Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

VISUAL-ARTV - CCJ CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE - PROGRAMAÇÃO DE JUNHO

Centro Cultural da Juventude
Programação de Junho
Todas as atividades do CCJ são gratuitas.
Horário de Atendimento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
Tel. (11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br | ccj.art.br


CURSOS E OFICINAS
OFICINA DE DESENHO PARA GRAFITE
A oficina de grafitti pretende atingir um público de jovens frequentadores, que procuram algo relacionado às artes visuais para aprender ou aprimorar. Nesses encontros a ideia é que iniciemos em um processo teórico introduzindo história e aplicação de algumas técnicas, logo em seguida o embasamento prático, utilizando carvão e trabalhando as dimensões e escala de cores, dando sequência ao trabalho com pinturas no próprio CCJ nos espaços Alameda, HQ teca e Brinquedoteca.
Oficineiro: MENC.
Dias 4, 5 e 6/06, quarta, quinta e sexta, das 10h às 12h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 14 anos. 20 vagas. Inscrições a partir de 24/05 na recepção do CCJ e online em www.inscricoes.ccj.art.br.

FOTOGRAFIA E FILMAGEM DE ESPORTES RADICAIS
Aprenda como obter o melhor ângulo daquela manobra radical que é feita em alta velocidade, transmita a adrenalina do momento em suas próprias fotografias.
O videomaker e fotógrafo de esportes radicais, Bike Torres, vem ao CCJ mostrar truques, dicas e manobras que com certeza elevarão muito a qualidade de sua produção!
Nome do oficineiro: Bike Torres.
Dias 7, 14, 21, 28/06, sábados, das 16h às 20h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 14 anos. 15 vagas (10 para inscrição presencial e 5 para inscrições online). As inscrições podem ser feitas a partir de 20/05 na recepção do CCJ e online em www.inscricoes.ccj.art.br. Haverá seleção.

OFICINA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS 
Para fazer Histórias em Quadrinhos, não é necessário saber desenhar. Antes de tudo, a criação destas histórias envolve a mixagem de dois elementos que são bem comuns à vida de todo jovem: imagem e texto. É ao juntar estes dois elementos e ao trabalhar as diferentes formas de representar o espaço e o tempo, que um quadrinista desenvolve a capacidade de criação desde narrativas simples até histórias complexas. Muito além do desenho, os alunos poderão compor suas narrativas através de fotos, colagens, pinturas, e o que mais a criatividade sugerir.
Oficineiros: Gus Morais (quadrinista criador das tiras Bytes de Memória da Folha de S. Paulo) e Caio F. Paes (jornalista e acadêmico estudioso de quadrinhos)
Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ.
De 24 a 29/06, terça a domingo, das 14h às 18h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 14 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção a partir de 3/06.

OFICINA DE MODELAGEM EM ARGILA
A oficina pretende orientar pessoas interessadas pela arte de esculpir a partir das noções básicas em que os alunos produzirão uma escultura por meio dos processos de modelagem, secagem, acabamento e queima.
Com Guilherme Morais, escultor, criado em Tracunhanhem e especializado em esculturas em barro.
Dias 02/07 a 05/07, de quarta a sábado, das 14h às 17h. Ateliê.
Não recomendado a menores de 14 anos. 10 vagas. Inscrições a partir de 3/06 na recepção do CCJ e por telefone 11 3984-2466.

OFICINA DE CONFECÇÃO DE BONECAS DE PANO NEGRAS
A partir do significado da palavra de origem Yorubá “Abayomi”, “encontro precioso”, a arte educadora Lucia Makena propõe nesta atividade um momento de reflexão e conhecimento da cultura afro brasileira a partir da confecção das bonecas de pano. O encontro também pretende fortalecer a identidade negra e descosntruir o racismo vigente em nossa sociedade. As bonecas serão feitas pelos participantes utilizando retalhos de tecidos e tornam-se instrumentos de multiplicação dessa cultura.
Ministrada por Lucia Makena.
Dia 15/06, domingo, 14h. Mirante.
Não recomendado para menores de 7 anos. 120 minutos. 30 vagas. Por ordem de chegara no dia.

