Pular para o conteúdo principal

A VIDA NO CENTRO - Como o Centro de São Paulo participou do nascimento da TV no Brasil






Visualizar como página web


Tem blog novo no A Vida no Centro! O guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho, professor do Senac nos cursos de formação de Guia de Turismo,passa a escrever sobre a história de São Paulo. No texto de estreia de sua coluna, ele conta como o Centro participou do nascimento da TV no Brasil. 
E temos outra novidade boa nesta semana.
Estamos fazendo uma pesquisa, em parceria com o Observatório do Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (OTE), núcleo de pesquisas e inteligência da São Paulo Turismo (SPTuris),para entender como a pandemia impactou sua vida, o que mudou e que tipo de mudança você pretende implementar a partir de agora. Sua participação é muito importante. As respostas são confidenciais e não é necessário se identificar.
Você poderia separar uns minutinhos para respondê-la? Pode ser agora ou depois - quando for melhor pra você. 
Boa leitura e bom fim de semana!
DESTAQUES
A região central foi protagonista em diferentes episódios no começo da televisão no país, escreve Laercio Cardoso de Carvalhoem seu primeiro post no blog Histórias de São Paulo. 
Depois das lives, agora o setor de cultura se organiza para oferecer opções mais elaboradas de cultura online, como espetáculos de teatro, óperas, filmes, exposições e até visita guiada por prédios históricos. Veja as dicas no link do título.
HISTÓRIA
O episódio é pouco conhecido, mas provocou grande destruição: a Revolta de 24 é o maior conflito bélico na cidade de São Paulo e deixou centenas de mortos e milhares de feridos. Veja imagens históricas.
ENTREVISTA
Em 1918, São Paulo foi acometida por uma grande pandemia, a gripe espanhola. Nesta entrevista, o historiador José Roberto Walker, autor do livro Neve na Manhã de São Paulo, que se passa naquele período, conta como era a cidade no começo do século passado e como a gripe espanhola afetou a vida dos paulistanos.  
E se quiser ouvir a entrevista na íntegra, é só ir lá no nosso podcast.
PRÉDIOS HISTÓRICOS
Edifício-sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil, inaugurado nos anos 1950, é até hoje estudado como um importante projeto modernista no Centro.
CULTURA
Todo pensado para o suporte digital, a peça online foi escrita, produzida, ensaiada e é encenada a distância. As apresentações são ao vivo via Zoom e com os 18 atores do elenco atuando de suas casas por causa da quarentena. Saiba mais e veja como assistir.
E aqui você pode ouvir o podcast com Rodolfo García Vázquez, diretor do espetáculo e cofundador dos Satyros. Na conversa, ele fala sobre os bastidores da criação da peça digital, entre outros assuntos.
SUA CASA
Quer deixar a casinha mais verde, mas não sabe onde comprar plantas durante a quarentena? Fizemos uma listinha de lojas ou mesmo pessoas que trabalham por conta própria e estão vendendo online ou por WhatsApp. Veja onde comprar suas plantas, vasos, cachepôs, mudas e montar seu jardim ou hortinha para incrementar suas receitas.
SUSTENTABILIDADE
Com os bares e restaurantes fechados, a opção de muita gente para se alimentar tem sido o delivery de comida. Mas o que fazer com aquele monte de vasilhas? Como descartar embalagens de delivery corretamente para que o almoço de ontem não aumente o já gigantesco volume de plástico nos mares? Veja as dicas no link do título.
Se puder, compartilhe o link do formulário com seus amigos: https://bit.ly/30VmIAw
Enviado por A Vida no Centro
Centro de São Paulo. Email: contato@avidanocentro.com.br

Comentários