos), a terra (representada pelos frutos e flores) e o ar, simbolizado por papeis de seda picados. No Altar dos Mortos do Memorial foram homenageados nomes como os de Octávio Paz, Pancho Villa, Carlos Fuentes, Frida Khalo e Dolores Del Rio.
A réplica segue ritual muito próximo ao das homenagens dos mexicanos, o que se explica porque a responsável por sua montagem é a gerente do espaço, Adriana Beretta. Substituta de Maureen Bissilliat, escolhida por Darcy Ribeiro para organizar o Pavilhão da Criatividade, Beretta é profunda conhecedora das tradições latino-americanas, em especial do povo mexicano, onde morou.
Livro – No Altar dos Mortos são expostos objetos, imagens, documentos, roupas, adereços, bebidas e comidas que compuseram o figurino de vida do homenageado. No caso de García Márquez, entre miniaturas de caveiras, de imagens como a de Santa Guadalupe, das bebidas e seus pratos preferidos, estão alguns dos livros que o fizeram um dos mais importantes escritores do século 20: Gabo – Cem Anos de Gabriel García Márquez em Charges, editado a partir da exposição internacional em homenagem ao escritor organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil e realizada em abril no Memorial da América Latina.
A obra, produzida pelo Departamento de Publicações do Memorial,  tem 96 páginas, formato 20 x 21cm, papel couché fosco 150 g/m2 e tiragem inicial de 1.000 exemplares. Na apresentação, o presidente do Memorial, João Batista de Andrade, pontua: “Nessa viagem pela obra de Gabriel García Márquez estão retratados cenários, personagens, conceitos e fragmentos de texto e estilo do escritor que encantou várias gerações e inaugurou o que na literatura passou a ser conhecido como realismo fantástico”. (Texto: Daniel Pereira * Foto/Altar: Nicole Lima)
Atenção colegas: o livro está à disposição dos interessados
Disponíveis fotos em alta

Gerência de Comunicação – Marília Balbi – mbalbi@fmal.com.br
memorialcomunica@gmail.com  | 11 3823 4605/20/44/47

Comentários