Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - Um Passo Atrás volta ao palco do TOP Teatro em janeiro

Um Passo Atrás -Camila Grazinano e Zemanuel Piñero -foto de Fernando Gardinali



LogoVerbena -5K.jpg
Um Passo Atrás volta ao palco
do TOP Teatro em janeiro

Com direção de Fabiana Carlucci, a montagem é um projeto da atriz Camila Graziano.

Depois de uma curta temporada em dezembro, o espetáculo Um Passo Atrás, texto de João Fábio Cabral, reestreia no dia 15 de janeiro, sexta-feira, no TOP Teatro, às 21h. Com direção de Fabiana Carlucci, a peça tem em cena os atores Camila Graziano e Zemanuel Piñero.

O enredo conta a história de Vick que, após a morte de sua mãe, retorna à casa de sua infância para resolver uma simples questão burocrática. Seu encontro com o inquilino Jorge, um artista plástico, traz à tona um passado cheio de segredos e um desfecho com revelações surpreendentes.

O texto foi escrito sob encomenda, a partir de um argumento elaborado por Camila Graziano, em parceria com a diretora. O ponto de partida de Um Passo Atrás é o luto com suas infinitas possibilidades, inevitável sempre que há o fim de uma relação, seja ela amorosa, profissional ou familiar. “O João Fábio conseguiu captar a essência do que Camila queria abordar nesse trabalho e escreveu uma história que reflete sobre o que é essencial à vida, como nos momentos em que, para seguirmos adiante, precisamos dar um passo para traz, rever nossa história e resgatar o que realmente é importante”, comenta Fabiana Carlucci.

Vick é uma mulher pragmática que obteve sucesso na carreira profissional fora do Brasil, mas guarda a frustração de não ter se dedicado também ao lado artístico. A peça começa no exato momento da morte de sua mãe, quando ela volta ao Brasil e descobre que está grávida. É preciso resolver questões burocráticas de herança, motivo que a faz retornar à casa onde viveu sua infância. Ela então conhece o inquilino Jorge, um artista plástico que a confunde com a dona de uma galeria com quem conversou ao telefone e que pode ser a sua salvação nesse momento. A possibilidade de expor as obras lhe devolve o entusiasmo e lhe traz expectativas. Mas o que parece ser um simples equívoco toma outras proporções: duas personalidades de universos completamente opostos se encontram, um passado comum vem à tona e juntos eles podem encontrar um novo caminho.

A direção de Fabiana busca construir a pulsação, a descoberta dessa relação. “A peça tem três momentos muito bem construídos: o primeiro da confusão entre dois estranhos, o segundo de um possível reconhecimento e o terceiro da revelação”. O tom realista de Um Passo atrás não nos afasta de uma construção idílica desse ambiente, já que o próprio texto condensa muitas reviravoltas e catarses. “A lacuna da paternidade vivida por Vick, que agora se vê na mesma situação em relação à sua gravidez e ao pai de seu filho, nos remete à teoria do Eterno Retorno, de Nietzsche, que diz respeito aos ciclos repetitivos da vida. Estamos sempre presos a fatos que marcaram o passado, ocorrem também no presente e podem se repetir no futuro. A opção na obra do dramaturgo João Fábio Cabral, é o resgate dessa história na possibilidade de resignar-se e seguir adiante, não sem antes dar um passo atrás”.

A trilha sonora (de Fernanda Galetti) é composta por boleros, ruídos de chuva e sons não diegéticos. O cenário (de Rogério Harmitt) é realista, considerando que a ambientação é da casa desse artista plástico caótico. A luz (de Hugo Peake) desenha o ambiente e dá temperatura aos climas estabelecidos nessa relação. “Tudo muito simples no sentido da unicidade. Nada como ornamento, tudo a serviço dos atores”. Finaliza a diretora.

Ficha técnica

Espetáculo: Um Passo Atrás
Texto: João Fábio Cabral
Direção: Fabiana Carlucci
Elenco: Camila Graziano e Zemanuel Piñero
Cenário e figurinos: Rogério Harmitt
Som: Fernanda Galetti
Luz: Hugo Peake
Direção de movimento: Vinicius Francês
Projeto gráfico: PontoZ Comunicação
Fotos: Fernando Gardinali
Assessoria de imprensa: Eliane Verbena
Produção: Camila Graziano
IMAGEM

Um Passo Atrás -foto de Fernando Gardinali

 
Um Passo Atrás -Camila Grazinano - foto de Fernando Gardinali 
Um Passo Atrás -Camila Grazinano e Zemanuel Piñero - foto de Fernando Gardinali

Um Passo Atrás -Zemanuel Piñero - foto de Fernando Gardinali


Serviço

Reestreia: 15 de janeiro. Sexta, às 21h
TOP Teatro
Rua Rui Barbosa, 201. Bela Vista/SP. Tel: (11) 2309-4102
Temporada: sextas e sábados (às 21h) e domingos (às 19h). Até 28/02
Ingressos: R$ 40,00 (meia: R$ 20,00). Bilheteria: 1h antes do espetáculo.
Duração: 60 min. Gênero: Drama. Classificação: 12 anos Capacidade: 50 lugares. Reservas pelo site: www.topteatro.com
Aceita dinheiro e cartões. Ar condicionado. Possui acessibilidade.


Assessoria de imprensa – Verbena Comunicação
Eliane Verbena / Deborah Zanette
Tel: (11) 2738-3209/ 99373-0181 – verbena@verbena.com.br


Comentários