Pular para o conteúdo principal

WEB TV VISUAL-ARTV Galeria Pilar apresenta obras de Rosemberg Sandoval



Galeria Pilar apresenta obras do polêmico artista colombiano
Rosemberg Sandoval


​“Casita de Arroz, 2004/2007”


Mostra reúne obras que destacam a brutalidade, a violência e a dor de membros invisíveis da sociedade colombiana. Obras do artista integram o acervo da Casa Daros, de Zurique

A Galeria Pilar tem o prazer de trazer ao Brasil a primeira exposição individual do polêmico artista colombiano Rosemberg Sandoval. A mostra, que ocorre a partir de 19 de agosto, às 19h, é uma panorâmica sobre sua produção e reúne trabalhos em fotografia, vídeo e papel, criados entre 1981 e 2014, em sua grande maioria pertencentes ao acervo da Casa Daros Latinamerica, de Zurique (Suíça). Sua produção é conhecida pelo emprego da estética povera e utiliza ações altamente teatrais-anárquicas. A mostra fica em cartaz até 04 de outubro de 2014.

Um dos principais artistas contemporâneos da Colômbia, Rosemberg Sandoval utiliza a performance como meio máximo de expressão para discutir a pobreza, a extrema violência de seu país, a loucura e a morte. Entre os trabalhos a serem exibidos na Galeria Pilar, foram selecionadas obras que destacam a brutalidade utilitarista da sociedade e o descaso de seus párias, que se recusam a assumir responsabilidades. Sua escolha de materiais nos lembra o interesse em forças primitivas, violência e discursos de identidades enraizadas, como em trabalhos de consagrados artistas, como Ana Mendieta, e sua imersão no submundo, as referências à marginal-heróica de Helio Oiticica.

O artista, que foi guerrilheiro da insurgência dos 14 aos 20 anos de idade, desenhou com entranhas e sangue humanos e pintou usando a língua de um homem morto pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Por mais de vinte anos, Sandoval trabalhou com materiais corporais, tais como tripas, sangue e cabelos de cadáveres, trazendo à tona a dor de membros invisíveis da sociedade.

Algumas obras presentes na Exposição:


“10 de marzo de 1982. 1982.”
Vídeo de ação realizada em uma galeria de Bogotá com vísceras de animais amarradas em uma malha, criando uma veste umbilical.


“12 de Marzo de 1982”
Fotografia de uma instalação realizada em uma galeria de Bogotá. O artista reveste as paredes, o chão e o teto do espaço com jornais do dia 12 de março de 1982, além de pilhas de jornais manchados de sangue.


“Acciones Individuales”
Registro de 16 perfomances escritas com cabelo de cadáver humano sobre as paredes, pisos e salas do Museu La Tertúlia.


“Mugre”
Performance realizada em 1999, na qual o artista levou no ombro um indigente recolhido na rua até uma das salas do museu, usando-o como trapo sujo, foi desenhando com ele as paredes da instituição uma linha de dor sobre a parede branca da instituição. Depois, depositou o corpo do mendigo sobre uma plataforma branca, imaculada.


“Amazonas”
Série em papel em que o artista desenha o mapa da América Latina esfaqueando impiedosamente um pedaço de papel.

Serviço:

Exposição Individual
Salvaje - Rosemberg Sandoval
Abertura: 19/08/2014; terça-feira das 19 às 22h
Período Expositivo: 20/08/2014 a 04/10/2014
terças às sextas das 11 às 19h
sábados das 11 às 17h

Galeria Pilar
Rua Barão de Tatuí, 389 - Santa Cecília
CEP: 01226-030 - São Paulo - SP
Entrada e classificação Livre

Obrigado,
Tiago Santos
TREMMA COMUNICAÇÃO
Alameda Eduardo Prado, 723, c. 13
Tel. (11) 2679-6721 | 98489-8228.
http://tremmacomunicacao.wordpress.com






Comentários