foto 4 Leo Lin |
Com “Um corpo só”, Cia Fragmento de Dança segue mostra de trabalhos no Kasulo
Em continuidade à mostra de trabalhos de repertório, inspirados na investigação de artistas, obras e conteúdos confessionais, a Cia Fragmento de Dança apresenta na semana de 17 a 20 de novembro, “Um corpo Só”, solo-depoimento em que Vanessa Macedo, diretora da companhia, retoma experiências significativas inscritas em seu corpo, fundindo passado e presente, num elo de negação, afeto e dor.Para o ingresso pede-se a contribuição de alimentos não perecíveis para doação.
De um novo jeito, experimenta a relação com os rigores da ginástica rítmica, a paixão pelo teatro, as aulas de piano, parte da infância vivida na França, isso tudo amalgamado à dança que lhe interessa hoje e habita suas criações: a fricção entre forma e sentido, a sedução por artistas e obras confessionais e a discussão do feminino.
Do espaço de memórias desta sua “ficção autobiográfica” ou “dança depoimento”, como tenta definir Vanessa Macedo, surge a descoberta de um corpo que contém todas as imposições sociais que aprisionam nossa natureza essencial. Personagem de si própria, é criança, filha, mãe em sonhos que atravessam e são atravessados de vida real e ficção.
Para “Um corpo só”, Vanessa Macedo contou com a bailarina e coreógrafa Angela Nolf, a atriz Janaina Leite e Maitê Molnar, integrante da Cia Fragmento de Dança, como colaboradoras no processo de criação. A trilha sonora e a guitarra de Carlos André e o piano de Vanessa Macedo receberam assessoria musical de Murilo Emerenciano. Daíse Neves assinou o figurino e André Prado o projeto de luz.
Próximas temporadas
Mais dois trabalhos compõem a proposta que segue nessa linha de abordagem de processos artísticos autobiográficos. Nas semanas de 24/11 a 4/12, é a vez de “Beije minha alma” (2008), criação coreográfica premiada no 12º Cultura Inglesa Festival (2008), que investiga a obra da artista plástica britânica Tracey Emin, conhecida por criar a partir de experiências pessoais de fracasso, humilhação, frustração e culpa, para suscitar questões ligadas às relações humanas, preconceitos e moralismos da sociedade.
O último trabalho a ser revisitado (de 8 a 11/12), “Corpos Frágeis” (2010), discute o feminino, considerando fragilidade e força como paradoxos próprios da existência, a partir do livro “Corpos Frágeis, Mulheres Poderosas”, de Maria Martoccia e Javiera Gutierrez, que reúne a vida de nove mulheres – entre elas Frida Kahlo e Virginia Woolf – figuras expoentes de seu tempo, que desbravaram questões de gênero e enfrentaram condições específicas de seus corpos relacionadas a doenças, acidentes e vícios.
A ação faz parte do projeto “Atravessamentos”, contemplado pela 20ª edição do Programa de Fomento à Dança.
______________________________ ____________
Serviço: Cia Fragmento de Dança
“Um Corpo Só”, de 17 a 20/11;
“Beije Minha Alma”, de 24/11 a 4/12;
“Corpos Frágeis”, de 8 a 11/12;
(quintas, sextas e sábados, 21h; domingos, 19h)
Kasulo - Espaço de Cultura e Arte
(Rua Sousa Lima, 300, Barra Funda, São Paulo 36667238)
Entrada: alimentos não perecíveis para doação
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: maiores de 16 anos
______________________________ ____________
Sinopses das criações a serem apresentadas no Kasulo
Um Corpo Só (2015)
17 a 20/11
Ficção autobiográfica. Dança depoimento. Espaço de memórias. Na retomada de experiências significativas inscritas no corpo, passado e presente se fundem, num elo de negação, afeto e dor. Vanessa Macedo experimenta, de um novo jeito, a relação com os rigores da ginástica rítmica, a paixão pelo teatro, as aulas de piano. Isso tudo se mistura à dança que lhe interessa hoje, fricção entre forma-sentido, sedução por artistas e obras confessionais, discussão do feminino. Sonhos que atravessam e são atravessados de vida e ficção.
Beije Minha Alma (2008)
24/11 a 4/12
Trabalho premiado no 12º Cultura Inglesa Festival (2008) que investigou a obra da artista plástica britânica Tracey Emin, conhecida por criar a partir de experiências pessoais de fracasso, humilhação, frustração e culpa. Na criação coreográfica, busca-se discutir situações relacionadas às relações humanas, preconceitos e moralismos da sociedade. Ao espectador, é proposto o lugar de voyeur, observador e invasor de um ambiente íntimo e solitário.
Corpos Frágeis (2010)
8 a 11/12
Coloca em cena a poética do feminino enquanto potência sensível. A pesquisa partiu do livro “Corpos Frágeis, Mulheres Poderosas”, de Maria Martoccia e Javiera Gutierrez, que reúne a vida e obra de nove mulheres, dentre as quais destacamos Frida Kahlo e Virginia Woolf. Em comum entre elas está o fato de terem sido figuras expoentes de seu tempo, desbravando questões de gênero e enfrentado condições de seus corpos relacionadas a doenças, acidentes, vícios. Em “Corpos Frágeis” não há personagens ou traços específicos dessas mulheres, e sim o interesse em discutir o feminino, considerando fragilidade e força como paradoxos próprios da existência.
Ficha técnica
Coreografia e Direção Vanessa Macedo | Assistência de coreografia Maitê Molnar |
Intérpretes Chico Rosa, Daniela Moraes, Diego Hazan, Flavia Tiemi, Maitê Molnar, Rafael Sertori e Vanessa Macedo | Colaboração artística Angela Nolf | Iluminação André Prado (Sandro Borelli – ‘Corpos Frágeis’) | Trilha sonora Gustavo Domingues (‘Nuvens Insetos’ e ‘Corpos Frágeis’); Carlos André e Vanessa Macedo, com colaboração de Murilo Emerenciano (‘Um Corpo Só’), Allen Ferraudo (‘Beije Minha Alma’) | Cenografia Nani Brisque (‘Beije minha alma’ e ‘Corpos Frágeis’) | Figurino Nani Brisque (pesquisa original de Beije Minha Alma e Corpos Frágeis), Daíse Neves (Um Corpo Só e releitura dos demais figurinos com colaboração da Cia. Fragmento) | Produção executiva Margarida Sequeira Duarte
Informações adicionais:
Elaine Calux – assessoria de imprensa
11 33689940 | 964655686
Links:
Um Corpo Só
Beije minha alma
Corpos Frágeis
Imagens:
UM CORPO SÓ-Fragmento de Dança - foto Leo Lin |
UM CORPO SÓ-Fragmento de Dança - foto 4 Leo Lin |
UM CORPO SÓ-Fragmento de Dança - foto 5 Leo Lin |
UM CORPO SÓ-Fragmento de Dança - foto 8 Leo Lin.jpg |
Comentários
Postar um comentário