E. A. C. | ESPAÇO ABERTO DE CIRCO
As aulas de circo voltam ao CCJ em junho! Elas são direcionadas para quem quer ter um primeiro contato com artes circenses e despertar o interesse para a prática regular das mesmas e para quem quer se aprofundar ao nível intermediário/avançado. As aulas são destinadas a crianças e jovens que buscam uma atividade física regular e a novos talentos que desejam ampliar seu repertório de linguagens artísticas.
A pratica de técnicas circenses promove o desenvolvimento das capacidades físicas tais como força, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade. Também promovem o aprendizado de importantes habilidades como: saltar, correr, aterrissar, arremessar, rolar, agachar, pular entre outras.
Entre os dias 3 e 27 de junho, o público interessado poderá participar das aulas livres, voltadas para experimentação, após esse período serão formadas as turmas definitivas.
Coordenação Geral:
Emiliano Pedro,  Bacharel em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP). É diretor artístico do Trixmix Cabaret, espetáculo que está em cartaz em São Paulo, desde 2007. Foi professor e coordenador de Acrobacia do Youth Circus Programm, na The Circus Space (Londres).
Raquel Rosmaninho, Bacharel em técnicas circenses pela The Circus Space and The Central School of Speech and Drama (Londres). Foi consultora temática de circo do programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo entre 2007 e 2009. Desde 2007, dedica-se ao projeto Trixmix Cabaret, o qual dirige e faz a curadoria.

Crianças, de 7 a 13 anos.
Turma 1 | Quartas e Sextas, das 10h30 às 12h00
Turma 2 | Quartas e Sextas, das 13h às 14h30
Adultos, acima de 14 anos | ACROBACIA + AÉREOS
Turma 3 | terças, das 17h às 19h
Turma 4 | terças, das 19h às 21h
Turma 5 | Quartas e Sextas, das 15h às 18h
Não recomendado para menores de 7 anos. 25 vagas por turma. Inscrições a partir de 27/05, na recepção do CCJ durante o horário de atendimento. É obrigatório na inscrição assinar o Termo de Responsabilidade para crianças e jovens menores de 18 anos. Inscrições por ordem de inscrição, lembrando que para permanência seja observado a presença e pontualidade. Após o preenchimento de todas as turmas, teremos lista de espera.

Programa Vocacional tem como objetivo a instauração de processos criativos emancipatórios por meio de práticas artístico-pedagógicas. Nesse contexto, abrem possibilidades de o indivíduo se tornar sujeito de seus próprios atos e seus próprios percursos. Para tanto, essas práticas artístico-pedagógicas buscam a apropriação dos meios e dos modos de produção ao instaurar novas formas de convivência, territórios de aprendizado e de transformação mútua.
O Programa oferece a possibilidade de formação cidadã e de público consciente e crítico em relação ao meio social em que vive, sendo o Programa aqui não entendido como “escola” nos moldes formais, mas capaz de tornar seus participantes conscientes das implicações e significados da prática artística em suas vidas, relacionando-a outros aspectos, culturais, históricos e sociais, fazendo assim da arte um meio para uma ação formadora ainda mais abrangente.
Da arte surge uma relação de ensino e aprendizagem do e no espaço público, o que dá acesso não somente ao aprendizado das diferentes linguagens artísticas, mas também, e principalmente, socializa os conhecimentos para a criação do artista vocacionado, como é chamado o participante dos projetos.
O Programa Vocacional Artes Integradas se propõe a trabalhar borrando os limites das linguagens tradicionais (teatro, dança, música, artes visuais) propiciando experiências artísticas em múltiplas plataformas (corpo, palavra, imagem, som, instalação, performance, intervenção urbana, vídeo).
HORÁRIOS DAS AULAS
Vocacional | Artes Integradas:
Todas as terças, das 18h30 às 21h30.
Todas as quartas, das 10h às 13h.
Todas as sextas, das 10h às 13h.
Todas as sábados, das 10h às 13h.
Vocacional | Música
Todas as terças, das 15h às 18h e das 19h às 22h.
Não recomendado para menores de 14 anos. Inscrições permanentes na recepção do CCJ.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PIÁ – PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA
O PIÁ – Programa de Iniciação Artística – é um programa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que tem como proposta iniciar e despertar o interesse das crianças e adolescentes pelas linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro.
Todas as linguagens são trabalhadas juntas, promovendo experiências artísticas com foco no desenvolvimento dos processos criativos. O PIÁ é resultado das trocas de experiências entre os artistas-educadores, as crianças e a comunidade. E o desejo principal do Piá é propiciar espaços-laboratórios para criação através da brincadeira e do lúdico, abrindo, assim, possibilidades de expressão artística.
O formulário de pré inscrição está disponível na recepção do CCJ ou online clicando aqui.
As inscrições são permanentes durante o horário de funcionamento do CCJ.
Horários das aulas:
TERÇA – Das 10h às 13h – De 11 a 14 anos – Ítalo e Val
TERÇA – Das 13h às 16h – De 11 a 14 anos – Telma e Val
QUARTA – Das 10h às 12h – De 05 a 07 anos – Fabi e Telma
QUARTA – Das 13h às 16h – De 08 a 10 anos – Fabi e Telma
QUINTA – Das 10h às 13h – De 08 a 10 anos – Ítalo e Telma
SÁBADO – Das 10h às 13h – De 08 a 10 anos – Fabi e Ítalo
SÁBADO – Das 13h às 15h – De 05 a 07 anos – Fabi e Ítalo

