Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL-ARTV - DANIEL SANTIAGO NO MAC NITERÓI

ARTE CONTEMPORÂNEA

Daniel Santiago no MAC Niterói só até domingo
Até domingo (24/8) é possível conferir a retrospectiva da carreira do pernambucano com curadoria de Cristiana Tejo e Zanna Gilbert

O artista recifense Daniel Santiago vem se tornando referência na arte contemporânea brasileira nos últimos anos com o aumento da visibilidade de seu trabalho. Na sua produção, a cidade, o corpo e outros elementos integram trabalhos que dialogam energicamente com o entorno. Recorrendo a experimentos para criar obras que questionam os próprios estatutos da arte, Santiago gera ricos diálogos com o público, marcados pela ironia e pela crítica política.

Até domingo 24/8, o Rio de Janeiro tem a chance de conhecer melhor a produção deste pernambucano na mostra O Brasil é o Meu Abismo, no MAC Niterói. A exposição cria chaves de entendimento para o universo poético de Santiago, evidenciando questões existenciais e experimentais que motivaram o artista ao longo de seus mais de 50 anos de produção.

A história atual da arte pernambucana passa, necessariamente, pelos trabalhos de Daniel Santiago, que começou a atuar nos anos 1950, tornando-se conhecido a partir dos anos 1960 e 1970, quando estabeleceu parcerias com nomes como Paulo Bruscky e Jomard Muniz de Britto”, observa a crítica de arte Cristiana Tejo, que assina a curadoria da mostra junto à inglesa Zanna Gilbert, com quem compartilha pesquisa sobre o artista.

A poética do cotidiano, o desenhar da paisagem cultural e a interferência no fluxo da cidade por meio de performances e instalações em espaços públicos são alguns dos componentes presentes na obra de Daniel Santiago. Somam-se a eles questionamentos filosóficos sobre a solidão, a vida e a liberdade; a aliança com a literatura e o teatro; a inventividade e espontaneidade como estratégias de sobrevivência e a colaboração contínua com outros artistas.


SERVIÇO
Exposição O Brasil é o Meu Abismo (Daniel Santiago)
Onde: Mac Niterói (Mirante da Boa Viagem, s/ nº, Niterói. Tel: (21) 2620-2400
Quando: até 24/8
Visitação: de terça a domingo,  das 10h às 18h
Ingressos: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia); entrada gratuita nas quarta-feiras

ASSESSORIA DE IMPRENSA/PR
Tatiana Diniz
Tel. (11) 953839717





Comentários