anais da guerra
“Não sei se vão jogar uma bomba na minha cabeça dentro de uma hora”
Na Embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, mais de cem pessoas tentam obter ajuda para deixar o país em meio ao ataque russo. A situação é tensa – e o trabalho diplomático se concentra em ajudá-las no deslocamento em segurança. Leia aqui.
MONICA GUGLIANO
tempos da peste
Tropa de mensageiros
Assim que a pandemia começou a se alastrar pelo mundo, em 2020, médicos da BioNTech lançaram um projeto dedicado a produzir uma vacina contra a Covid. A saga, que levou à descoberta, é tema do livro A Vacina. A piauí abre um trecho aos leitores.
JOE MILLER
questões estruturais
Negar racismo não reduz mortes de negros
Neste início de 2022, o Brasil discute três casos de violência letal contra pessoas negras – episódios que, infelizmente, não são raros. O risco de um negro ser vítima de homicídio no país é 2,6 vezes o de um não negro. Leia no artigo.
DAVID MARQUES E MARTIM CABELEIRA DE MORAES JÚNIOR
depoimento
O bloco dos sem renda
O cancelamento do Carnaval de rua em várias cidades do país frustrou os planos de quem vive dele. É o caso do músico Pablo Beato que, em depoimento, relata a angústia de mais um ano sem trabalho. “Muitos não sabem, mas a gente que trabalha com a folia vive dela o ano inteiro”, diz.
PABLO BEATO
=igualdades
Mais longe da escola
A pandemia deixou centenas de alunos brasileiros distantes da escola e do aprendizado. As crianças de 5 a 9 anos apresentaram o maior crescimento na taxa de evasão escolar, passando de 1,4% para 5,5%. O =igualdades destrincha esses dados.
AMANDA GORZIZA, THALYS BRAGA E RENATA BUONO
podcasts
Foro de Teresina #189
O Foro comenta o ataque russo à Ucrânia, analisa o pacote de benefícios aventado para promover a popularidade de Bolsonaro e fala do tráfico das armas compradas por colecionadores e atiradores.
colunistas
O Caso Celso Daniel – novelo embaralhado (2)
Eduardo Escorel comenta os episódios finais da série sobre o assassinato de Celso Daniel. Ao enfileirar entrevistas e testemunhos sem diferenciar seus respectivos méritos, a produção deixa de ir além da superfície dos fatos. Leia na coluna.
EDUARDO ESCOREL
Comentários
Postar um comentário