Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL ARTV - FRED MARTINS LANÇA NOVO CD



LogoVerbena -5K
Fred Martins lança novo CD em show
solo no Teatro Décio de Almeida Prado

Fred Martins -vertical -divulgação 1bbO cantor-compositor Fred Martins faz show de lançamento de seu novo CD, Para Além do Muro do Meu Quintal, no dia 29 de novembro, domingo, noTeatro Décio de Almeida Prado, às 19 horas. O espetáculo tem entrada franca e os ingressos podem ser retirados a partir das 14 horas, no dia do show.

O nome do disco é um verso de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa), extraído do poema Noite de São João, também musicado por Fred. O trabalho foi gravado em Lisboa, Portugal, com produção musical do pianista e arranjador açoriano Paulo Borges e traz participação especial da cantora cabo-verdiana Nancy Vieira e do paulistano Renato Braz.

Com um DVD e três CDs lançados no Brasil, Fred Martins registra neste disco algumas canções marcantes de sua trajetória. São composições que se tornaram indispensáveis em seus concertos, inclusive aquelas que ficaram também conhecidos nas vozes de outros intérpretes como Ney Matogrosso, Maria Rita, Renato Braz e Zélia Duncan. “É um disco comemorativo que reúne minha experiência no Brasil e pelo mundo fora, reúne também parceiros e músicos que admiro”. Vivendo na Espanha (região da Galícia), há cinco anos, o artista explica que o novo trabalho registra a impressão que teve da Europa. O disco é de ‘música brasileira’, mas dialoga com essas outras culturas e traz as sonoridades experimentadas em décadas de carreira. “Reconhecer Brasil na Península Ibérica, nossos colonizadores, com sua música popular forte e poética, foi inspirador e ampliou as fronteiras da arte”, comenta Fred.

Tendo como fio condutor a voz e o violão de Fred Martins, as canções recebem tratamento camerístico e predominantemente acústico ou eletroacústico (com filtragem sonora, teclados vintage e piano minimalista de Paulo Borges). O violoncelo, de Sergio Menem, ganha destaque entre as percussões de Márcio Bahia, Alexandre Frazão e João Ferreira e a sonoridade árabe é acentuada pelo uso do cumbus (instrumento de cordas de origem turca). Também atuam neste disco os músicos Bony Godoy (baixo), Marcelo Martins (flautas) e Pedro Pascual (acordeão diatônico). E o projeto gráfico tem assinatura do premiado artista Pablo Giraldez, o Pastor.

Para Além do Muro do Meu Quintal – Faixa a faixa

Capa CD -bbAbrindo o CD Para Além do Muro do Meu Quintal, a inédita “Terras do Sem Fim” (parceria com Roberto Bozzetti) aborda o imaginário amazônico Brasileiro, a partir de poema de Raul Bopp (Cobra Norato), e tem participação preciosa do cantor Renato Braz. A toada-xote “Novamente”(Parceria com Alexandre Lemos; já gravada por Ney Matogrosso) passeia pela sonoridade ibérica influenciada pela colonização dos mouros, que também pousa no nordeste brasileiro. Destaque para os pandeiros de Márcio Bahia, o som oriental do cumbus (Fred Martins) e o violoncelo de Sérgio Menem. “Noite de São João” (que teve registro também no DVD Tempo Afora) é um poema de Alberto Caeiro que Fred Martins musicou, do qual foi extraído o verso que dá nome álbum. “Esta música é muito representativa do atual momento de minha vida, gravando meu primeiro CD fora do Brasil”, comenta o artista.

A quarta faixa, “Flores” (de Fred Martins e Marcelo Diniz; conhecida na voz de Zélia Duncan), mostra a interpretação do autor para essa bela e divertida arquitetura poética. Já a melancólica “Meu Silêncio” (dele e Fred Girauta) mostra a perfeita harmonia da voz e do violão de Fred Martins para falar de solidão. Com participação da cabo-verdiana Nancy Vieira, “O Samba Me Diz” (de Fred e Marcelo Diniz; gravada anteriormente por Regina Machado) é um samba com tratamento bossa que tem a clássica leitura da música brasileira: apresenta a obra em primeiro plano. Segundo Fred Martins, “Poema Velho” é a música mais nordestina do disco. É quase um lamento com letra de seu parceiro de longa data, o poeta Manoel Gomes. A oitava música do CD, “Telefonema” (parceria com Marcelo Diniz), tem estética pop tropicalista, onde o samba abraça o blues. Na sequência, vem outro samba tradicional: “Sem Aviso” (com Francisco Bosco) que segue a ‘linha Nelson Cavaquinho’, gravado também por Maria Rita. E, fechando o álbum, estão duas músicas compostas com Marcelo Diniz. Parceiros desde a adolescência, eles se afastaram por 10 anos. Do reencontro musical nasceu “Tempo Afora”, a primeira da fase profissional. A última, “Depressa a Vida Passa”, é um soneto musicado. “Gosto das rimas que imprimem a idéia de tempo, que materializam o tempo onipresente”, finaliza Fred Martins.

Informações / CD

CD: Para Além do Muro do Meu Quintal
Artista: Fred Martins
Selo: Sete Sóis (http://www.setesois.com.br)
Distribuição: Tratore (www.tratore.com.br). Preço sugerido: R$ 20,00

Serviço

Show: Fred Martins
Dia 29 de novembro. Domingo, às 19 horas
Teatro Décio de Almeida Prado
Rua Cojuba, 45 - B. Itaim Bibi/SP. Tel: (11) 3079-3438
Grátis - ingressos na bilheteria a partir das 14h no dia do show.
Duração: 60 min. Classificação: livre. Capacidade: 186 lugares

Assessoria de imprensa – VERBENA COMUNICAÇÃO
Eliane Verbena / Deborah Zanette
(11) 2738 3209 – 99373 0181 – verbena@verbena.com.br


Comentários