MÃO NA RODA

Em funcionamento desde 08 de junho de 2013, é uma oficina comunitária de bicicleta, que funciona a partir de doações e do trabalho de voluntários com apoiadores que orientam os ciclistas no conserto e manutenção da magrela! A Oficina Comunitária é um espaço com estrutura e ferramentas disponíveis gratuitamente e ambiente para troca de experiências. Por funcionar em modelo colaborativo, toda ajuda que você puder dar será bem vinda! O trabalho voluntário é aberto à participação de todos e estamos aceitando doações de ferramentas, móveis e peças pra manutenção de bikes. A oficina é uma iniciativa da Ciclocidade com o projeto Mão na Roda e o grupo CicloZN.
Todos os sábados, das 10h às 14h. Acesso pelo estacionamento do CCJ.
Livre para todos os públicos.

IJO – RESGATE DE UMA HERANÇA EM MOVIMENTOS

O projeto consiste na busca da herança imaterial cultural de cada indivíduo a partir dos seus antepassados, recriando através do corpo histórias que serão transportadas em movimentos corporais ligados a sensibilidade da dança. Essa memória afetiva será provocada e resgatada durante todo o curso e no final apresentaremos uma instalação/intervenção artística utilizando diversas linguagens, entre elas a dança. Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do CCJ em 2013.

Com Preta Vani e Suely Durden

Dias 6, 13, 20 e 27/07, domingos, das 12h às 16h. Foyer.

Livre para todos os públicos. 20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ a partir de 13/06.


ESPECIAL MEIO AMBIENTE
OFICINA
OFICINA DE HORTA CASEIRA EM GARRAFAS PETS
Com Diego Maeda
Em vez de descartar garrafas PET e embalagens longa vida, porque não aprender a reutilizá-las para montar uma horta caseira em sua casa? Você pode montar um canteiro até na parede de sua casa, cultivando frutas, verduras e legumes para ter uma alimentação mais saudável.
Traga uma garrafa PET ou embalagem longa vida que forneceremos terra, argila, areia e semente e daremos orientações na montagem da sua horta caseira.
Dia 05/06, quinta-feira, a partir das 14h. Horta Comunitária.
Livre para todos os públicos. 40 vagas. 120 minutos. As inscrições podem ser feitas a partir de 21/05 online em www.inscricoes.ccj.art.br, na recepção do CCJ e por telefone.

OFICINA TUBARÃO DULIXO
Hip Hop e literatura se fundem com o lixo das cidades em arte feita com material reciclado.
Venha transformar o seu lixo de casa em uma arte colorida, bonita e inovadora.
Dia 6/06, sexta, 16h. Área de convivência.
Livre para todos os públicos. Não é necessário fazer inscrição.

