Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL-ARTV - CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

      
    
                                                   WEB TV VISUAL-ARTV A SUA WEB TV DE ARTES VISUAIS
                                                                    WEB TV VISUAL-ARTV -TWITTER
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE


ESPECIAL DIA DA CAPOEIRA
DIA DA CAPOEIRA
Nos dias 2 e 3 de agosto, em comemoração ao dia do capoeirista, o projeto Crioulos e o Grupo Abolição Capoeira, em parceria com o CCJ,  vão realizar oficinas e exposições relacionadas à essa arte marcial a fim de valorizar a nossa cultura afro-brasileira. O projeto quer trazer a comunidade do entorno para conhecer essa cultura tão bela e tão pouco divulgada, além de atrair amantes e praticantes da arte, para troca de ideias e uma grande confraternização, confira a programação completa abaixo:
Dias 02 e 03/08, sábado, das 12h às 19h e domingo, das 11h às 16h. Arena.
Livre para todos os públicos.

CRONOGRAMA DO EVENTO
OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BERIMBAUS
Com Thiago Urso, José Cícero e Luís Rogerio.
O berimbau é o principal instrumento da capoeira. A oficina de berimbaus traz técnicas básicas de construir seu próprio instrumento, além de ensinar técnicas de conservação e toque.
Dia 02/08, sábado, das 12h às 14h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 14 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou online em www.inscricoes.ccj.art.br.

OFICINA DE TOQUES E RITMOS DE CAPOEIRA
Com Thiago Urso, José Cicero e Luís Rogerio.
Técnicas básicas de introdução a musicalidades da capoeira.
Dia 02/08, sábado, 15h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 14 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ ou online em www.inscricoes.ccj.art.br.

EXPOSIÇÃO DOS GRANDES MESTRES DA CAPOEIRA
Imagens dos grandes mestres da capoeira acompanhado de um breve histórico.
De 02 a 10/08, de sábado a domingo, durante o horário de funcionamento do CCJ. Alameda.

CAPOEIRA PARA BRINCAR
Capoeira para brincar traz uma apresentação com a molecada e uma roda de capoeira dedicada totalmente a elas.
Dia 02/08, sábado, 17h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. Não é necessária inscrição.

OFICINA DE MACULELÊ
Com Roberta Viana.
O maculelê originalmente era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras como a Capoeira e o Frevo.
Dia 02/08, sábado, 18h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. Não é necessária inscrição.

AULÃO
Aulão é uma expressão usada na capoeira quando um mestre reúne várias academias. No aulão do Contra Mestre Reginaldo todos são convidados.
Dia 03/08, domingo, 12h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. Não é necessária inscrição.

CONFRATERNIZAÇÃO DE CAPOEIRA
Para finalizar as homenagens do dia do capoeirista, o projeto Crioulos e Grupo Abolição Capoeira, em parceria com o CCJ, convidam academias da região para uma confraternização com roda de Angola, Benguela e Regional. Antes de cada estilo de capoeira será dada uma breve introdução histórica de cada uma delas.
Dia 03/08, domingo, 14h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessária inscrição.

