Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - MEMORIAL - HOMENAGEM A GRANDE OTELO




Biblioteca do Memorial abre mostra
 em homenagem a Grande Otelo 

No ano em que se comemora o centenário de nascimento de Grande Otelo, a biblioteca do Memorial da América Latina presta uma singela homenagem ao artista com exposição de fotos, livros e filmes de seu acervo. A mostra fica em cartaz de 10 a 30 de novembro, de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e, aos sábados, até 15h. A entrada é gratuita, pelos portões 1, 2 e 5.

A obra de Grande Otelo (1915-1993), nome artístico de  Sebastião Bernardes de Souza Prata, conta com 125 títulos na TV e no Cinema. É reconhecido por fazer parte do início da teledramaturgia brasileira, além integrar o movimento brasileiro inspirado na nouvelle vague e liderado por Glauber Rocha, o Cinema Novo. Em sua trajetória, ainda deixou sua marca no teatro de revista, onde começou, e um trabalho significativo como compositor.

Dentre os livros expostos, estará “Este mundo é um pandeiro: A chanchada de Getúlio a J.K” de Sérgio Augusto, que apresenta as aventuras cinematográficas dos anos 1940 e 50 no qual Grande Otelo teve importante papel com o parceiro Oscarito. 

Poderão ser vistos os filmes “Metido a Bacana” (1957) de J.B. Tanko, primeira chanchada estrelada pela dupla Ankito e Grande Otelo, “Rio Zona Norte“ (1957) de Nelson Pereira dos Santos e a icônica adaptação homônima da obra de Mario de Andrade, “Macunaíma” (1969), com direção de Joaquim Pedro de Andrade.


Imprensa Memorial

Marilia Balbi, Daniel Pereira, Diego Carlos e Bruna Sanches.
Tel. 3823-4644/ 4647/4772/4776


Comentários