Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL-ARTV - PROGRAMAÇÃO DO CCJ - CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE - DE 08 A 13/07

 
                                      WEB TV VISUAL-ARTV A SUA WEB TV DE ARTES VISUAIS

                                                                                     WEB TV VISUAL-ARTV






CCJ - CENTRO CULTURAL
DA JUVENTUDE

PROGRAMAÇÃO DE 08 A 13/07.
Confira a Programação do CCJ - Centro Cultural da Juventude para esta semana e participe!
Visite nosso site ccj.art.br

ENCONTROS E REFLEXÕES
ENCONTRO: ÁFRICA NA SALA DE AULA – QUE HISTÓRIA É ESSA?
A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".
18h | Obá – A festa: une referências da cultura Afro - brasileira por meio da música, da dança, da gastronomia e de intervenções artísticas. Criada e produzida pelo fotógrafo Jonatha Cruz.
18h15 | Encontro de TURBANTES.
19h | Cortejo com o Grupo de mediadores de leitura Escritureiros, Coletivo Jovem de Parelheiros.
19h30 | Apresentação de Teatro com o Grupo Na Real.
20h30 | Mesa de debates com os convidados:
Bel Santos, Ana Paula Risos, Jovens do Coletivo de Teatro Na Real, Jovens do Observatório da Juventude do CCJ, Comitê Contra o Genocídio da População Pobre, Preta e Periférica.
Dia 11/07, sexta, das 18h às 21h30. Área de Convivência do CCJ e Espaço Sarau.Livre para todos os públicos. Não é necessário inscrição.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 
O CCJ acredita que a leitura é uma arte que precisa ser compartilhada, e para compartilhar o gosto e se apaixonar por essa arte todos os sábados têm contação de histórias na biblioteca do CCJ.
12/07 | HISTÓRIAS PARA AQUECER A ALMA. Convidado:  Márcio Grou.
19/07 | TENDA DA PALAVRA. Convidados: Cia Duo encantado.
26/07 | CONTE A SUA. Convidados: Cia Ju Cata histórias.
Dias 12, 19 e 26/07, sábado, 16h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 50 minutos. É só chegar.

TERÇA AFRO
O projeto Terça Afro promove em julho no CCJ quatro encontros com o objetivo de discutir a seguinte temática: Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha: Diálogos de Mulheres Negras.
DIA 10/07, quinta | VALÉRIA ALVES -  RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADES DIMENSIONADAS
O mês de Julho será dedicado inteiramente à mulher negra no Terça Afro. Em virtude disto, uma reflexão se fez altamente necessária: afinal, de que mulher negra estamos falando? E quais são as várias dimensões que a engloba? Dentro desta perspectiva, os campos do gênero, afetividade e sexualidade são algumas das dimensões que desejamos trazer ao nosso encontro com Valéria Alves. Buscaremos, desta forma, ampliar nosso olhar a respeito da mulher negra e em suas relações afetivas, sexualidade e como são englobadas as faces do racismo. Mais uma vez,  abertos para construirmos em conjunto um conhecimento fundamentado no compartilhamento de experiências através de um negro diálogo.
DIA 15/07 | CAPULANAS CIA DE ARTE NEGRA - TRAJETÓRIAS E OLHARES
DIA 22/07 | LOUVA-DEUSAS - VOZES EM PRETAS POESIAS
DIA 29/07 | MAFOANE ODARA – SOBRE A SAÚDE DO CORPO NEGRO
Dias 15, 22 e 29/07, terças e 10/07, quinta, 19h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

CONFESSA UMA HISTÓRIA PARA MIM?