MONITORAMENTO DO CÓRREGO TABATINGUERA E MUTIRÃO DE LIMPEZA
O Centro Cultural da Juventude em parceria com a Sabesp, Subprefeitura da Casa Verde-Cachoeirinha, Unidade Básica de Saúde da Vila Santa Maria, SOS Mata Atlântica e IBRASAC promovem atividade de monitoramento do córrego Tabatinguera e mutirão de limpeza nas proximidades da UBS Vila Santa Maria durante a Semana do Meio Ambiente.
No primeiro dia haverá um mutirão de limpeza na área e monitoramento da qualidade da água no córrego Tabatinguera. No dia 7 de junho haverá palestra sobre o projeto de limpeza dos córregos com a apresentação de bandas musicais, teatro de fantoche e brincadeiras infantis. O Tabatinguera está situado no bairro do Limão, zona norte de São Paulo.
O monitoramento do córrego Tabatinguera faz parte de recuperação dos córregos paulistanos e transformação das margens dos cursos d´água em espaços agradáveis de lazer. Na recente conferência Rio + 20 que aconteceu em junho de 2012, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente manifestou preocupação com o agravamento dos problemas da água no mundo. A cada ano um milhão e quatrocentas mil crianças morrem por causa de doenças veiculadas pela água. 
Dia 06/06, sexta-feira das 10h às 13h e dia 07/06, sábado das 10h às 16h. Avenida Prof. Dario Ribeiro, 670 – Vila Prado.
Livre para todos os públicos. Não é necessária inscrição. Mais informações: ccj.art.br

EXPOSIÇÃO
INSTALAÇÃO TÉCNORIXÁS DE VALTER NU
Tecno orixás é uma Instalação, dissidente do projeto tecnodiscartavel  do artista  de mutillinguagens Valter Nu. A exposição tecno orixás mostra esculturas tridimensionais/ inspiradas em divindades  africanas  do candomblé / produzidas com  restos de materiais  tecnológicos descartados encontrados nas caçambas de entulho da cidade de são Paulo. No dia 5  de julho contaremos com o grupo Curimba Elétrica, especialmente criado para a abertura da  instalação, nos locais onde ela ficara exposta.
Ficha técnica:
Esculturas  de  artista  plástico:  Valter Nu
Coletivo: Curimba eletrica
Bases eletrônicas: Valter Nu
Voz: Juliana Rodrigues
Voz: Danna Lisboa
Percussão e Voz: Wilian Matos
Percussão: Dora Florencio
Produção: Pedro Galiza
Visitação de 05 a 29/06, durante o horário de funcionamento do CCJ.
Livre para todos os públicos.

CIRCUITO SMC
ROYCE DO CAVACO
O cantor e compositor Royce do Cavaco, apresentará nesse show, todos os seus sucessos e algumas homenagens a outros compositores e intérpretes, bem como os sambas de enredo que ele interpretou em seus mais de 30 anos de carreira pelas escolas de samba que defendeu.
Royce, atuando como cantor, compositor e músico, atingiu um grande destaque no cenário Nacional, fazendo turnês por todo o Brasil.
Cantando samba romântico, partido alto e sambas de enredo, num clima de alegria e empolgação, reúne como principais sucessos os hits: Frente a Frente, Tá na cara, Meu coração é teu, Metade paz-metade dor, Pra que brigar e Coração feito menino.
Dia 6/06, sexta, 20h. Área de convivência.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

FESTIVAL PERI CULTURA
O CCJ - Centro Cultural de Juventude em parceria com a AMOVA - Associação dos Moradores da Vila Amélia realiza o Festival Peri Cultura com o objetivo desenvolver as produções culturais existentes na zona norte da cidade de São Paulo, como: música cigana, danças e músicas de tradições africanas, MPB, hip hop e reggae.
Para encerrar o Festival o grupo de Rap SNJ – Somos Nós a Justiça sobe ao palco.
Programação:
10h - Atividades Infantis 
11h - Pagode
12h10 - Kallons Grupos de musicas ciganas
13h - Edna e forró
14h - Agneles Reggae 
15h10 - Embate Verbal
16h10 - Uclan e Juventude Armada
17h20 - Mallokeiros
19h - SNJ (Somos Nós a Justiça)
Dia 8/06, domingo, a partir das 10h. Endereço: Rua Mariana Caligiori Ronchetti, 40 – Jd. Peri. Próximo a UBS - Unidade Básica de Saúde do Jd. Peri.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

