Pular para o conteúdo principal

A semana na piauí #99







 
 

pedagogia do autoritarismo

O irmão húngaro

Como o primeiro-ministro Viktor Orbán, no poder há quase doze anos, está transformando a Hungria numa autocracia de extrema direita – e por que Bolsonaro o admira tanto. Confira a reportagem na piauí_186.

JOÃO GABRIEL DE LIMA

 
 

anais da guerra

“Aguentar”: diário de uma família em Kiev

Em depoimento, morador da Ucrânia relata o que viveu em 13 dias de guerra, entre sirenes, medo e solidariedade.

ROMAN YUKHNOVETS

 

anais da desglobalização

Na guerra, sobe a política, desce a globalização

Isolamento russo mostra que o Ocidente priorizou segurança em detrimento do mercado, um movimento inédito nos últimos anos. Leia na análise.

OLIVER STUENKEL

 

questões literárias

Melhores leituras de 2021

Estatística, história, violência policial, ciência, romance e poesia – tem um pouco de tudo na seleção de livros feita pela equipe da piauí. Confira a lista.

 

 
 

=igualdades

Uma polícia ainda mais violenta

No ano passado, a PM do Rio matou 109 pessoas a mais que em 2020. A título de comparação, o Rio de Janeiro tem metade da população de São Paulo, mas o total de mortes em ações da polícia fluminense é o dobro das causadas pela paulista. Veja o raio X da violência policial no =igualdades.

THALLYS BRAGA E RENATA BUONO

 
 
 

podcasts

Foro de Teresina #191

Foro comenta as falas machistas do deputado estadual Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas refugiadas, os desdobramentos do conflito na Ucrânia e a posse do presidente chileno Gabriel Boric.

 
 

colunistas

Presidente Zelensky – de comediante a herói

A figura de Zelensky, que passou de comediante a herói internacional, faz lembrar o personagem Emanuele Bardone, do filme Il Generale della Rovere. Resta saber se o ucraniano ficará marcado pelo idealismo ou pela renúncia. Leia na coluna.

EDUARDO ESCOREL

 

cartuns

Cartum de Reinaldo Figueiredo

 
 
 
 

Encontre-nos nas redes sociais

FacebookTwitterInstagram

Comentários