WEB TV
www.visual-artv.blogspot.com.br
www.visual-artv.tv.br
VÍDEO DA EXPOSIÇÃO DE CARICATURAS BORBO LETRAS -
HOMENAGEM A GARCÍA MÁRQUEZ
Homenagem a Gabriel García Márquez começou dia 16/05/14
- Gabriel García Márquez
- Nascimento: 6 de março de 1927, Aracataca, Colômbia
- Falecimento: 17 de abril de 2014, Cidade do México, México
- Cônjuge: Mercedes Barcha (de 1958 a 2014)
- Prêmios: Nobel de Literatura, Prémio Rómulo Gallegos, Neustadt International Prize for Literature, Prêmio Ariel de Melhor Argumento Original
-
EXPOSIÇÃO BORBO LETRAS
BORBO LETRAS é o sugestivo título da exposição com que o Memorial da América Latina e a Associação dos Cartunistas do Brasil vão homenagear o escritor Gabriel Garcia Márquez, com a participação de mais de 70 cartunistas de várias partes do mundo. A mostra, no saguão da Biblioteca Latino-Americana do Memorial, será inaugurada às 18h do dia 16 de maio, um mês depois da morte do Nobel de Literatura de 1972.
No mesmo dia, e também na biblioteca, será inaugurada a exposição Gabo, eterno em sua literatura, com os livros que ele publicou no Brasil, simultaneamente à exibição do filme Conexão Internacional Gabriel Garcia Márquez, dirigido por Walter Salles Jr, que reproduz na íntegra a entrevista que o escritor concedeu ao repórter Roberto Dávila para a extinta TV Manchete em 1987. A biblioteca fica aberta à visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, de 9h às 15h.
BORBO LETRAS - que fica em cartaz até 21 de junho – é a primeira homenagem de cunho internacional que será prestada em São Paulo ao escritor colombiano, que por várias ocasiões colaborou com textos e artigos para a Revista Nossa América, publicação do Memorial da América Latina. A ideia do título foi inspirada em Maurício Babilônia, personagem do livro Cem Anos de Solidão, o mais conhecido de Garcia Márquez. “Ele vivia sempre envolto em uma nuvem de borboletas amarelas”, lembra JAL, presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e organizador da mostra, em parceria com o espanhol Francisco Punal.
Segundo João Batista de Andrade, “um grande escritor fecunda a língua como a chuva a terra. A morte de Gabriel García Marquez deixa
o chão árido, mas sua obra e seu exemplo estão aí para nos fecundar. A ausência de Gabo é sentida especialmente no Memorial, pois o colombiano é nosso companheiro de viagem desde o início. Já em 1990 o livro intitulado “Memorial da América Latina” trazia o artigo “A solidão da América Latina”, de sua autoria. Outras colaborações viriam para a revista Nossa América. A última foi em 2007 com a matéria “O nosso Hemingway”.”
Estão confirmados cartunistas de vários países e continentes, como Baptistão (SP), Fernandes (SP), Daniel Paz (Argentina), Boligan (Colômbia), Dario Castillejos (México), Jbosco (PA), Calarcá (Colômbia), Mikio (Japão), Raul De La Nuez (USA), Éden (Uruguai), Cau Gomes (MG), Samuca (PE), Amorim (RJ), Túrcios (Espanha). “Será uma exposição imperdível para todos que curtem a arte da literatura e a arte do desenho. Dois mundos que se fundem nos livros e invadem a vida das pessoas”, enfatiza José Alberto Lovetro, o JAL.
Serviço:
Exposição Borbo Letras
Homenagem a Gabriel García Marquez
16 de maio a 21 de junho
seg a sex, 10h às 17h, sáb 10 às 17h
Biblioteca do Memorial
GRÁTIS
Homenagem a Gabriel García Marquez
16 de maio a 21 de junho
seg a sex, 10h às 17h, sáb 10 às 17h
Biblioteca do Memorial
GRÁTIS
Comentários
Postar um comentário