Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

O HUMOR EMPURRÃO QUE FALTAVA!

WEB TV VISUAÇL-ARTV - CCJ - Centro Cultural da Juventude


     WEB TV VISUAL-ARTV A SUA WEB TV DE ARTES VISUAIS


CCJ - Centro Cultural da Juventude

FAVOR DESCONSIDERAR E-MAIL ANTERIOR.

PROGRAMAÇÃO DE 29/07 A 03/08.
Confira a Programação do CCJ - Centro Cultural da Juventude para esta semana e participe!
Para saber mais visite nosso site ccj.art.br
ESPECIAL DIA DA CAPOEIRA

DIA DA CAPOEIRA
Nos dias 2 e 3 de agosto, em comemoração ao dia do capoeirista, o projeto Crioulos e o Grupo Abolição Capoeira, em parceria com o CCJ,  vão realizar oficinas e exposições relacionadas à essa arte marcial a fim de valorizar a nossa cultura afro-brasileira. O projeto quer trazer a comunidade do entorno para conhecer essa cultura tão bela e tão pouco divulgada, além de atrair amantes e praticantes da arte, para troca de ideias e uma grande confraternização, confira a programação completa em http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/2014/07/21/especial-dia-da-capoeira

 ​​
​​
OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BERIMBAUS | OFICINA DE TOQUES E RITMOS DE CAPOEIRA | EXPOSIÇÃO DOS GRANDES MESTRES DA CAPOEIRA
CAPOEIRA PARA BRINCAR | OFICINA DE MACULELÊ | AULÃO
CONFRATERNIZAÇÃO DE CAPOEIRA

Dias 02 e 03/08, sábado, das 12h às 19h e domingo, das 11h às 16h. Arena.
Livre para todos os públicos.

CURSOS E OFICINAS
OFICINA DE FOTOGRAFIA INSTANTÂNEA 
A fotografia é o tipo de imagem mais abundante na atualidade e seu protagonismo se deve muito à relação direta que mantém com a realidade devido às suas características técnicas. Partindo das questões levantadas nas oficinas anteriores e principalmente na oficina de Imagem e Identidade, a oficina pretende por meio da fotografia instantânea (polaroid, fuji instax), desmistificar o fazer fotográfico com um exercício de composição livre que chamaremos fotografia encenada. As participantes serão incentivadas a compor uma cena que remeta às suas experiências, questões, problemas e impressões do mundo partindo das reflexões propostas nas oficinas anteriores. Serão chamadas a usar corpo, mente e emoções compondo uma série fotográfica síntese do projeto como um todo. 
Com: Kether Vieira e Carolina Doro
Dia 30/07 e 01/08, quarta e sexta, das 15h às 18h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 14 anos. Não é necessário fazer inscrição.

NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NO CCJ 
“Deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso desta vida preciso demais desabafar!”
Quem tem muita coisa pra falar não encontra espaço pra dizer o que pensa. Não é mesmo? Comunicar é um DIREITO e o CCJ quer ajudar a garantir isso! Se liga no que vem por aí...
OFICINA COMUNICAR: QUEM QUER? QUEM PODE?
Nesta oficina vamos ver o que, pra a gente, é SER adolescente e jovem e o que dizem por aí que é. Vamos conhecer melhor o lugar onde moramos, do que gostamos e o que queremos comunicar. Também vamos entender quais meios de comunicação existem e como funcionam de uma forma geral.
Dia 29/07, terça, das 15h às 17h, Foyer.
Recomendado para jovens entre 14 e 29 anos. Só Chegar.


MÃO NA RODA
Em funcionamento desde 08 de junho de 2013, é uma oficina comunitária de bicicleta, que funciona a partir de doações e do trabalho de voluntários com apoiadores que orientam os ciclistas no conserto e manutenção da magrela! A Oficina Comunitária é um espaço com estrutura e ferramentas disponíveis gratuitamente e ambiente para troca de experiências. Por funcionar em modelo colaborativo, toda ajuda que você puder dar será bem vinda! O trabalho voluntário é aberto à participação de todos e estamos aceitando doações de ferramentas, móveis e peças pra manutenção de bikes. A oficina é uma iniciativa da Ciclocidade com o projeto Mão na Roda e o grupo CicloZN. 
Todas as quartas, das 18h às 21h30. Acesso pelo estacionamento do CCJ.
Todos os sábados, das 10h às 14h. Acesso pelo estacionamento do CCJ.
Livre para todos os públicos.

MÚSICA
RAP LUSÓFONO | VERSOS QUE ATRAVESSAM O ATLÂNTICO
O Centro Cultural da Juventude e a Repprodutora apresentam o projeto “Par Lusófono - Versos que Atravessam o Atlântico”, que traz Eva RapDiva, Kid MC (Angola); Bob-X, Don-L, Rodrigo Ogi, Vinicius Terra (Brasil); Capicua, Mundo Segundo, Sam The Kid e Sr. Alfaiate (Portugal) para mostrar um pouco da sua música na Zona Norte.  A produção nasceu da vontade de unir os povos a partir do Rap produzido em países da lusofonia. Poesia das ruas que se encontram na encruzilhada chamada lusofonia, que segue o mesmo rumo ao som do Rap e toda a ideologia da Cultura Hip-Hop! 
No concerto, cada um deles tem o seu momento que, de repente, transforma- se numa grande celebração de união, humildade, amizade e respeito à história desses países conectados no presente para refletir sobre o passado e indicar o futuro do Rap Lusófono.
O Rap - que apesar de ter nascido em terreno norte-americano, uniu os guetos de todo o planeta, sobretudo os de países de Língua Portuguesa - é a poesia legítima da cultura urbana das grandes metrópoles cercada de periferias, favelas, guetos e bairros-de-lata.
Com: SAM THE KID | MUNDO SEGUNDO | SR. ALFAIATE | CAPICUA | KID MC
         EVA RAPDIVA | VINICIUS TERRA | RODRIGO OGI | DON-L | MC BOB-X

Dia 03/08, domingo, 18h. Arena.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.