MÚSICA
HIPHOP
RAP LUSÓFONO | VERSOS QUE ATRAVESSAM O ATLÂNTICO
O Centro Cultural da Juventude e a Repprodutora apresentam o projeto “Par Lusófono - Versos que Atravessam o Atlântico”, que traz Eva RapDiva, Kid MC (Angola); Bob-X, Don-L, Rodrigo Ogi, Vinicius Terra (Brasil); Capicua, Mundo Segundo, Sam The Kid e Sr. Alfaiate (Portugal) para mostrar um pouco da sua música na Zona Norte.  A produção nasceu da vontade de unir os povos a partir do Rap produzido em países da lusofonia. Poesia das ruas que se encontram na encruzilhada chamada lusofonia, que segue o mesmo rumo ao som do Rap e toda a ideologia da Cultura Hip-Hop!
No concerto, cada um deles tem o seu momento que, de repente, transforma- se numa grande celebração de união, humildade, amizade e respeito à história desses países conectados no presente para refletir sobre o passado e indicar o futuro do Rap Lusófono.
O Rap - que apesar de ter nascido em terreno norte-americano, uniu os guetos de todo o planeta, sobretudo os de países de Língua Portuguesa - é a poesia legítima da cultura urbana das grandes metrópoles cercada de periferias, favelas, guetos e bairros-de-lata.
SAM THE KID
Sam The Kid, nome artístico de Samuel Martins Torres Santiago Mira,  é atualmente um dos expoentes máximos do Hip-Hop em Portugal. Em meados dos anos noventa, Sam estava na linha da frente de uma das gerações que consagrou o Hip-Hop Tuga, sendo constantemente requisitado para participações no circuito underground de mixtapes.
MUNDO SEGUNDO
Mundo Segundo (Rapper/Beatmaker/Produtor) é uma figura incontornável do Hip-Hop Português. Com 20 anos de carreira, sua trajetória vai além do seu primeiro CD em 2006 – contabilizando 2 mixtapes solo, criação e produção de diversos eventos que impulsionaram o Rap em Portugal, além da fundação de grupos como “Real Companhia” e o respeitadíssimo “Dealema” –   e mesmo nascido em Vila Nova de Gaia (Norte de Portugal), seu trabalho é respeitado em todo o território lusitano, sobretudo na capital do país (Lisboa).
SR. ALFAIATE
A história de Nelson Duarte se equipara à vida de muitos filhos de imigrantes da África Lusófona que, devido às guerras civis e processos conturbados de independência, buscaram asilo ou um novo rumo em PortugalMais conhecido pelo alter ego Nel’Assassin, é assim chamado por tornar as suas mixagens como se fossem uma confecção. De recordar que Nel Assassin entre muitos prémios é detentor do 1º prêmio do DMC Portugal que teve lugar em 2008.
CAPICUA
Da cidade do Porto, Ana Matos cresceu a gostar de rimas e de ouvir o pai a recitar poemas dos outros. O segundo LP, “Sereia Louca” (ou serei a louca), saiu em Março de 2014. É um disco de Rap que nos diz coisas estranhas ao ouvido e que tal como as sereias tem duas metades. Uma que se faz com produções de grandes nomes do Hip-Hop Tuga. E outra que nasceu no palco e se enche de versões acústicas de músicas de trabalhos anteriores.
KID MC
Kid MC é o nome artístico do rapper angolano Sebastião Manuel. Em 1988 se interessa pelo Rap por influência de um de seus irmãos que colecionava música de mcs americanos. Em 1992, devido ao conflito armado que assolou o país, Kid muda-se para a capital Luanda, onde hoje faz muito sucesso.
EVA RAPDIVA
Eva Marise Cruzeiro Alexandre é o nome de registro de Eva RapDiva, nascida em Angola, começou a fazer rap em Portugal com apenas 12 anos e aos 15 já estava entre as mc’s mulheres mais respeitadas na cena “Tuga” pelos fãs de freestyles. Durante 2013 a artista foi capa de algumas das revistas mais conceituadas em Angola, fez muitos shows, entrevistas em revistas, tv e rádios para divulgar o lançamento do seu primeiro álbum físico, chamado “Rainha Ginga do Rap” que foi lançado em 19 de Abril (2014).
VINICIUS TERRA
Vinicius de Moura Terra é um rapper articulador da cena Hip-Hop do Rio de Janeiro. Há exatos 10 anos criou a "BossaRap" (estilo musical que consiste na união da poesia do Rap à harmonia da Bossa Nova), estilo que o levou a uma extensa tour (2009 a 2011) nos continentes da Europa e da América do Sul por 3 anos: dando origem a um EP distribuído pela rede Fnac europeia em 27 cidades e ao 1º Songbook de Rap em Língua Portuguesa. Atualmente prepara seu primeiro LP: “Progresso Em Processo”.
RODRIGO OGI
Rodrigo Hayashi, mais conhecido pelo seu nome artístico Ogi, é um rapper, pixador brasileiro e também integrante do grupo Contrafluxo. Nasceu na cidade de São Paulo e começou a rimar em 1994, mas acabou abandonando o hobby para entrar no grafite e na pixação. Entretanto, retornou ao rap em 2003 e continua trabalhando até hoje. Na carreira solo, lançou em 2011 lança o cultutado álbum "Crônicas da Cidade Cinza".
DON-L
“Caro Vapor | Vida e Veneno de Don L” é a mixtape que marca a estreia solo do rapper Don L. Recém radicado em São Paulo, o MC de Fortaleza apareceu no jogo do rap com o grupo Costa a Costa, que lançou em 2007 a mixtape “Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência de Costa a Costa”, um dos discos mais importantes da história do rap nacional. Descoberto por Hermano Vianna, o grupo se apresentou na Central da Periferia de Regina Casé, entre outros programas.
MC BOB-X
Rodrigo Antonio é essencialmente um poeta do Rap. Nascido e criado na Baixada Fluminense (Rio de Janeiro), suas composições são reflexos da realidade vivida n. Lança a mais aguardada mixtape da cena underground Hip-Hop a “Império [BF]”. O rapper que ganhou fama nas rodas por seu lirismo e ironia, lançou sua primeira demo em 2006 e logo gerou muita espectativa no undergound. Mas Rodrigo Fernandes como todo jovem de periferia teve sua vida revirada e isso o afastou do RAP e de BOB-X, seu alter ego.
Dia 03/08, domingo, 18h. Arena.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

CHORO E POESIA
A MÚSICA DE PAULINHO DA VIOLA
O Grupo Zumbido surgiu no início de 2014, atrelado a um forte trabalho de pesquisa, o grupo desenvolve apresentações que não se restringem a apreciação musical, pois buscam também a disseminação dos conhecimentos, saberes e cultura relacionados ao samba, através de homenagens a grandes compositores do gênero. Neste show, o grupo pretende explorar a vida e obra do maior representante em atividade do samba no Brasil, Paulinho da Viola, e mostrar toda sua riqueza e importância musical.
Dia 09/08, sábado (excepcionalmente), 11h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingressos.

