De 14 a 17 de junho (quarta a sexta, 20h | sábado, 18h), acontece, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, o resultado da ação “iNSAiO Convida”, um intercâmbio entre a Companhia dirigida por Claudia Palma e seis artistas que desenvolvem pesquisa e criação em dança: Lima Dorta, Mariana Taques, Nina Giovelli, Rebeca Tadiello, Renato Vasconcellos e Rubia Braga. A cada noite, serão levados ao público três trabalhos, em diferentes combinações (confira no serviço). A entrada é gratuita.
Nos encontros, que aconteceram em sala de ensaio, os artistas – três convidados e três selecionados por chamamento – foram, a um só tempo, provocadores e provocados, por meio do compartilhamento de procedimentos de criação, que possibilitaram o cruzamento entre os modos de criar dança.
“Estudos entre Fragmentações”, solo em construção de Rebeca Tadiello, procura traçar aproximações possíveis a partir da imagem da 'fragmentação', tensionando, diante da proposição de mover, uma constante "moldagem" do corpo, atravessado pelo digital e o virtual. Para a concepção, Tadiello contou com Ana Teixeira como provocadora. Fotografia: Victoria Cavalcante.
Rubia Braga, em “Formas Transitórias - matéria corporal involuntária”, urdi uma tecitura fragmentada, incompleta e indistinta, num emaranhado de camadas sobrepostas de osso, carne e pensamento. Fotografia: Paulo Cesar Lima
Inspirada livremente na vida e obra da violeira sul-mato-grossense Helena Meirelles, “Helena - na toada da estrada”, de Mariana Taques, remonta imagens e histórias marcadas pela aridez do bioma Cerrado, por pés descalços na terra, árvores tortas e ciclos de vida-morte. Taques conta com a co-direção de Manuela Aranguibel, provocação dramatúrgica de Osmar Zampieri, concepção de luz original de Rossana Boccia, figurino de Letícia Esposito e apoio do Jambu Galpão e Burkadagutti. Fotografia: Ian Maenfeld.
“Red Dance Rescue”, solo processual de Lima Dorta, propõe a preservação da memória das danças de resistência anti-fascistas, resgatando as origens políticas da dança moderna no início dos anos 20, nos Estados Unidos. O trabalho tem provocação de Jane de Oliveira, Yorrana Soares na iluminação e figurino de Lima Dorta. Fotografia: Geovana Fraga.
Para realização de “Será que estamos?”, de Renato Vasconcellos e Rodrig Raiz (Q?), foram adotados dois procedimentos básicos da cultura gay: amarrar uma toalha na cabeça e, a partir disso, incorporar gestos e movimentos que pudessem traduzir a melhor faceta de suas identidades, ainda que inventadas. A trilha sonora de Denis Duarte e DJ Mistaluba é interpretada ao vivo pelo músico George Ferreira. Fotografia: Giorgio D’Onofrio.
“Situação Sonoro-Coreográfica #03”, de Nina Giovelli e Otávio Carvalho, é um experimento para tocar texturas vermelhas, emocionadas, graves, brilhantes e mover a pergunta: como dança e som se somam na criação de uma atmosfera? Fotografia: João Maria da Silva Júnior
A ação “iNSAiO Convida” integra projeto contemplado pela 32ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura.
Imagens
Lima Dorta-Red Dance Rescue-crédito Geovana Fraga
Mariana Taques-Helena-na toada da estrada-crédito Ian Maenfeld
Nina Giovelli-Situação Sonoro-Coreográfica #03-crédito João Maria da Silva Júnior
Rebeca Tadiello-Estudos entre Fragmentações-c
rédito Victoria Cavalcante (1)
Renato Vasconcellos-Será que estamos-crédito Giorgio D Onofrio
______________________________
Serviço
14 a 17/6 (quarta a sexta, 20h | sábado, 18h)
Oficina Cultural Oswald de Andrade
(Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro – Tel: 11 3221-5558 e 3222-2662)
- 14/6 (quarta, 20h) – “Red Dance Rescue” (Composição, Pesquisa e Intérprete: Lima Dorta) + “Formas Transitórias” (Pesquisa e Dança: Rubia Braga) + “Situação Sonoro-Coreográfica #03” (Criação e Performance: Nina Giovelli e Otávio Carvalho).
- 15/6 (quinta, 20h) – “Estudos entre Fragmentações” (Concepção e Performance: Rebeca Tadiello) + “Situação Sonoro-Coreográfica #03” (Criação e Performance: Nina Giovelli e Otávio Carvalho) + “Helena - na toada da estrada” (Concepção, Direção e Interpretação: Mariana Taques)
- 16/6 (sexta, 20h) – “Formas Transitórias” (Pesquisa e Dança: Rubia Braga) + “Red Dance Rescue” (Composição, Pesquisa e Intérprete: Lima Dorta) + “Será que estamos?” (Criação, Direção e Interpretação: Renato Vasconcellos e Rodrig Raiz - Q?)
- 17/6 (sábado, 18h) – “Será que estamos?” (Criação, Direção e Interpretação: Renato Vasconcellos e Rodrig Raiz - Q?) + “Estudos entre Fragmentações” (Concepção e Performance: Rebeca Tadiello) + “Helena - na toada da estrada” (Concepção, Direção e Interpretação: Mariana Taques)
Classificação indicativa: 14 anos | Duração: 70 minutos
Acessibilidade: Sim
Entrada gratuita
Ficha Técnica
Direção geral e artística: Claudia Palma | Artistas convidados: Lima Dorta, Mariana Taques, Nina Giovelli, Rebeca Tadiello, Renato Vasconcellos e Rubia Braga | Design gráfico e Iluminação: Hernandes de Oliveira | Registro em Foto e Video: Hamilton Ramos | Assessoria de comunicação: Elaine Calux | Produção artística: Cristina Ávila | Produção: Cristiane Klein - Dionísio Produção Cultural
@insaiociadearte
Informações adicionais:
Elaine Calux – assessoria de imprensa
11 964655686 | 33689940
Comentários
Postar um comentário