Durante os meses de junho e julho o CCJ receberá o projeto "Confessa uma história pra mim?", de Bruna Edilamar e Isabella Carvalho.
O público poderá escrever histórias anonimamente e colocá-las em uma caixa de madeira disposta na recepção do espaço. No mesmo lugar há papéis e canetas para facilitarem a interação.
Em agosto, setembro e outubro, os participantes estarão convidados a realizar, na Biblioteca Nuto Sant'Anna, uma pesquisa artística a partir das histórias. Em novembro o trabalho será exposto no CCJ, CEU Jaçanã e Biblioteca Nuto Sant'Anna.
Bruna e Isabella integram o grupo do Projeto Vocacional Artes Visuais e foram contempladas pelo VAI I – Artes Integradas.
Outros locais que receberão a caixa: Biblioteca Afonso Schmidt, Biblioteca Nuto Sant'Anna, Bosque de Leitura Parque Cidade de Toronto, CCJ, CEU Vila Atlântica, CEU Jaçanã e Ponto de Leitura União dos Moradores do Parque Anhanguera.
De 10/06 a 31/07, durante o horário de funcionamento do CCJ. Recepção.
Livre para todos os públicos.
 
CURSOS E OFICINAS​
EMPODERAMENTO FEMININO
O projeto Empoderamento Feminino – Linguagens, consiste em abrir espaços para experimentar, discutir e incentivar a importância das mulheres como protagonistas de suas escolhas e suas atitudes. Trata-se de uma série de atividades interligadas, voltadas para jovens mulheres de 15 a 29 anos, construindo a partir da vivencia de cada oficina, a percepção e reconhecimento de si mesma e suas capacidades, promovendo à autoestima, o fortalecimento, a segurança, a autonomia, a arte e a cultura, expandindo o olhar sobre a mulher e sua posição na sociedade. Para isto serão realizadas uma série de oficinas. Confira:
Coordenadora do projeto: Carolina Doro

OFICINA IMAGEM E IDENTIDADE
Trabalhar a imagem que fazemos sobre o mundo e sobre nós mesmas, é a base da oficina. Propor um questionamento sobre o que nos ajuda a formar essas imagens, como e o quão elas nos pertencem ou não e com isso abrir possibilidades de uma reconstrução. A imagem que temos do mundo e de nós nos permite (ou não) quase tudo. O ser-humano entende e interage com o mundo através de símbolos e imagens, tendo desde nosso primórdio registros de imagens em cavernas, elas contam sobre desejos, frustrações, perdas, amores e até sobre a morte, isto é, com elas nós nos entendemos. Ao analisar, compreender e questionar essas imagens, podemos abrir possibilidades, nos reconhecendo e com isso nos fortalecendo, em nós mesmos e em nossa comunidade.
Com: Geisa França e Flávia dos Santos
Dia 09/07, quarta, das 15h às 18h. Ateliê.
Não recomendado para menores de 14 anos. Não é necessário fazer inscrição.
OFICINA DE GUITARRA
A música é reconhecida como uma espécie de linguagem que desenvolve a mente humana promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio e aguça a percepção, sendo uma forma muito eficaz de expressão de sentimentos e idéias, mesmo sendo um contato curto, é uma linguagem muito interessante e um pouco de difícil acesso para mulheres.
Com: Marianne Crestani e Flávia dos Santos
Dia 11/07, sexta, das 15h às 18h. Estúdio.
Não recomendado para menores de 14 anos. Não é necessário fazer inscrição.​


OFICINA DE PIZZA
Com Gustavo Peroni
No dia da pizza venha aprender a produzir as redondas tradicionais de marguerita, mussarela, portuguesa e pizza doce. Os alunos serão divididos em três grupos. Cada grupo aprendera a higienizar o local de trabalho, e elaborará a massa e os molhos e recheios das pizzas. Depois de levadas ao forno, haverá a finalização e degustação. Gustavo Peroni é formado em Gastronomia pelo curso Universitário SENAC e foi professor de culinária por 5 anos no projeto Profisionalizante do Jovem Aprendiz Empreendedor.
Dia 10/07, quinta, das 15h às 18h. Cozinha Experimental.
Não recomendado para menores de 12 anos. 25 vagas.