DISCOTECAGEM
# PRÁ RUA # DISCOTECAGEM E INTERVENÇÕES SONORAS
Em um horário onde tudo está acontecendo em frente do CCJ, trânsito, saída de escola, buzinas, risadas, gritos, irá acontecer: # PRÁ RUA # Discotecagem e Intervenções Sonoras.
Somando esse momento vivo, sonoro e cotidiano nasce a ideia de discotecagem, intervenções e performance músicas, apresentações que compõem esse momento sonoro ali de frente Pra Rua.
DJ BOLIVIA
Emerson Javier Ponces, mais conhecido como DJ BOLIVIA, é um dos primeiros DJ da Zona Norte da cidade de São Paulo e o primeiro da região do Elisa Maria, extremo norte da capital.
Realizou algumas participações especiais em vídeo clipes de diretores renomados no mundo da Black Music como Vras77, foi por diversos anos DJ da festa do trabalhador do 1º de maio.
DJ Bolívia é um dos percussores da festa Mega Ensaio, atividade que acontece uma vez ao mês na zona norte da cidade que funciona como microfone aberto para o publico. É DJ da Web Rádio Dr Black, comandando as Pick Ups de diversas programações e por diversas vezes agitou a casa de show e churrascaria Bovinos no centro da cidade de São Paulo.
Dia 15/08, sexta, 18h. Entrada do CCJ.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingressos.

CHORO E POESIA
O CHORO DA GAFIEIRA
O grupo “Os Pereiras do Choro” foi formado no final de 2013, sempre mantendo a tradição, o grupo resgata os bailes de Gafieria fazendo apresentações animadas e originais, que propiciam uma viagem no mundo do choro. Com improvisações e contracantos na medida certa do trio de sopros (clarinete, flauta e trombone) tipicamente chorão e um regional afiado (cavaco, violão, pandeiro e percussão), o grupo promete uma apresentação bastante swingada e contagiante. As principais influências são os compositores Severino Araújo, Astor Silva, Pixinguinha e Luís Americano.
Dia 24/08, domingo, 11h
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingressos.

MÊS DA FOTOGRAFIA
ARTESANAL
FOTO NA LATA
Com Kena Chaves e Clarissa Moser.
Oficina de foto na lata a partir do tema paisagens urbanas. Os participantes poderão aprender os princípios da fotografia artesanal: a formação da imagem, como construir uma máquina fotográfica e todo o processo de revelação. Utilizaremos técnica conhecida como pinhole por permitir o contato com processos fotográficos pouco usuais na era digital, facilitar a compreensão da formação da imagem como fenômeno natural e desmistificar a complexidade de suas etapas. O material produzido pela oficina ficará disponível para possível exposição ou intervenção urbana.
Dias 09, 16, 23 e 30/08, sábados, das 12h às 15h.
Não recomendado para menores de 10 anos. 20 vagas. Inscrições na recepção do CCJ.

OFICINA DE FOTOGRAFIA - OLHARES E CAMINHOS DO NOSSO BAIRRO
Neste mês de agosto o CCJ celebra o mês da fotografia, apresentando diferentes potenciais desta arte e tecnologia que ocupa cada vez mais espaço na sociedade atualmente.
A fotografia pode expressar de diversas formas a cultura popular e urbana, a beleza ou o caos, tudo depende de um olhar e um momento.  Esta oficina propõe o desenvolvimento de um olhar criativo e reflexivo sobre o cotidiano da cidade e o aprendizado básico sobre composição de imagem fotográfica. Com a utilização de qualquer material fotográfico digital, celulares ou câmeras compactas, os participantes  são convidados a fazer uma exploração  urbana  e socializar suas experiências, com o objetivo de resignificar o olhar sobre a nossa cidade a partir do bairro da Vila Nova Cachoeirinha.
Dias 16, 23 e 30/08, sábados, 15h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 16 anos. 20 vagas.  As inscrições a partir do dia 5/08 até 12/08 na recepção do CCJ ou online em www.inscricoes.ccj.art.br.

ANIMAÇÃO
OFICINA DE STOP MOTION – ANIMANDO UMA IDEIA!
Com Marta Russo.
A oficina vai fazer com que os participantes vivenciem todas as etapas de uma produção de um vídeo de animação Stop Motion (quadro a quadro). Desde a criação do roteiro, storyboard, confecção de personagens com massa de modelar, confecção de cenários, captação de imagem e edição. Será também apresentado um resumo da história e dos princípios da animação através da exposição dos brinquedos ópticos (praxinoscópio, zootropio, flip book) e da exibição de trechos de filmes de animação Stop Motion. Em parceria com o Pontos MIS.
Dia 15/08, sexta, 13h. Ateliê.
Somente para crianças e jovens de 7 a 16 anos. 20 vagas. 4 horas de duração. Inscrições a partir de 5/08, na recepção do CCJ ou online em www.inscricoes.ccj.art.br.

CCJ CONVIDA! BATE PAPO SOBRE FOTOGRAFIA
No dia mundial da fotografia o CCJ realizará um encontro reunindo fotógrafos e profissionais de diversas áreas que se relacionam de alguma forma com a fotografia. A proposta é discutir questões essenciais da história recente da fotografia brasileira e da América Latina, focando principalmente as décadas de 1970 e 1980.
Serão discutidos temas como, história, trabalhos de relevância realizados nessas décadas e a memória icônica dos movimentos artísticos e políticos.
Também serão apresentados trabalhos realizados por frequentadores das oficinas do Centro Cultural da Juventude, ilustrando a participação que esse espaço possui no apoio e desenvolvimento da produção fotográfica local.
Dia  19/08, terça, 19h. Foyer.
Não recomendado para menores de 14 anos. 120 minutos. Não é necessário fazer inscrição.

