Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - GALERIA TATO "Inside – Deslocamentos Da Street Art"

 
 
 
 
"Inside – Deslocamentos Da Street Art"
Curadoria de Paulo Trevisan
Abertura: 16 de agosto de 2014, das 12h às 16h.
Galeria TATO
 

"Estranho", de Iaco Viana
Exposição na Galeria TATO discute o espaço e o suporte da “street art”
As ruas da cidade de São Paulo são vias de comunicação. Espaços de fluxo de pessoas, elas também são canais para a apresentação de imagens. Pelo menos desde meados da última década de sessenta, muros e paredes públicos foram ocupados com manifestações de protesto ou frases e palavras poéticas. No transcorrer dos anos seguintes, as figuras se associaram a já existente prática da escrita. Desde então, a exemplo de outros grandes centros urbanos, tais como Berlin e Nova York, lambe-lambes, stickers, desenhos, palavras e pinturas proliferam-se pelas ruas da capital paulista. Dotadas de um sentido do imediato, da apreensão rápida e de sintonia com a velocidade do olhar em trânsito, as manifestações dastreet art se configuram sobre um repertório de imagem visual: cores vibrantes, traços definidos, tendência à planura e economia de elementos figurados. No que tange ao sentido criado por essas manifestações, a contextualização delas no espaço urbano é na maioria das vezes determinante. Tendo em vista esses pressupostos, a presente exposição visa tensionar o problema do espaço de apresentação dessas imagens e destacar a força de seu aspecto visual mesmo quando deslocadas do ambiente das ruas para os espaços fechados vinculados à circulação da arte. Dessa forma, a imagética da street art continua a oferecer possibilidades de criação ainda que migre de muros e paredes para suportes como o papel, a tela ou torne-se uma peça tridimensional. Ao se prolongar as pesquisas artísticas para além do espaço público, poéticas individuais pautadas na força da imagem e da escrita aprofundam-se e novas formas de recepção dessas imagens são estabelecidas.


Paulo Trevisan


ARTISTAS

IACO - com uma caligrafia particular, palavras e neologismos são disseminados pela superfície de paredes, tapumes, orelhões, muros etc. Um sentido visual de horizontalidade que se expande no ritmo do passante acompanha a construção irônica e bem humorada desses ditos. A rapidez do gesto caligráfico é mantida na configuração de dinossauros que irrompem em sítios diversos da urbe.

SOCIDAS MAKFLAY - pássaros, sapos, e outros animais humanizados ou fazendo uso da indumentária atual são produzidos pelo artista em suas intervenções pela cidade. Marcados, muitas vezes, pela cor clara e esverdeada, esses personagens associados à lua, ao mar, ou a quedas d`água inspiram um contraponto crítico à dura rotina da vida diária das cidades e anunciam um campo de possibilidades para uma existência mais integrada ao mundo natural.

LUIZ83 - uma das características da escrita no ambiente público da cidade é sua metamorfose em imagem. Exemplo primoroso dessa prática, o artista transfigura letras e palavras em volumes gráficos, abstrações de design refinado, choques contrastantes entre claro e escuro e inconfundível dinamismo rítmico. Esse adensado de um espectro de caos meticulosamente ordenado pelo desenho pode ser uma síntese das experiências múltiplas e sobrepostas que temos constantemente ao experienciarmos a metrópole.

MAURO NERI - a ativação do entorno é uma das tônicas na produção do artista que ao difundir pela cidade suas imagens e dizeres recontextualiza espaços e resignifica a escrita. Palavras ora combinadas, ora divididas tecem observações sobre o modo como operamos nossas vidas em suas rotinas. O ato de olhar é convocado para instigar uma nova percepção dos ambientes e uma postura crítica é evocada para nossas ações.

KALEB (Alex Romano) – a serenidade e o clima onírico são aspectos despertados ao nos depararmos com as figuras de seres voadores que se espalham pela capital paulista. Sintéticos na aparência, esses personagens são extremamente eficientes ao imprimir ritmo e alegria nas suas posições de mergulho no ar, danças espiraladas ou saltos rumo ao céu. Quando transpostos para o tridimensional, esses seres que se alongam não deixam esses aspectos se perderem e, pelo contrário, ganham nova graça.
_
Serviço:
"Inside – Deslocamentos Da Street Art"
Curadoria de Paulo Trevisan
Abertura: 16 de agosto de 2014, das 12h as 16h.
Período expositivo: 16/08/14 à 04/10/14
_
GALERIA TATO
Pinheiros: Rua Mateus Grou, 576 | (11) 98171-2121. Seg. à sex., 10h/19h; sáb., 10h/16h.
tato@galeriatato.com | www.galeriatato.com

Comentários