ENCONTROS E REFLEXÕES

NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NO CCJ 
“Deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso desta vida preciso demais desabafar!”
Quem tem muita coisa pra falar não encontra espaço pra dizer o que pensa. Não é mesmo? Comunicar é um DIREITO e o CCJ quer ajudar a garantir isso! Se liga no que vem por aí...
VIRAÇÃO PROMOVE WORKSHOP SOBRE JUVENTUDE, INTERNET E MOBILIZAÇÃO SOCIAL NO CCJ
A internet tem possibilitado mais oportunidade de participação no debate público, o enfrentamento de ideias, a diversificação das vozes e discursos.
​O​
 workshop será um espaço de reflexão, análise e diálogo sobre a intensa relação entre juventude e internet nos processos de mobilização social. Além disso, também será um momento para aprendermos dicas de como usar de forma mais eficiente os recursos das redes sociais para potencializar as ações de comunicação e ativismo.
Dia 02/08, sábado, das 15h às 17h30. Espaço Sarau.
Não recomendado para menores de 12 anos. Não é necessário fazer inscrição.


TERÇA AFRO
O projeto Terça Afro promove em julho no CCJ quatro encontros com o objetivo de discutir a seguinte temática: Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha: Diálogos de Mulheres Negras.
DIA 29/07 | MAFOANE ODARA – SOBRE A SAÚDE DO CORPO NEGRO
Quando paramos para refletir a respeito das condições de saúde da mulher negra no Brasil, nos deparamos com as seguintes interrogações:
Por que no Brasil os piores índices de condições de saúde são das mulheres negras? Por que os índices de óbitos no parto são maiores entre as mulheres negras?  Como que a construção de um racismo institucionalizado está numa íntima relação com estas interrogações? Quais impactos desta realidade sobre a saúde mental da mulher negra? Como é possível buscar maneiras de encararmos e realizarmos uma inversão para esta situação?
Com Mafoane Odara.
Dia 29/07, terça
​, ​
19h. Biblioteca.
120 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

SARAU AUTORAL | MIRIAM ALVES 
Sarau Autoral do CCJ convida a produtora literária Miriam Alves, em comemoração ao dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.
Miriam Alves é escritora e militante dos interesses da mulher negra e da literatura, suas primeiras publicações datam de 1980. Atualmente Miriam Alves participa de diversos debates sobre as questões de afro descendência no campo literário ênfase na literatura negra feminina.
Dia 30/07, quarta, 20h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
O CCJ acredita que a leitura é uma arte que precisa ser compartilhada, e para compartilhar o gosto e se apaixonar por essa arte todos os sábados têm contação de histórias na biblioteca do CCJ. As contações dos dias 2 e 16/08 são programação integrante do Circuito São Paulo de Cultural.

​C​
om: KIARA TERRA 
Dia 02/08, 15h e 17h, sábado. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 50 minutos. É só chegar.


CINEMA

FILOSOFIA E CINEMA
A partir de uma linguagem simples, porém técnica e científica, o projeto pretende difundir o conhecimento filosófico informalmente através do cinema e documentários temáticos, como palco para debates e questionamentos críticos e reflexivos sobre temas como: ética, direito e política; liberdade e justiça social; ação humana; valores e a fundamentação da moral; religião, razão e fé; psique - análise e psiquiatria e indústria farmacêutica. 
Participe e traga seu grupo, coletivo, escola, etc.
Com Rafael Torres (Pólo Monte Zion) www.montezioncooperativadecultura.blogspot.com.br.
DOC: Vista a Minha Pele
Brasil, 2004, 15 Minutos.
Através da inversão de valores, os papeis são invertidos e numa situação de preconceito e intolerância racial, os Valores e a Fundamentação da Moral é descrita e a reflexão esteticamente se inicia.  

DOC: Os Zapatistas
(1999) EUA, 55 min. Produção: Big Noise. Direção: Benjamin Eichert, Rick Rowley.
Eles representam o inconformismo de uma população decorrente do Acordo de Livre Comércio, descrevendo a necessidade que nos implica a refletir a Ética Direitos Humanos, Política Mundial e Justiça Social como lição de Vida Cultura e Educação de um povo.

FILME: Cidade do Silêncio
2006, EUA, 112 min. Dirigido por Gregory Nava
Representa a importância de refletir o papel da Mulher Negra Latina e Caribenha neste 25 de Julho, realçando a Ação Humana, Liberdade e Justiça Social corrompida por corporações capitalistas no México. 
Dia 30/07, quarta, das 15h às 21h30. Foyer.
Não recomendado para menores de 12 anos. Não é necessário retirar ingresso.

CINE MIRIM
Um espaço para crianças e adolescentes até 14 anos assistirem filmes e conhecerem um pouco sobre cinema. Toda a semana um filme diferente.
Todas as quintas, 16h. Ateliê.
Não é necessário inscrição, basta chegar.

CCJ - Centro Cultural da Juventude
Todas as atividades do CCJ são gratuitas
Horário de Atendimento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
(11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br | ccj.art.br

Comentários