CURSOS E OFICINAS
DOCES
OFICINA DE TRUFAS E BOMBONS
Com Gustavo Peroni.
Produção de trufas e bombons desde o derretimento do chocolate, ponto para colocar a receita na forma e elaboração dos recheios. Depois de retiradas da forma, haverá a finalização e degustação.
A oficina é dada pelo Gustavo Peroni que é formado em Gastronomia pelo curso Universitário SENAC e foi professor de culinária por 5 anos no projeto Profisionalizante do Jovem Aprendiz Empreendedor.
Turma 1 | Dia 14/08, quinta, 15h. Cozinha Experimental.
Turma 2 | Dia 21/08, quinta, 15h. Cozinha Experimental.
Não recomendado para menores de 12 anos. 15 vagas por turma. 180 minutos. Inscrições na recepção do CCJ ou online em www.inscricoes.ccj.art.br.

TECNOLOGIA
CURSO LIVRE DE INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Com Anderson Santos (turma 1) ou Carolina Custódio (turma 2).
Como utilizar os recursos básicos do sistema operacional Windows e de programas pertencentes ao pacote Office gerenciando janelas e arquivos, formatando documentos e apresentações, navegando na internet e realizando cálculos a fim de integrar informações e apresentar trabalhos objetivos, atraentes e de qualidade. 
Turma 1 | De 06/08 a 03/09, quartas e sextas, das 10h às 11h30. Sala de Projetos.
Turma 2 | De 14/08 a 12/09, terças e quintas, das 19h30 às 21h30. Sala de Projetos.
Não recomendado para menores de 12 anos. 15 vagas por turma. Inscrições na recepção do CCJ.

TECNOLOGIA
ENCERRAMENTO DO CURSO PROFISSIONALIZANTE DE PRÁTICAS EM MÍDIAS SOCIAIS
A primeira turma do curso Profissionalizantes de Práticas em Mídias Sociais está finalizando suas atividades e no dia 16/08 teremos a apresentação dos trabalhos de finalização, venha participar.
A próxima turma, que inicia em 23/08, das 10h às 15h, dará ênfase a projetos de pesquisa de projetos com o tema "Uso das Tecnologias para o Bem Comum", a partir dos "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio". Parceria entre CCJ (Centro Cultural da Juventude), CATRACA LIVRE e CENTRO PAULA SOUZA. Assim com na primeira turma uma parte prática da carga horária do curso é à distância. A certificação ao final do curso é na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada).
Informações: cursos@ccj.art.br
Dia 16/08, das 10h às 15h. Espaço Sarau.

PRODUÇÃO MUSICAL INDEPENDENTE
O Núcleo de Produção Musical do CCJ abre vagas para bandas e músicos que querem dar um gás no seu trabalho. Em 28 encontros, Markito Alonso (Africa la em casa e Terno Rei), Guilherme Chiappetta (Rancore e Da Lua) e Eric Barbosa (Fóssil e Ode ao mar atlântico) discorrerão sobre: Produção artística, criação de batidas, apreciação musical, técnicas de gravação, divulgação, direção de palco, roadies, técnicos de palco, contato com imprensa e história da música.
De 05/09 a 06/12, sextas, das 15h às 19h e sábados, das 10h às 14h. Onde?
Não recomendado para menores de 14 anos. 10 vagas. Inscrições de 5 a 24/08 na recepção do CCJ. Necessário preencher carta de intenção. Haverá seleção.

ENCONTROS E REFLEXÕES
NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NO CCJ
“Deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso desta vida preciso demais desabafar!”
Quem tem muita coisa pra falar não encontra espaço pra dizer o que pensa. Não é mesmo? Comunicar é um DIREITO e o CCJ quer ajudar a garantir isso! Se liga no que vem por aí...

VIRAÇÃO PROMOVE WORKSHOP SOBRE JUVENTUDE, INTERNET E MOBILIZAÇÃO SOCIAL NO CCJ
Em 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou, pela primeira vez, que a internet é um direito humano. Não é difícil de imaginar o porquê, né? Ela é fundamental em vários aspectos das nossas vidas, como acessar informações e serviços ou manter-nos em contato com outras pessoas. Você já imaginou como seria a vida moderna sem a internet?
Além das tantas tarefas cotidianas que passam pela rede, a internet, em especial as redes sociais, tem sido importantíssima nos processos de mobilização social. Basta olharmos para as recentes Jornadas de Junho. Ajudando a romper o silêncio e a passividade imposta pela mídia tradicional, a internet tem possibilitado mais oportunidade de participação no debate público, o enfrentamento de ideias, a diversificação das vozes e discursos.
Partindo deste cenário o workshop será um espaço de reflexão, análise e diálogo sobre a intensa relação entre juventude e internet nos processos de mobilização social. Além disso, também será um momento para aprendermos dicas de como usar de forma mais eficiente os recursos das redes sociais para potencializar as ações de comunicação e ativismo. Confira a programação!
Dia 02/08, sábado, das 15h às 17h30. Espaço Sarau.
Não recomendado para menores de 12 anos. Não é necessário fazer inscrição.

