Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL ARTV - ROMATERAPIA HOLÍSTICA por MARIO PIRONE




ROMATERAPIA HOLÍSTICA por MARIO PIRONE - 
MÓDULO I - INTRODUTÓRIO - AROMATERAPIA CLÍNICA

Introdução aos poderes e virtudes dos óleos essenciais e como vem sendo utilizado por terapeutas e o público em geral para cuidados do corpo, da mente, do espírito e do ambiente.
Aromaterapia é o termo cunhado por Gattefossé, químico francês do inicio do século, para distinguir a utilização dos óleos essências como uma ciência em si e parte integrante da fitoterapia (estudo de plantas medicinais). O uso de óleos essenciais de plantas aromáticas tem uma longa história, desde a antiguidade até os nossos dias. Atualmente óleos aromáticos naturais além de fazerem parte de diversos medicamentos, cosméticos, almentos e remédios tradicionais, são usados por terapeutas corporais, massagistas esteticistas, médicos, enfermeiros, etc, como mais um recurso aliado a outras terapêuticas. 
Já psicólogos, técnicos de Feng Shui, decoradores, perfumistas se utilizam da Aromacologia, que é como se convencionou a chamar a influência das fragrâncias no temperamento, no comportamento e nas emoções, estudos estes liberados por neurofisiologistas; e finalmente o conhecimento milenar dos odores e seus reflexos na espiritualidade. Por suas características voláteis etéreas, resinas e óleos essenciais estão diretamente ligados ao aspecto transcendental do ser, evocando, inspirando, elevandoo a níveis de consciência superior.

MODULO I – AROMATERAPIA CLÍNICA - INTRODUTÓRIO
Introdução dos óleos essenciais. Descrição das principais plantas aromáticas utilizadas em Aromaterapia Clássica; suas origens, estudos e propriedades. Utilizadas em tratamentos alternativos e complementares.
• Precauções e contra indicações;
• Como usar óleos essenciais;
• No ambiente, no lar ou trabalho;
• Massagens, banhos, compressas, inalações
• Como preparar os tratamentos, proporções, validades e cuidados.