SHOW DE ENCERRAMENTO | SNJ (SOMOS NÓS A JUSTIÇA)
Formado em 1996, composto por Sombra, Bastardo, Cabeça, Cris e Rebelde, já lançou quatro discos, fez shows com artistas e grupos como RZO, De Menos Crime, Z'África Brasil e Posse Mente Zulu.
Em 1998, veio o primeiro single do grupo chamado "SNJ - A Sigla". Em 2001, foi lançado o primeiro álbum: Se tu Lutas, tu Conquistas e no mesmo ano, a banda foi indicada ao MTV Vídeo Music Brasil na categoria "Melhor videoclipe de rap" com "Viajando na Balada". Em 2003, veio o segundo trabalho oficial do SNJ, o álbum “O Show Deve Continuar”, o qual alcançou uma boa crítica, e teve como destaque a faixa título e “Pensamentos”. Em 2004, venceu na categoria "Melhor DJ" e "O Show Deve Continuar", foi escolhida como "Música do Ano". O álbum “O Show Deve Continuar” foi indicado em "Álbum do Ano". No ano seguinte, o terceiro disco veio a ser lançado, intitulado SNJ - DVD e CD Ao Vivo, o clipe da música "Pensamentos", trailers de gravações e fotos. Em 2007, veio o quarto trabalho: “A Esperança é o Alimento da Alma”, o qual contou com participações de CPM 22 e Edi Rock. No ano posterior, o SNJ foi indicado novamente ao Hutúz, desta vez na categoria "Site de Grupo de Rap".
Dia 8/06, domingo, 19h. Endereço: Rua Mariana Caligiori Ronchetti, 40 – Jd. Peri.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

MÚSICA
# PRÁ RUA # DISCOTECAGEM E INTERVENÇÕES SONORAS
Em um horário onde tudo esta acontecendo em frente do CCJ, transito, saída de escola, buzinas, risadas, gritos, irá acontecer: # PRÁ RUA # Discotecagem e Intervenções Sonoras.
Somando esse momento vivo, sonoro e cotidiano nasce a ideia de discotecagem, intervenções e performance músicas, apresentações que compõem esse momento sonoro ali Na Rua.
Nessa primeira celebração sonora teremos apresentações do DJ Edhi Prado, que iniciou sua trajetória em 1994 dentro de um porão, passando horas ouvindo rock, rap, mpb e os discos de moda de viola de seu pai. Em 2009 nasce a Vox Populi organização que viabiliza e promove gravações, eventos, entre outras atividades relacionadas à música e a cultura Hip Hop, onde atua como Produtor Cultural e Musical. No mesmo ano que é fundado o Subterrâneo onde atua como Mc, DJ e Beatmaker.  DJ dos artistas Zoioomc, Conteúdo Majestoso, WeD e Subtrrâneo.
DJ Clevinho, que celebra a segunda apresentação, começou a discotecar em 2004 em festas e eventos e em 2007 conheceu Dj Pow onde aprofundou seus conhecimentos nos tocas discos, desenvolveu em 2008 e 2009 o Projeto Phone Raps, oficinas de DJ. Discotecou em festas como Rinha de MC, Feira Preta, Nação Hip Hop, Perusferia, Saraus e em vários projetos idealizados pela Comunidade Cultural Quilombaque. É Beatmaker ao lado da Produtora Coisa Simples.
Dias 13 e 27/06, sextas, 18h. Entrada do CCJ.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingressos.

CHORO E POESIA | CAMISA LISTRADA
Ao som do bom chorinho, a literatura entra na roda com belas poesias recitadas “ao pé do ouvido”, nos domingos no CCJ - Centro Cultural da Juventude.
O grupo Camisa Listrada teve inicio em 2012, se conheceram através do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", Tatuí/ SP, onde até hoje estudam e se aprofundam no gênero Choro, cada um com especialidade em seu respectivo instrumento. A formação do grupo é feita por Juliane Spina (voz), Cristiano Pedroso (violão 7 cordas), Rafael Meira (cavaco), Conrado Bruno (Trombone), Mabel Zattera (flauta transversal) e Rafael Chieffi (pandeiro). Influenciados pela cultura brasileira, pela música instrumental e também pela poesia contida nas letras desse gênero, o grupo visa o resgate de uma época que já foi esquecida, mas que está abrindo novamente seu espaço: a época em que o Choro era valorizado e fazia parte do repertório das rádios e das mídias. Como referência musical destacam-se: Pixinguinha, Abel Ferreira, Waldir Azevedo, Casimiro Rocha, Jacob do Bandolim, Zequinha de Abreu, Nelson Cavaquinho, Altamiro Carrilho, entre outros.
Dia 15/06, domingo, 11h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingressos.