NEC | CICLO DE ENCONTROS – COMUNICAR: EU QUERO!
A Viração traz seu conhecimento para compartilhar com a juventude da região. Estes encontros vão desenvolver os jovens participantes para compor o Núcleo de Educomunicação Comunitária do CCJ. Não é necessário já ter experiência com comunicação, só precisa ter vontade de ser um/uma comunicador/a. Os temas a serem desenvolvidos são: Direito humano à comunicação e Democratização dos Meios; Mídia e Juventude: discursos midiáticos sobre juventude; Rádio; Jornalismo (gênero e redação); Fotografia.
Dias 05, 12, 19, 26/08, 02, 09, 16, 23/09, terças, das 15h às 17h. Espaço Sarau.
Recomendado para jovens entre 14 e 29 anos. 30 vagas. Inscrições a partir de 15/07 na recepção do CCJ ou online em www.inscricoes.ccj.art.br.
*Os participantes estão convidados a permanecerem após cada encontro para a atividade de produção, ou seja, já vão “botar a mão na massa”, das 17h às 19h.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL
O CCJ – Centro Cultural da Juventude em parceria com a USP – Universidade de São Paulo, realiza o Dia Nacional do Patrimônio Cultural 2014, um evento de difusão e valorização do patrimônio cultural, que tratará de temas e objetos ligados à preservação, divulgação e valorização do patrimônio histórico e artístico nacional e paulista.
O evento busca servir de fórum para a discussão e reflexão acerca de nosso patrimônio cultural, no que tange as políticas culturais, economia da cultura, crescente entrelaçamento entre cultura, patrimônio e turismo e atividades de difusão e valorização desse patrimônio. Objetiva-se, também, propiciar, a pessoas interessadas pela área patrimonial, uma oportunidade de travar contato com algumas das principais discussões sobre patrimônio e políticas culturais.
Seu público-alvo são os seguintes: a) profissionais que trabalham na área de restauração e conservação patrimonial; b) dirigentes e funcionários públicos da área cultural, principalmente da Prefeitura Municipal de São Paulo e Prefeitura Municipal de Guarulhos (Centro Cultural da Juventude, Departamento do Patrimônio Histórico, Museu da Cidade de São Paulo etc.); c) professores do ensino médio e técnico, ligados ao ensino de história e políticas públicas; d) professores universitários ligados às áreas de arquitetura e urbanismo, história, arqueologia, lazer e turismo, políticas públicas e áreas afins; e) estudantes do ensino médio, técnico e universitário, das áreas acima citadas; e aficionados pelo patrimônio cultural.
Dia 17/08, domingo, das 8h30 às 20h. Abertura Espaço Sarau.
Livre para todos os públicos. Inscrições online em www.patrimonio.ccj.art.br.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
O CCJ acredita que a leitura é uma arte que precisa ser compartilhada, e para compartilhar o gosto e se apaixonar por essa arte todos os sábados têm contação de histórias na biblioteca do CCJ. As contações dos dias 2 e 16/08 são programação integrante do Circuito São Paulo de Cultural.
02/08 | KIARA TERRA 15h e 17h
09/08 | ANDREIA| 16h
16/08 | TRUPE PÉ DE HISTÓRIA 11h e 15h
23/08 | AMÁLIA AMARAL | 16h
30/08 | Márcio GROU | HISTÓRIAS PARA AQUECER A ALMA | 16h
Dias 2, 09, 16, 23 e 30/07, sábados. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 50 minutos. É só chegar.

TERÇA AFRO
O projeto Terça Afro promove em Agosto no CCJ quatro encontros com o objetivo de discutir a seguinte temática: as histórias que não nos contam.
Quais histórias não nos são contadas em nossas salas de aula ou em nossas redes de televisões? Quais interesses que estas histórias não nos sejam contadas? E quais impactos elas podem acarretar sob a população negra quando são contadas?
DIA 05/08 | KILOMBAGEM – GENOCÍDIO DA POPULAÇÃO NEGRA, POR QUE NÃO NOS CONTAM?
Dentre muitas histórias que não nos contaram, uma delas está pulsando pelas periferias das nossas cidades. Da Praça 7 meninos, na Brasilândia, ao Morro da Rocinha;  Cláudias, Amarildos e Ricardos, engordam uma triste realidade: o genocídio da população negra no Brasil.
DIA 12/08 | CARLOS MACHADO - ANTIGO EGITO OU KEMET: COSMOLOGIA E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
O professor, historiador e escritor Carlos Machado conta a história de Kemet (terra negra) a maneira como os habitantes do antigo Egito se referiam ao vasto império do Nilo.  A terra era negra não somente em seu solo, mas, sobretudo em sua população, reis e deuses.  Esta história não nos foi contada nas nossas salas de aula, assim como a influência do Kemet para o desenvolvimento da medicina, astronomia, matemática, física e filosofia.
DIA 19/08 | RENATO KILOMBOLA - O CENTRO DE SÃO PAULO: MEMÓRIAS DE UM TERRITÓRIO NEGRO
Andar pelo centro da cidade de São Paulo é andar por um espaço de memória da população negra da cidade; no entanto, onde está esta memória?  O que significa esta memória para os bairros do Bexiga, Brás, Vila Madalena e Liberdade?
Para nos ajudar a pensarmos sobre estas memórias e territórios negros no centro da cidade, convidaremos Renato Kilombola para compartilharmos conosco de suas pesquisas sobre as relações entre o processo de urbanização e políticas higienistas adotadas pelo poder público da cidade de São Paulo na primeira metade do século XX e os impactos sobre a população negra residentes na região central.
DIA 26/08 | “SALLOMA” SALOMÃO – OS ESPAÇOS DE ORGANIZAÇÃO NEGRA
Em comemoração aos dois anos de Projeto Terça Afro receberemos com muito carinho “Salloma” Salomão Jovino da Silva. Doutor em História Social pela PUC/SP; educador, músico e pesquisador de culturas negras e diaspóricas e que testemunhou e ajudou com orientações para o crescimento do Projeto Terça Afro.

