Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL ARTV - MEMORIAL - Exposição “100 Ulysses Guimarães” começou na sexta-feira, dia 16/09/2016








set 01, 2016Sem comentários
Charges e caricaturas ilustram momentos da história de um dos mais respeitados políticos do país
De 16 de setembro a 16 de outubro, a Biblioteca Latino-americana do Memorial da América Latina recebe a exposição “100 Ulysses Guimarães”. A mostra, com curadoria de José Alberto Lovetro (JAL) e pesquisa de Gualberto Costa, comemora o que seria o centésimo aniversário de Ulysses.
Serão cerca de 70 caricaturas e charges expostas, que contam, através de ilustrações de cartunistas brasileiros, o protagonismo do chamado “Senhor Constituinte”. Alguns dos trabalhos são do período de atuação de Ulysses e outros inéditos.
“Mais uma vez o Memorial da América Latina e os cartunistas brasileiros são parceiros em uma iniciativa que remete a episódios significativos da nossa História e dos quais participou ativamente nosso homenageado”, disse o cineasta e escritor João Batista de Andrade, presidente do Memorial.
Complementando, o curador JAL destacou que não há como negar o protagonismo de Ulysses Guimarães: “Ele se tornou uma figura exemplar para as gerações seguintes. Sua história é ampla e rica e esta exposição apresenta um olhar cristalino do humor gráfico sobre aquele que é considerado um dos mais respeitados políticos brasileiros”.
As visitações a exposição são de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita.
Sobre
Ulysses Silveira Guimarães nasceu em Rio Claro, interior de São Paulo, no dia 6 de outubro de 1916  e morreu (desapareceu) em 12 de outubro de 1992, num acidente de helicóptero nos mares do Rio de Janeiro.
Catedrático em engenharia política, foi um dos responsáveis pela instalação do parlamentarismo em 1961, logo após a renúncia de Jânio Quadros. Participou também das duas Constituintes (em 1947 e 1988), enfrentou a ditadura militar e foi peça chave nas Campanha Diretas Já e na posse de Tancredo Neves (momento de passagem da ditadura para o governo civil).
Serviço
Data: de 16/09 a 16/10
Visitações: diária, das 9h às 18h
Local: Biblioteca Latino-americana – Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Acesso: Portões 1, 2 e 5
Entrada Gratuita
Classificação Livre



                                            CANAL
O SEU CANAL DE ARTES VISUAIS






Comentários