Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - Visões da arte no acervo do MAC USP 1900-2000: Bastidores


Visões da arte no acervo do MAC USP 1900-2000: Bastidores

A produção de uma exposição envolve diversos profissionais, entre técnicos, especialistas e curadores, em uma complexa articulação que não fica evidente para os visitantes. A mostra que o MAC USP inaugura no dia 5 de dezembro, a partir das 11 horas, pretende exibir os bastidores desse trabalho, apresentando o processo de montagem da exposição Visões da arte no acervo do MAC USP 1900-2000, que será inaugurada em março de 2016, permitindo ao público tomar contato com os saberes e práticas das equipes envolvidas nesse trabalho.

A ideia das curadoras Ana Magalhães, Carmen Aranha e Helouise Costa, todas docentes do MAC USP, é colocar em evidência o processo de montagem, criando uma espécie de laboratório onde serão realizados encontros com profissionais e especialistas convidados para discutir as diferentes etapas da realização da exposição, o perfil do acervo do MAC USP e a curadoria. “Um dos objetivos desta ação é revelar que a curadoria em museus não é um fim em si mesmo, mas abrange uma cadeia de ações coordenadas, desde a aquisição de obras, documentação, catalogação, conservação preventiva e restauro até as várias formas de extroversão, dentre as quais se situa a exposição”, assinam as curadoras no texto de abertura da exposição.

A exposição Visões da arte no acervo do MAC USP 1900-2000 ocupará os sétimo e sexto andares do edifício, cobrindo os períodos de 1900-1950 e 1950-2000, respectivamente. Agora, em seusBastidores, o público poderá ver a planta do andar da exposição esboçada por meio de um traçado no chão, alguns dos painéis já erguidos e um primeiro núcleo com 24 obras selecionadas pela curadoria, de artistas como Kandinsky, Morandi, Modigliani, De Chirico, Brecheret, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Lygia Clark, entre outros.

O projeto expográfico, tanto da mostra final quanto desta primeira versão em processo, é de autoria da professora Marta Bogéa, do Departamento de Projeto da FAU USP, juntamente com alguns de seus alunos. Rodrigo Queiroz, docente do mesmo Departamento, contribui com uma reflexão sobre as relações do MAC USP, seu acervo e a arquitetura moderna brasileira. O trabalho em colaboração com docentes de outra unidade da Universidade vem ao encontro do perfil universitário do Museu que busca indicar vertentes de investigação em seu acervo a partir de uma perspectiva interdisciplinar.



Imagens para divulgação em http://1drv.ms/1PgmqbY

Exposição                           Visões da arte no acervo do MAC USP 1900-2000: Bastidores
Curadoria                           Ana Magalhães, Carmen Aranha e Helouise Costa
Abertura                             5 de dezembro de 2015, a partir das 11 horas
Encerramento                  28 de fevereiro de 2016
Funcionamento               Terça a domingo das 10 às 18 horas
Local                                     MAC USP Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Telefone                             11 2648.0254                    
                                               Entrada gratuita
                                               www.mac.usp.br

MAC USP – Comunicação Institucional
Sérgio Miranda – (11) 2648.0299 – smiranda@usp.br


Comentários