Dias 5, 12, 19 e 26/08, terças, 19h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

CINEMA
PONTOS MIS
“Pontos MIS” é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão, o programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e o CCJ - Centro Cultural da Juventude. Neste mês contaremos com os filmes: A VIAGEM DE CHIHIRO e A MENINA ESPANTALHO
Dia 06 e 20/08, quarta, 16h. Alameda.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.
Dia 06/08 | A VIAGEM DE CHIHIRO
Dia 20/08 | A MENINA ESPANTALHO

FILOSOFIA E CINEMA
A partir de uma linguagem simples, porém técnica e científica, o projeto pretende difundir o conhecimento filosófico informalmente através do cinema e documentários temáticos, como palco para debates e questionamentos críticos e reflexivos sobre temas como: ética, direito e política; liberdade e justiça social; ação humana; valores e a fundamentação da moral; religião, razão e fé; psique - análise e psiquiatria e indústria farmacêutica. Participe e traga seu grupo, coletivo, escola, etc.
Com Rafael Torres (Pólo Monte Zion) www.montezioncooperativadecultura.blogspot.com.br.
Dias 13 e 27/08, quartas, das 15h às 21h30. Foyer.
Não recomendado para menores de 12 anos. Não é necessário retirar ingresso.

13/08 | DOC: A ÚLTIMA HORA
FILME: CHE
27/08 | DOC: O ABORTO DOS OUTROS
FILME: O MUNDO DE SOFIA

EXIBIÇÃO: “A BOLA ROLADA NA BEIRA DO CORAÇÃO” + DEBATE
Com posterior roda de conversa com o produtor e diretor Akins Kintê.
Dia 15/08, sexta, 19h30. Espaço Sarau.
Classificação indicativa. Não é necessário retirar ingresso.

ESPECIAL
BAZAR DE ARTESANATO
O Centro Cultural da Juventude em parceria com o Centro de Convivência Infância e Juventude – CCIJ Thomaz Gouveia promovem Bazar de Artesanato no CCJ todo o 3º fim de semana de cada mês, onde estarão reunidos 40 artesãos com trabalhos de pintura, cerâmica, enxoval de bebê, tricô, crochê, fuxico, biscuit, peças que remetem à tradição nordestina e africana.
Dias 16 e 17/08, sábado e domingo, das 10h às 18h. Entrada do CCJ.
Livre para todos os públicos.

CIRCUITO SÃO PAULO DE CULTURA
O Circuito São Paulo de Cultura é um programa da Secretária Municipal da Cultura que busca incentivar o diálogo entre as culturas centrais e periféricas, com um novo modelo de programação que integra todas as regiões de São Paulo.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
KIARA TERRA E SEU TEMPO PRESENTE
O espetáculo “Para viver o tempo como um presente”, da Kiara Terra, busca inventar sentidos novos, experimentar a sensação de empatia e pertencimento ao passo em que ela interpreta clássicos contos brasileiros.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Ficha Técnica:
Concepção: Kiara Terra
Dia 02/08, sábado, 15h e 17h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 50 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

DANÇA
MESTRE BONGIOVANNI APRESENTA ESPETÁCULO RICERCARI
O bailarino e coreógrafo Luiz Fernando  Bongiovanni apresenta seu mais novo espetáculo Ricercari de graça no CCJ. A apresentação tem como inspiração a investigação das relações entre música e dança, misturando o espírito Barroco e a linguagem instigante da improvisação contemporânea.  Na espetáculo, temos dois solistas, o próprio Bongiovanni e o violoncelista Dimos Goudaroulis. Juntos, eles exploram as possibilidades de articulação de seus universos e constroem uma ponte entre o antigo e o moderno.
Ficha técnica:
Concepção e Interpretação: Luiz Fernando Bongiovanni & Dimos Goudaroulis.
Iluminação: Lígia Chaim.
Figurino: Madalena Machado.
Cenografia: Luiz Fernando Bongiovanni.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dias 08 e 09/08, sexta e sábado, 20h. Arena.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
DRIVINHO E SUA CAIXA TEATRAL
A intervenção artística da Companhia de Teatro Enlatado traz para o CCJ uma adaptação do seu espetáculo com sucesso de público Drive In,  dessa vez focada nas crianças e intitulada Divinho.  A apresentação fala sobre a vida na cidade grande e as suas facilidades, e seus problemas, e está no CCJ no dia 09 de agosto. Durante a intervenção artística a garotada escolhe qual cena quer assistir e entra dentre de uma caixa teatral onde ela ser encenada.  Com uma abordagem inovadora e muito bom humor, os monólogos refletem questões de identidade e de relação com o outro.
Ficha Técnica:
Dramaturgia e direção: Teatro Enlatado.
Elenco: Fernanda Mandagará, Maíra de Grandi e Mariana Mantovani.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dia 09/08, sábado, 15h e 17h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 45 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

