Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAL ARTV - MAC- CAMPOS ALTERADOS

CAMPOS ALTERADOS
cubo verde -< cubo branco

imagens disponíveis em  http://1drv.ms/1Psn2K3

Desde 2014, uma fazenda tradicional cafeeira no interior de São Paulo, próximo à cidade de São José do Barreiro, recebe o programa rural.scapes - Laboratório em Residência,  criado pelos artistas Rachel Rosalen e Rafael Marchetti, que assinam juntos vários projetos de arte e tecnologia. O programa propõe o deslocamento da produção artística dos grandes centros urbanos, tendo como foco a pesquisa, articulação, reflexão, práticas transdisciplinares artísticas e produção crítica em um ambiente rural produtivo na era da informação.

Parte do resultado das residências realizadas em 2014 e 2015 pode ser vista pelo público na exposição Campos Alterados, que o Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura no dia 14 de novembro, a partir das 11 horas. São 25 trabalhos – entre objetos, instalações, vídeos, fotografias e performances - de artistas e coletivos do Brasil e de países como Alemanha, Suécia, Argentina, Itália, Equador, África do Sul, México, Colômbia, França, Chile e Iraque.

O programa rural.scapes – laboratório em residência oferece como elemento principal de pesquisa e criação o ambiente rural local, abrindo diálogos e estimulando a criação de leituras, intervenções, espaços de compartilhamento e possíveis trânsitos, conexões, rupturas e integrações com este território específico. O próprio laboratório em residência é uma intervenção com implicações locais. Esse contexto promove o desenvolvimento de propostas relacionadas à pesquisa e criação de obras e intervenções a partir do uso e conhecimento das tecnologias pré-existentes no ambiente rural, considerando as dinâmicas sociais, os recursos naturais e o patrimônio histórico da região. As mecânicas da lavoura dialogam com circuitos integrados e a alta tecnologia passa a conviver com as sabedorias ancestrais e os ofícios da roça.

A exposição apresenta trabalhos dos seguintes artistas: Alexandre Heberte, Marcelo Armani, Ana Laura Cantera, Anja Ganster, Enrico Ascoli, Luiz Duva (duVa), Marit Lindberg, Patricio Dalgo, Themba Mbuyisa, Denise Alves, Johan Suneson, Arte a 360 Grados, Hamilton Mestizo, Paloma Oliveira, Mateus Knelsen, Ricardo Garlet, Isabelle Arvers, DUO b, Cristian Espinoza, Mohamed Rabiei, Jorge Crowe e Aniara Rodado. Na abertura da exposição acontece a performance TearNOISE, de Alexandre Heberte e Marcelo Armani.



Exposição                           Campos Alterados
Curadoria                           Rachel Rosalen e Rafael Marchetti
Abertura                             14 de novembro de 2015, a partir das 11 horas
Encerramento                  21 de fevereiro de 2016
Funcionamento               Terça a domingo das 10 às 18 horas
Local                                     MAC USP Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Telefone                             11 2648.0254                    
                                               Entrada gratuita
                                               www.mac.usp.br


imagens disponíveis em  http://1drv.ms/1Psn2K3



SÉRGIO MIRANDA - jornalista
comunicação institucional
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
11 I 2648.0299 I smiranda@usp.br


imprima com responsabilidade

Comentários