O PROGRAMA VOCACIONAL ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Programa Vocacional tem como objetivo a instauração de processos criativos emancipatórios por meio de práticas artístico-pedagógicas. Nesse contexto, abrem possibilidades de o indivíduo se tornar sujeito de seus próprios atos e seus próprios percursos. Para tanto, essas práticas artístico-pedagógicas buscam a apropriação dos meios e dos modos de produção ao instaurar novas formas de convivência, territórios de aprendizado e de transformação mútua.
HORÁRIOS DAS AULAS
Vocacional | Artes Integradas
Todas as terças, das 18h30 às 21h30.
Todas as quartas, das 14h às 17h.
Todas as quartas das 18h às 21h.
Todas as sábados, das 10h às 13h.
Vocacional | Música
Todas as terças, das 15h às 18h e das 19h às 22h.
Não recomendado para menores de 14 anos. Inscrições permanentes na recepção do CCJ.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PIÁ – PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA
O PIÁ – Programa de Iniciação Artística – é um programa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que tem como proposta iniciar e despertar o interesse das crianças e adolescentes pelas linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro.
As inscrições são permanentes durante o horário de funcionamento do CCJ.
Horários das aulas:
T
​erça​
 – Das 10h às 13h – De 11 a 14 anos – Ítalo e Val
​Terça​
 – Das 13h às 16h – De 11 a 14 anos – Telma e Val
Q
 ​uarta​
 – Das 10h às 12h – De 05 a 07 anos – Fabi e Telma
Q
​uarta​
 – Das 13h às 16h – De 08 a 10 anos – Fabi e Telma
Q
​uinta​
 – Das 10h às 13h – De 08 a 10 anos – Ítalo e Telma
S
 ​ábado​
 – Das 10h às 13h – De 08 a 10 anos – Fabi e Ítalo
S
​ábado ​
– Das 13h às 15h – De 05 a 07 anos – Fabi e Ítalo

DANÇA DE SALÃO
Para iniciantes e iniciados! As aulas de dança de salão embalam as noites de quinta do CCJ, desde setembro 2013, onde são praticados passos dos ritmos de forró, samba de gafieira, rock soltinho, anos 60, mesclando com poesia, filosofia e outras linguagens artísticas. A atividade visa interagir com jovens de todas as idades que buscam o prazer e a alegria de viver além de fortalecer hábitos saudáveis, através da atividade física descontraída que é o ato de dançar. A partir de abril, participe também da aula na Casa de Cultura Salvador Ligabue.
Todas as quintas, 19h30, Arena. Todos os domingos, 15h30. Mirante.
Todas as quartas, 19h30. Casa de Cultura Salvador Ligabue.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário fazer inscrição.

CAPOEIRA
Grupo Crioulos, sob supervisão do mestre Miguel, está em constante processo de aprendizado e desenvolvimento e por meio da capoeira e da musicalidade, desenvolve um projeto que percebe a capoeira como arte, educação e cultura, tendo como objetivo transmitir conhecimentos afro-brasileiros e recuperar nossas raízes e nossa cultura.
Instrutores: Thiago Urso e Luiz Rogério.
Todas as quartas e sextas, 15h.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Inscrições na recepção do CCJ.

MÃO NA RODA
Em funcionamento desde 08 de junho de 2013, é uma oficina comunitária de bicicleta, que funciona a partir de doações e do trabalho de voluntários com apoiadores que orientam os ciclistas no conserto e manutenção da magrela! A Oficina Comunitária é um espaço com estrutura e ferramentas disponíveis gratuitamente e ambiente para troca de experiências. Por funcionar em modelo colaborativo, toda ajuda que você puder dar será bem vinda! O trabalho voluntário é aberto à participação de todos e estamos aceitando doações de ferramentas, móveis e peças pra manutenção de bikes. A oficina é uma iniciativa da Ciclocidade com o projeto Mão na Roda e o grupo CicloZN.
Mais informações: bicicleta@ccj.art.br ou em www.ciclocidade.org.br/maonaroda.
Todas as quartas, das 18h às 21h30. 
Todos os sábados, das 10h às 14h. ​
Acesso pelo estacionamento do CCJ.
Livre para todos os públicos.
CCJ - Centro Cultural da Juventude
Todas as atividades do CCJ são gratuitas
Horário de Atendimento: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641. Vila Nova Cachoeirinha. 02720-200. São Paulo/SP.
(11) 3984-2466 | comunica@ccj.art.br | ccj.art.br
www.facebook.com/ccjuventude

Comentários