CIRCO
CAFÉ CONCERTO TRAZ TODA A MAGIA DOS CLOWNS
O “Café Concerto”é um espetáculo onde público pode apreciar o melhor da pesquisa de clown excêntrico musical realizada pelo grupo Circo Amarillo ao longo da carreira. A apresentação mistura sons, elementos circenses e muita alegria. A música tocada ao vivo serve de trilha sonora para o humor dos personagens e envolve a plateia, o que torna o espetáculo uma verdadeira comemoração ao circo. A diversão está garantida, para todas as idades.
Ficha Técnica
Elenco: Marcelo Lujan e Pablo Nordio
Trilha Sonora: Exentric Music
Operação de Som: Caio Beraldo
Operação de Luz: Sergio Cooker
Produção: Palco de Papel
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dia 15 e 16/08, sexta e sábado, 20h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 50 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
PÉ DE HISTÓRIA E SEU CONTO CANTADO
A companhia Trupe Pé de História apresenta seu “Conto Cantado”, onde mistura linguagens,  brincadeiras e música no CCJ no dia 16 de agosto. A música tocada ao vivo serve de trilha sonora para o humor dos personagens e envolve a plateia, o que torna o espetáculo uma verdadeira comemoração ao circo. A diversão está garantida, para todas as idades.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Ficha Técnica
Elenco: Marcelo Lujan e Pablo Nordio
Trilha Sonora: Exentric Music
Operação de Som: Caio Beraldo
Operação de Luz: Sergio Cooker
Produção: Palco de Papel
Dia 16/08, sábado, 11h e 15h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 50 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

CIRCO
ANUNCIAÇÃO APRESENTA O ROMANCE ENTRE PALHAÇOS
Lirismo e poesia em uma releitura do circo tradicional com abordagem moderna, assim é o espetáculo “Anunciação”. A montagem conta a história de amor dos palhaços Carlão e Fiorina, que se apaixonam no picadeiro. A Companhia Abacirco apresenta a história por meio de números clássicos do circo, como acrobacias, malabares, pernas de pau e monociclo.
Ficha técnica:
Dramaturgia e direção: Companhia Abacirco
Elenco: Lincon Rolim e Patricia Horta.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dia 23 e 24/08, sábado, 20h, domingo, 18h.  Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 50 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA
CIRANDANDO NO QUINTAL COM EDÍ HOLANDA
Acordeon, violão, saxofone, percussão e voz. Muita voz. É isso que o projeto Cirandando no Quintal, com Edí Holanda promete apresentar no CCJ. Os artistas passeiam pelo público enquanto entoam belas músicas do cancioneiro infantil e também composições próprias.  Pais e filhos são estimulados a interagir com a apresentação, criando ritmos com palmas, pés e voz. O objetivo é desenvolver a coordenação motora, a audição e a psicomotricidade das crianças, além de oferecer novas ideias de brincadeiras criativas através da sonoridade dos objetos e do corpo humano. Crianças e adultos têm acesso aos instrumentos, com total liberdade, para acompanhar a brincadeira apresentada pelo grupo.
Ficha Técnica:
Espetáculo: Edí Holanda e Cirandando no Quintal.
Voz, violão, Escaleta, Percussão, Efeitos Sonoros e Oficinas: Edí Holanda.
Saxofone, Pandeiro, Flauta Transversal e Backing Vocal: Jennifer Vendimiatti.
Acordeon, Violão e Backing Vocal: Ricardo Patress.
Direção Musical e Figurino: Edí Holanda.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dia 31/08, domingo, 17h. Área de Convivência.
Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

MÚSICA
SHOW DO EMICIDA ENCERRA O ESTÉTICAS DAS PERIFERIAS
O projeto “Estéticas das Periferias” vai discutir a atuação cultural e política das regiões periféricas na última semana de agosto.  Para encerrar a semana de debates e palestras, teremos uma apresentação do Emicida e Banda, com o show  “O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui”, primeiro disco oficial de Emicida. Esse disco foi escolhido como o melhor de 2013 pela revista Rolling Stone. O show passeia por ritmos que vão do funk ao samba com ganha forte influência percussiva. O rapper se apresenta acompanhado pelo DJ Nyack, parceiro desde o início da carreira.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dia 31/08, domingo, 17h. Em frente ao CCJ.
Livre para todos os públicos. 60 minutos.

A Secretaria Municipal de Cultura, a Ação Educativa e a Secretaria do Estado da Cultura realizarão a quarta edição do Estéticas das Periferias na semana de 26 a 31 de agosto. O CCJ e os Jovens Monitores Culturais participaram do processo preparatório de curadoria da programação e produção do evento. 
Neste ano, o enfoque do evento foram os circuitos culturais periféricos que estão em pauta. A ideia é sistematizar o acúmulo de reflexão gerado nos eventos para produzir um amplo estudo sobre as práticas culturais das bordas da metrópole a fim de identificar as propostas estéticas que emergem desta cultura.
Assim como nos anos de 2012 e 2013, a curadoria em 2014 é coletiva.
De 26 a 31/08, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. Vários lugares.
Livre para todos os públicos.

