Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL-ARTV - ZIPPER Galeria - DANIEL ESCOBAR | A NOVA PROMESSA






// DANIEL ESCOBAR | A NOVA PROMESSA

A partir de 3 de setembro, a Zipper apresenta "A Nova Promessa", individual do artista gaúcho Daniel Escobar. Com curadoria de Daniela Labra, a mostra parodia os mecanismos comerciais que inundam o imaginário das pessoas com garantias enganosas de excelência, sofisticação e felicidade imediata.

Convidamos também para uma conversa/visita guiada com o artista e a curadora, a realizar-se no dia 4 de setembro, a partir das 17 horas.

"A Nova Promessa" dá continuidade à mostra individual "Seu Lugar é aqui, Seu Momento é Agora" apresentada pelo artista em junho de 2014 no Santander Cultural, em Porto Alegre. A exposição partiu de uma investigação das estratégias publicitárias do mercado imobiliário para discutir a compra e venda dos desejos de consumo no mundo contemporâneo. A peça central da mostra foi a obra Anuncie Aqui, um painel outdoor de tamanho real instalado dentro da instituição, disponível como espaço de mídia e alugado mediante um contrato entre o artista e o anunciante.

Em "A Nova Promessa", um novo espaço publicitário será instalado para discutir o loteamento do meio urbano, a função da galeria em tempos em que a cultura é também uma mercadoria, e o fetiche do meio artístico global por artistas jovens que a cada temporada de megaeventos de arte, como as Bienais, são apresentados por curadores e marchands como novas promessas de renovação conceitual e estética.

Sobre o artista:
Daniel Escobar nasceu em Santo Ângelo, RS, em 1982. Vive em Porto Alegre, RS. Graduado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a sua pesquisa aborda as paisagens do desejo criadas pelo consumo e pelo entretenimento, a partir da apropriação de objetos ou símbolo ordinários e cotidianos, próprios ao mundo urbano. Entre as mostras individuais recentes destacam-se Seu Lugar é Aqui, seu Momento é Agora, Santander Cultural (Porto Alegre, 2014) e Paredes Falsas, Programa de Exposições do CCSP (São Paulo, 2013). Participou de exposições como: X Bienal de Arquitetura de São Paulo (2013); 18o. Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil (2013); Jenseits der Bibliothek, Frankfurt Book Fair (Frankfurt, 2013) e Além da Biblioteca, Museu Lasar Segall (São Paulo, 2011). Participou de residências como Bolsa Pampulha (Belo Horizonte, 2008-2009) e Atelier de Gravura da Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre, 2011). Entre as premiações, destacam-se o Prêmio Aquisição do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (2013), Prêmio Funarte de Arte Contemporânea (Belo Horizonte, 2011) e Prêmio Fiat Mostra Brasil (São Paulo, 2006). Em 2012, realizou sua primeira exposição individual internacional na RH Gallery, em Nova York. Possui obras em acervos públicos e privados no Brasil e no exterior.

__________________________



// FERNANDO VELÁZQUEZ | DA SÉRIE MINDSCAPES, #L1 AFTER DAN FLAVIN

"Da série Mindscapes, #L1 after Dan Flavin", instalação multimídia criada pelo artista Fernando Velázquez, é composta de uma matriz de 16 barras de neon dispostas num grid de 4m2 e quatro alto-falantes. Na instalação, um algoritmo de realidade artificial responde à presença dos visitantes e ativa o conjunto numa sequência luminosa e sonora generativa e infinita. Nesta obra o artista dá continuidade às pesquisas da série Mindscapes, que inclui vídeos, impressões digitais em plexiglass, instalações interativas, e performances audiovisuais, nas quais explora a ideia de paisagem relacionada à atividade cerebral, ao pensamento, e ao imaginário.

Sobre o artista:
Fernando Velázquez nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1970 e é artista multidisciplinar. Suas obras incluem vídeos, instalações e objetos interativos, e performances audiovisuais. Mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Senac-SP, participa de exposições no Brasil e no exterior, com destaque para a Emoção Art.ficial, Bienal de Arte e Tecnologia (Brasil, 2012), Bienal de Cerveira (Portugal, 2013 e 2011), Mapping Festival (Suiça, 2011), WRO Biennale (Polônia 2011), On_off (Brasil, 2011), Bienal do Mercosul (Brasil, 2009), Bienal de Tessalônica (Grécia, 2009), Bienal Ventosul (2009), e o Pocket Film Festival no Centro Pompidou (Paris, 2007). Obteve dentre outros o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (Brasil, 2009), Mídias Locativas Arte.Mov (Brasil, 2008), “2008, Culturas” e o Vida Artificial (ambos na Espanha, 2008). Foi curador do Motomix 2007, Papermind Brasil, Dorkbot São Paulo e do Projeto !wr?. Professor da PUC-SP, vive e trabalha em São Paulo.

// SERVIÇO
Rua Estados Unidos, 1494
Jd. América - São Paulo - SP
De 3 de Setembro a 4 de Outubro
Segunda à sexta das 10h às 19h
Sábado das 11h às 17h

Comentários