FREE DUB SYSTEM
FREE DUB SYSTEM em frente ao CCJ com High Public Sound, Amanaje e Radiola Preta – sistema de som, se apresentam em um dia repleto de  muito sound system, tocando o melhor da música reggae, dub, ragga e muito mais, tudo no melhor e mais puro vinil.
Venha para a praça ocupar o seu espaço, traga a família e curta o reggae!
RADIOLA PRETA SISTEMA DE SOM
Radiola Preta Sistema de Som é um projeto cultural capitaneado por Dreadlocks Rasta, com o objetivo permanente na pesquisa sonora das vertentes do reggae, gravado na Jamaica, UK e Brasil entre outros países. Propagando o som dividindo entre grave, médio e agudos conta com suas caixas potentes, popularizando a música e valorizando a importância da cultura oriunda da diáspora africana.
HIGH PUBLIC SOUND
A High Public é uma crew paulistana de seletores amantes da cultura dos sound systens. Colecionadores de vinil, o formato escolhido para discotecar nas festas, a preferência se dá por produções que valorizam os graves e as mensagens conscientes Roots, Digikal, UK Stepper, French Dub, Dubstep e outras vertentes são selecionadas de forma singular, onde seus membros se revezam na seleção/operação e contam com as mensagens de Jr. Toaster no mic. Com uma apresentação pra frente, militância, elevação e descontração de mesclam no mesmo salão.
AMANAJE
Amanaje sound system, crew paulistana focada na disseminação da cultura sound system há 4 anos, conta com Gabriel Gehlen, Gustavo Gasparini e Lucas Barreto na parte técnica, começou a caminhada pela zona sul de São Paulo com uma festa que perdurou 2 anos com mais de 20 edições.
Amanaje Sounds já lançou mais de 3 trabalhos próprios e hoje trabalha na sua nova obra AkitaFya que conta com a maestria de Goiano, Raggnomo, Gustavo Iyzis e Alvin, com participações de peso (Monkey Jhayam, Paulo Msario, Apollo , Tiano Bless, Ras Grilo).
Amanaje Sounds tem intuito poder criar a plataforma para artistas (Mcs/Toasters) poderem apresentar seu trabalho, e assim poder criar mais materiais de nível profissional para o cenário do Reggae nacional.
Dia 22/06, domingo, das 12h30 às 20h30. Praça em frente ao CCJ.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

ESPECIAL FESTA JUNINA
TEATRO DE MANULENGO com VALDECK DE GARANHUNS
Feito de bonecos, luvas, varas e varetas, na sua maior parte esculpidas numa madeira chamada mulungu. É conduzido com as mãos, assim como os fantoches, mas possui sua própria estrutura, cum uma linguagem peculiar, personagens fixos, textos improvisados, picardia, música e dança.
Típico de algumas áreas do nordeste brasileiro originou-se e sobrevive no estado de Pernambuco, onde também é conhecido como babau.
O teatro apresenta uma verdadeira festa na fazenda do coronel Vicente Pompeu, onde Simão comanda a folia e explica o que é o coco, de onde vem e como se dança, ainda traz um grupo de maracatu de baque e o desfile folclórico continua com o Boi Pintadinho e a Burrinha Milongueta.
Dia 21/06, sábado, 15h. Mirante.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

TRIO CARABINA
Nome inspirado nas armas que eram usadas por lampião e seu bando, foi escolhido pela força natural que a palavra sugere. É a mistura entre o forte, o brusco, o matuto com o suave, o criativo, o contemporâneo.  É esta força que o trio busca em suas apresentações.
A apresentação do grupo relembra os melhores momentos dos clássicos pé-de-serra, como: Luiz Gonzaga, Jacinto Silva, Trio Nordestino, Antônio Barros, Jackson do Pandeiro, João do Vale e Dominguinhos. Além de compositores como: Elomar, Xangai, Tom Zé, Chico César, Hermeto Pascoal, entre outros.
Este é o Trio Carabina, revitalizando a cultura nordestina e convidando todos a prestigiar nossa música, com um show que vai do matuto ao moderno, feito para dançar no ritmo mais tradicional do nordeste.
Dia 21/06, sábado, 16h. Mirante.
Livre para todos os públicos. Duração. Não é necessário retirar ingresso.