Confira a programação do CCJ:
TEATRO
ALÁFIA
Desde 2011 quando o bando Aláfia esquentava afinidades em uma temporada de shows no centro de São Paulo, a fala da Rua, o frescor dos encontros e o contato profundo com a ancestralidade afro-brasileira são aspectos fundamentais nas criações do grupo. Urbana, Aláfia está nas quebradas, Augusta ou Vila Madalena. Está nas quermesses, saraus, terreiros e salões. Atento à luta, o bando pertence à cidade em transe, Aláfia está em punga.
Ao registrar o encontro em disco, Aláfia (YB, 2013) soma à imensa massa sonora do bando a estética do sample, incorporando elementos que vão da palma ao clap, do disco de 78 rpm ao Rap, do quarteto de cordas à programação eletrônica, da rima improvisada ao Oriki iorubá. É possível farejar em um labirinto de infinitos discos e referências, inspirações como manifestos de identidade e pertencimento indo de Wilson Batista, ao Mano Brown, o grito e agressividade de James Brown, a palavra em luta de Gil Scott Heron e Last Poets, o espírito funk de George Clinton e Stevie Wonder.
Aláfia é música de Roda e celebra isso com as participações de Lews Barbosa, Lurdez da Luz, Raphão Allafin, Luciana Oliveira, Rafa Barreto, Akins Kintê, Quarteto Alma Negra e Karla da Silva. Como sugere a capa, Aláfia é disco pop. Como pipoca, Aláfia é explosão, oferenda e ritual. Da batucada ao baile funk.
FORMAÇÃO
Eduardo Brechó: voz, violão e direção musical
Xênia França e Jairo Pereira - voz
Alysson Bruno: percussão
Lucas Cirillo: gaita
Pipo Pegoraro: guitarra
Gabriel Catanzaro: baixo
Gil Duarte: trombone
Filipe Vedolin: bateria
Fabio Leandro: teclado
Dia 30/08, sábado, 20h. Arena.
Não é necessário retirar ingresso.

CIA DE TEATRO CONECTADOS APRESENTA INTERVENÇÃO "SERTÃO AMADO"
A intervenção retrata a realidade de famílias do sertão. A história é encenada, de forma dramática e cômica, pelos três irmãos: Zé, Dora e Rosa.
Em meio ao século XXI, o grupo teve uma reflexão: E ai, a nossa cultura popular pode acabar... E a partir dessa reflexão, vieram os fragmentos da peça que é só emoção, onde conta-se parte da nossa história com ritmo, dança e música. Preparado para saber um pouco mais sobre essa manifestação?
Fazem parte do grupo Larissa Cristina e Ton Moura, ex-integrantes do “Os que titiram o Sono”, e Michele Andrade, ex-integrante do grupo “Na Ponta do Lápis”.
Dia 26/08, terça, 16h. Terminal Vila Nova Cachoeirinha, ao lado do CCJ.
Livre para todos os públicos. 30 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

CENA NORTE
O Cena Norte - fórum cultural da zona norte, apresenta a terceira edição do evento multiartístico “Eu, Tu, Eles, Nozes & Vozes”, que terá apresentações de grupos artísticos - profissionais e amadores - de dança, esquetes teatrais, poesia, músicos de MPB, bandas e fanfarras escolares, bandas pop, manifestações da cultura popular, hip hop, contação de causos e outras expressões.
Serão cerca de 30 apresentações artísticas variadas, mostrando a diversidade cultural dos artistas da Zona Norte, em quatro finais de semana seguidos em 4 espaços da ZN: CEU Jaçanã, Sesc Santana, Teatro Alfredo Mesquita e no CCJ - Centro Cultural da Juventude.
No CCJ, teremos as seguintes apresentações: MEDIADOR  -  JEFFERSON MESSIAS – POETA E CORDELISTA; GRUPO X-PRESSION; EMMY FORMANDO’S MCS; GNOMO JU e BICA 1702.
Dia 30/08, sábado, das 18h às 20h. Arena.
Livre para todos os públicos. Não é necessário retirar ingresso.

MÚSICA
SHOW DE ENCERRAMENTO | EMICIDA
O projeto “Estéticas das Periferias” vai discutir a atuação cultural e política das regiões periféricas na última semana de agosto.  Para encerrar a semana de debates e palestras, teremos uma apresentação do Emicida e Banda, com o show  “O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui”, primeiro disco oficial de Emicida. Esse disco foi escolhido como o melhor de 2013 pela revista Rolling Stone. O show passeia por ritmos que vão do funk ao samba com ganha forte influência percussiva. O rapper se apresenta acompanhado pelo DJ Nyack, parceiro desde o início da carreira.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dia 31/08, domingo, 17h. Em frente ao CCJ.
Livre para todos os públicos. 60 minutos.


CCJ - Centro Cultural da Juventude
Todas as atividades do CCJ são gratuitas
Horário de Atendimento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
(11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br | ccj.art.br
www.facebook.com/ccjuventude



Comentários