MODULO II – AROMATERAPIA SUTIL
MODULO III – AROMATERAPIA E MASSAGEM

A Aromaterapia presentemente possui um lugar em destaque entre as várias opções de tratamentos naturais. Na Europa, Japão e América ela já vem sendo utilizada há muitos anos, especialmente na Europa.
Países como a França, grande produtora de óleos essenciais, possui trabalhos científicos e pesquisas que iniciaram por vota de 1930, lá a medicina aromática conta com grandes médicos, químicos, farmacêuticos como o Dr.. Jean Valnet, Paul Belaiche, Fabrice Bardeau e na Itália Paolo Rovesti, que vem se dedicando nos últimos cinquenta anos, a pesquisa, utilização e divulgação de seus achados.
Na Inglaterra já na década de 50, alguns SPA´s tratavam da nobreza e artistas famosos, com a ida de Madame Margaret Mauri para Londres e a publicação do primeiro livro em língua inglesa sobre o assunto, iniciou-se o estilo inglês da Aromaterapia colocando ênfase na utilização via cutânea através de banhos e massagens.
Tive a oportunidade de estudar com alunos destes pioneiros e acompanhar a evolução. Com a publicação em 1977 do “Arte da Aromaterapia” de Robert Tisserand segunda publicação em inglês sobre o assunto e a organização de uma linha de óleos específicos para aromaterapia consolidou-se esta pratica por lá.
As massagens de reflexologia nos pés, mãos e cabeça, principalmente nos pés entraram na moda. Voluntários começaram a fazer um trabalho em hospitais, principalmente o Royal Masonic Hospital, e como os resultados eram muito positivos, a enfermeira chefe do Reino Unido pediu aos práticos desta terapia que fizessem um relatório de suas experiências, depois de dois anos este material foi analisado e enviado ao Ministério da Saúde e logo se oficializou a profissão de aromaterapeutas naquele país, isto em 1992. O ministro enviou circular aos médicos recomendando que enviassem seus pacientes para tratamentos complementares com aromaterapeutas e imediatamente formou-se um primeiro grupo de enfermeiros, que era de 600 pessoas, a partir daí tornou-se uma prática normal nos hospitais. O que levou logo em seguida a utilização de Aromaterapia Ambiental nesta e outras instituições.
Por outro lado neurofisiologistas já vinham há anos estudando como os aromas agiam no cérebro e atuavam nos temperamentos e emoções através do sistema límbico ou no cérebro olfativo desencadeando um processo de alguns tipos de hormônios responsáveis por alivio de dores e produtores de sensações de paz e felicidade, estas pesquisas geralmente financiadas pelas industrias de perfumes, avidaz de fórmulas perfeitas.
Na tradição oriental e ancestral em geral a utilização de substâncias aromáticas sempre ocupou lugar de destaque, e sistemas atuais se utilizam dos aromas associados às cores, sons, centros de energias no corpo e no ambiente.
O sentido do Olfato esta ligado diretamente a nossa sobrevivência e surge no bebe antes da visão, é o cheiro da mãe que permite aos bebes mamíferos identificarem e buscar o seio da mãe, isto porque envolta dos mamilos a um lugar que secreta feromônios personalizados, quase que únicos.
O sentido do olfato por estar ligado a sexualidade e aos instintos básicos foi considerado como inferior e sem importância. Tendo sido dada mais ênfase a visão e a audição atualmente saturadas pela mídia. O resgate do sentido do olfato vem junto com preocupações ecológicas de sobrevivência do planeta. Ditados antigos como: “Tem alguma coisa que não esta cheirando bem” ou “ Tem algo podre no reino da Dinamarca” sinalizam uma grande sabedoria inata.
Neste três módulos examinaremos as aplicações práticas dos aromáticos, terei a oportunidade de compartilhar minha experiência em todas estas áreas, além da apostila, também estarei passando um receituário básico de tratamentos pessoais, para o corpo, mente e ambiente.

MÁRIO T. M. PIRONE (1947) é o introdutor da Aromaterapia no Brasil, desde 1979 vem praticando e dando cursos de Aromaterapia holística e auto realização iniciou seus estudos e pesquisas em Londres (1971)
Passando pela East-West Foundation Alimentação Natural Anatomia, Fisiologia e Massagem na The Arnould Taylor Therapy College Fisiopatia e Aromaterapia The Faculty of Phisyatrics Massagem Vortex e “Chua Ka” Arica Insttute. Vários treinamentos de auto-realzação e clarificação da consciência do Curriculo Arica. Treinamento com vários professores do Instituto Esalen com Colon Crowley de abordagem bioenergética, Gerry Sector e Ann Parks de abordagem mais fluida.
Treinamento com Robert Saint John da técnica da massagem Metamórfica para pessoas com problemas de aprendizad e também prática de iridologia. Atualmente reside em Ilha comprida próximo a reserva ecológica da Juréia. Viaja mensalmente para São Paulo, Rio e outras cidades, fazendo atendimentos individuais, dando acessórias e ministrando cursos de Aromaterapia.

Data: 05 e 06 de dezembro de 2015
5/12 das 13hs às 18hs
6/12 das 13hs às 18hs

Valores:
300,00 até 15 de novembro em 2x => 150,00 no ato e 150,00 para 30/11
350,00 após 15 de novembro/15


Banco Bradesco
agência 3554
conta poupança 112683-0
Cely Garcia F pereira

Localização: 
Rua Wanderley, 1691
Perdizes - São Paulo

inscrições e maiores informações: 
email: celygarcia@hotmail.com
11.98249.9204 Tim/ Whatsapp

Com direito à certificado

Comentários