ENCONTROS E REFLEXÕES
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
O CCJ acredita que a leitura é uma arte compartilhada, e para compartilhar o gosto e se apaixonar por essa arte no dia 14/06 haverá sessão de contação de histórias na Biblioteca Jayme Cortez para todos os públicos.
Com Agbalá Conta com Giselda Perê e Solange Machado.
Dias 14/06, sábado, 16h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 50 minutos. É só chegar.

TERÇA AFRO
O projeto Terça Afro promove em junho no CCJ quatro encontros com o objetivo de discutir a seguinte temática: África em nós: memórias e culturas africanas.

Ba Kimbuta
O artista se identifica com a luta e mergulha de corpo e alma no movimento hip-hop, e logo funda a banda Uafro, onde atua como vocalista e compositor. Na sua história de resistência mantêm sua ancestralidade como foco de emancipação do povo negro, vem levantar as questões de como o negro vem se afirmando e se (re) conhecendo através da música numa troca de ideia sobre o Rap e o Afrocentrismo nessa construção. Dia 03/06.

Kiusam de Oliveira
A escritora, arte-educadora, bailarina, coreógrafa e contadora de histórias, Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo, também é especialista em Educação Especial, vem ao CCJ com o intuito de compartilhar mitos iorubanos e pensar na presença feminina e posturas focando na construção de identidades negras. O corpo é meio e fim para que tais conhecimentos sejam apreendidos e para que a corporeidade negra ganhe contorno, destaque e aflore.  Dia 10/06.

Michel Yakini
Escritor, arte-educador e produtor cultural. Publicou "Acorde um verso". Co-fundador do Coletivo Literário Sarau Elo da Corrente e atuante no movimento de literatura das periferias de São Paulo, representante Regional da Fundação Cultural Palmares em SP e colunista do Jornal Brasil de Fato (versão online).  O autor traz literatura como forma de afirmação de identidade negra em suas mais diferentes dimensões. Para este encontro, os participantes terão a chance de compartilhar da oficina “cheiro das palavras”, levando-nos por um caminho que vise explorar nossos sentidos. Dia 18/06.

Ballet Afro Koteban
O grupo apresentará em uma conversa musicada, o trabalho de pesquisa do Ballet Afro Koteban que tem como foco a religação com a cultura africana a partir do povo Mandingue, proporcionando uma leitura real desse povo e de sua cultura. A cultura Mandingue, que serve de referência para o Koteban, se refere a cinco países: Guiné, Mali, Senegal, Burquina Faso, Costa do Marfim. Dia 24/06.
Dias 3, 10 e 24/06, terças, 18/06, quarta, 19h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

SARAU AUTORAL | SEU JOÃO
Seu João do Nascimento Santos é produtor cultural na região da Zona Norte de São Paulo, seu trabalho tem como foco a Literatura de Cordel. Já andou por muitos cantos levando essa beleza da Cultura Popular brasileira e agora vem se apresentar no Sarau Autoral do CCJ, sarau feito para todos que gostam de literatura em dia especial ao Seu João do Cordel.
"Tenho chorado frutas e tubérculos
De tubérculos, chorei as batatas
Um pouco a cima dos pés
De frutas, chorei as maçãs
Abaixo dos olhos, meio passa
Juro não chorar pitangas."
J.N.S
Dia 25/06, quarta-feira, 20h. Biblioteca.
Livre. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

TEATRO
BABADO DE CHITA
Cortejo musical inspirado em manifestações populares do sudeste e nordeste brasileiros. Ritmos como caboclinho (PR), congada (ES, SP, MG) coco (PE, PB, AL) cacuriá (MA) e ciranda (PB e PE) conduzem o cortejo por espaços alternativos, levando  ao publico a sonoridade e a corporeidade de paragens do nosso Brasil. Ora em movimentos, ora em rodas dançantes, publico e artistas compartilham musica, dança e diversão. Durante todo o percurso, a essência de manifestações populares se fará presente, remetendo-nos não só às brincadeiras, mas também às memórias, remotas ou não dos nossos tantos brasis.
Elenco: Aline Damásio, Barbara Nunes, Gabriela D´Ellia, Gustavo Lima, Haydée Kacman, Maria Adissi, Maria Pimentel, Pedro Ribeiro e Roberta Larizza.
Participação especial: Jorge Balbyns.
Direção artística e concepção: Pedro Ribeiro.

