Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE

A semana na piauí #209

  questões do aprisionamento digital Braços inteiros, mentes quebradas Um adolescente americano é menos propenso a fraturar os ossos que alguém de sua idade quinze anos atrás. Embora possa parecer bom, isso indica que eles estão mais isolados, grudados no celular. Leia  aqui TANIA MENAI anais do cala-boca Assédio judicial contra jornalistas se agrava no Brasil Há 654 ações em curso contra jornalistas que podem ser caracterizadas como assédio judicial, segundo levantamento da Abraji. O Brasil está entre os países que mais hostilizam profissionais da imprensa na Justiça. Confira  aqui . ALLAN DE ABREU questões de vida e morte Por um último e sereno suspiro A  edição de abril  da  piauí  conta como  Ana Claudia Arantes se tornou uma das principais vozes em defesa dos cuidados paliativos  no Brasil. Seu trabalho é esclarecer como se pode vivenciar a morte da maneira mais confortável e digna possível. ANGÉLICA SANTA CRUZ anais do futebol O homem que descobriu Endrick. Pelo WhatsApp Em 2016,

WEB TV VISUAL ARTV - CCJ PROGRAMAÇÃO MÊS DE MAIO - DESTAQUE


Boa tarde,
Envio da programação de Maio do CCJ .
Solicitações devem ser enviadas para o e-mail imprensa@ccj.art.br.
Destaques:
Música
O TEATRO MÁGICO
"O Tudo Numa Coisa Só". Esse é o título da turnê 2015 que o Teatro Mágico preparou após sua comemoração de 11 anos de existência. Com um repertório que inclui músicas de toda a sua trajetória, além de seus grandes sucessos como “O Sol e a Peneira”, “O Anjo Mais Velho” e “Amanhã... Será” entre outros se apresenta este mês  no CCJ – Centro Cultural da Juventude na faixa.
O grupo é formado por Fernando Anitelli (voz, violão, guitarra), Daniel Santiago (guitarra e direção musical), Serginho Carvalho (contra-baixo), Rafael dos Santos (bateria), Ricardo Braga (percussão), Guilherme Ribeiro (teclados), e as artistas performáticas Andrea Barbour e Kátia Tortorella.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dia 02/05, sábado, 20h. Praça em frente ao CCJ.
Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

CLÁUDIO LACERDA - OLHOS D ÁGUA
O espetáculo "Olhos d'água" é uma homenagem aos rios e às mananciais. As canções apresentam mensagens sobre o mais precioso recurso natural, a água, e destacam a influência do meio ambiente na música brasileira. Em arranjos personalizados, o repertório é assinado por nomes como Luiz Gonzaga, Sá & Guarabira e Guilherme Arantes.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dia 16/05, sábado, 20h. Anfiteatro.
Livre para todos os públicos. 60 minutos. Não é necessário retirar ingresso.

O TERNO
Dois anos após o lançamento do disco de estreia, “66”, o trio paulista O Terno, formado por Tim Bernardes (voz e guitarra), Guilherme d’ Almeida (baixo) e Victor Chaves (bateria), lança em agosto seu segundo álbum, homônimo. “O Terno” é lançado de forma independente e traz um repertório com doze canções inéditas e  traz seu som para agitar o CCJ.
Programação integrante do Circuito São Paulo de Cultura.
Dia 30/05, sábado, 20h. Arena.
Livre para todos os públicos. 90 minutos. Não é necessário retirar ingresso.
Teatro
VOLATILES
Espetáculo internacional francês "Volatiles" é dirigido por Violaine Fimbel da Cia Yokai de Charleville. O espetáculo foi inspirado na obra de Kossi Efoui. É uma lembrança de infância: ele tinha cinco anos. Seu pai desapareceu, ele foi levado. Sua mãe enlouqueceu ao ponto de querer deixar sua natureza humana para se transformar em pássaro. Um transe. Um desejo Volátil. O pai retorna calado, desumanizado. A mãe não é mais deste mundo.
Um corpo árvore através de duas marionetes de tamanho humano representa a mãe. Um casaco oco sem cabeça representa o pai. Esta história é uma busca para estes dois prisioneiros quase libertos de uma humanidade na qual eles não se reconhecem mais, restam os pássaros...
Elenco: Elisza Peressoni Ribeiro e Evandro Serôdio.
Dia 30 e 31/05, sábado e domingo, 19h. Anfiteatro.
Não recomendado para menores de 16 anos. 45 minutos. Não é necessário retirar ingresso.
Cidadania Cultural
TERÇA AFRO
O projeto Terça Afro surgiu em julho de 2012, propõe ao público uma roda de conversa trazendo as muitas dimensões que compõem o extenso universo negro no Brasil, diáspora e África.
Em maio, abordará o tema da herança e ligação estabelecida pela dispersão africana: memórias e culturas africanas, memórias estabelecidas em formas de relações, do posicionamento da comunidade negra quanto à cultura, mas também às formas de luta, assim como o contato que nos liga ao território africano. Dessa forma, a temática abordará desde a música moderna, cinema, filosofia africana e também à cultura tradicional, ancestralidade e diáspora.
Com Coletivo Akina.
Dias 5, 12, 19 e 26/05, terças, 19h. Biblioteca.
Livre para todos os públicos. 120 minutos. É só chegar.
Cursos e Oficinas
OFICINA DE TEATRO
A oficina de teatro pretende explorar e se aprofundar nas técnicas de Teatro do Oprimido, sistematizadas pelo brasileiro Augusto Boal, utilizando destas ferramentas para o aperfeiçoamento da comunicação e de troca entre os espectadores (espectatrizes) e os transeuntes-público.
Dentre as técnicas que serão trabalhadas com mais detalhamento estão, Teatro-Imagem, Teatro-Fórum, Teatro-Revista/Jornal e Teatro-Invisível. A mediadora deste curso será a artista Jéssica Duran, que já executou uma oficina de Teatro do Oprimido nos meses de outubro a dezembro de 2013 no CCJ.
Todas as quartas, das 19h às 21h30. Anfiteatro.
Livre para todos os públicos. Não é necessário fazer inscrição.


OFICINA MINHA IDEIA NO PAPEL
O curso pretende compartilhar ferramentas básicas de planejamento e elaboração de projetos culturais, visando auxiliar jovens artistas e produtores iniciantes a transpor suas ideias para linguagem de projeto.
A partir do conceito de cada participante, serão propostas pequenas dinâmicas de interação e exercícios escritos, dessa forma,  auxiliar no entendimento da ideia de cada um e no passo-a-passo para sua realização. Após isso, os participantes deverão registrar em papel a idéia para que no fim resulte em um pequeno projeto ou em seu esboço. 
Interessados em compor projetos culturais.
Dia 16/05, sábado, das 13h às 18h. Espaço Sarau.
Não recomendado para menores de 16 anos. 40 vagas. Inscrições a partir de 05/05 na recepção do CCJ.


CURSO DE CONSTRUÇÃO DE MINI CISTERNA COM ÁGUA DA CHUVA
O curso prático e teórico de construção de mini cisterna caseira de captação de água da chuva com o prof. Edison Urbano.
Aula prática com a construção de uma mini cisterna caseira.
Dias 16 e 17/05, sábado e domingo, das 10h às 17h. Horta Comunitária.
Livre para todos os públicos. 25 vagas. Carga horária de 16 horas. Inscrições a partir de 05/05 na recepção do CCJ. Haverá certificado.


Atenciosamente,
Imprensa CCJ


Comentários