Dia 5/06, quinta, 11h. Terminal Vila Nova Cachoeirinha, ao lado do CCJ.

Livre para todos os públicos. 55 minutos. Não é necessário retirar ingresso.


PARE PARA UMA DANÇA
No território da cidade, artistas e coletivos de arte vem, ao longo dos anos, desenvolvendo performances e intervenções poéticas. Nestas práticas urbanas, o corpo aberto a inesperados encontros, as relações tecidas, as imagens criadas e as narrativas vividas constituem suas produções e a busca por experimentar a cidade como campo de ação, de possibilidades criadoras, onde podem ser reinscritas as histórias cotidianas.
Coordenado por Cibele Lucena, o projeto “Laboratório de corpo, cidade” nasceu no inicio de 2014, como um espaço para compartilhar processos criativos, aprofundar a reflexão sobre arte e espaço público, estudar e experimentar com alunos da SP Escola de Teatro dentro do projeto São Paulo com Arte.

Dias 18/06, quarta, 16h. Terminal Vila Nova Cachoeirinha, ao lado do CCJ.

Livre para todos os públicos. 180 minutos. Não é necessário retirar ingresso.


CINEMA
FILOSOFIA E CINEMA
A partir de uma linguagem simples, porém técnica e científica, o projeto pretende difundir o conhecimento filosófico informalmente através do cinema e documentários temáticos, como palco para debates e questionamentos críticos e reflexivos sobre temas como: ética, direito e política; liberdade e justiça social; ação humana; valores e a fundamentação da moral; religião, razão e fé; psique - análise e psiquiatria e indústria farmacêutica.
Participe e traga seu grupo, coletivo, escola, etc.
Com Rafael Torres (Pólo Monte Zion) www.montezioncooperativadecultura.blogspot.com.br.
Dias 4 e 18/06, quartas, das 15h às 21h30. Foyer.
Não recomendado para menores de 12 anos. Não é necessário retirar ingresso.

Dia 4/06, quarta.
DOC: BRASIL ORGÂNICO
Este documentário retrata respostas sobre a leitura de mundo onde a implantação do comércio justo e solidário ocorre em varias regiões do Brasil e definitivamente expressa uma nova realidade.
Brasil, 2013, 58 min. Diretor: Kátia Klock e Lícia Brancher
Gênero: Alimentação, Economia Solidária, Comércio Justo e Solidário, Agroecologia       
Livre para todos os públicos.

FILME: KIRIKOU E A FEITICEIRA
Este filme retrata a memória e a riqueza do conhecimento passado oralmente pelos Griôs e os valores ancestrais africanos, como o nascimento de Kiriku e suas sábias aventuras.
Bélgica, França e Luxemburgo, 1998, 74 min. Dirigido por Michel Ocelot.
Gênero: Animação Aventura Família Fantasia
Livre para todos os públicos.

Dia 18/06, quarta.
DOC: QUEBRANDO O TABU
Este documentário  distingui a condição atual dos reais problemas das drogas e almeja de forma racional abrir espaço para o dialogo sobre questões de políticas públicas adotadas no mundo.
Brasil, 2011, 80 min. Dirigido por Fernando Grostein Andrade
Gênero: Políticas para as Drogas no Mundo, Estudos Científicos.           
Não recomendado para menores de 12 anos.

FILME: Gandhi
Este filme retrata a filosofia do ser humano como “Fenômeno” através da transcendência racional de Gandhi pela fé na busca pela independência, autonomia e liberdade da Índia.
Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, 1982, 191 min.
Dirigido por Richard Attenborough. Roteiro: Bhanu Athaiya Bhanu Athaiya John Briley John Briley
John Mollo John Mollo Ronnie (I) Taylor Ronnie (I) Taylor
Gênero: Biografia, Drama, Política e História Indiana, Cultura de Paz (Pacifismo), Fé        
Livre para todos os públicos.


Comentários